Longe desde 1999, Toyota anuncia retorno ao WRC em 2017 com Yaris: “Estamos fazendo isso para fazer carros melhores”

A Toyota anunciou nesta sexta-feira (30) que vai voltar ao WRC na temporada 2017. Montadora, que deixou o Mundial de Rali na temporada 1999, vai utilizar o Yaris

A Toyota anunciou nesta sexta-feira (30) que vai voltar ao Mundial de Rali na temporada 2017. O anuncio foi feito pelo presidente da montadora, Akio Toyoda, durante uma coletiva de imprensa em Tóquio, no Japão.
 
Durante o evento, a Toyota exibiu pela primeira vez o Yaris, carro que será desenvolvido ao longo dos próximos dois anos para o retorno da marca ao WRC. Ao longo da história, a montadora conquistou quatro títulos de pilotos e três mundiais de construtores.
Toyota vai usar o Yaris em seu retorno ao WRC (Foto: Toyota Motorsport GmbH)
O Yaris, aliás, já completou seus primeiros testes na Europa, enfrentando tanto asfalto como superfícies de cascalho. Alguns jovens pilotos já tiveram a oportunidade de testar o carro, com o francês Eric Camilli sendo o escolhido como primeiro membro do programa de jovens pilotos da Toyota.
 
Eric vai trabalhar no programa de desenvolvimento do carro ao lado de Stéphane Sarrazin e Sebastian Lindholm. Os testes serão feitos em vários pontos da Europa por onde passa o WRC. 
 
“Quando eu estava na Finlândia no ano passado, muitos fãs me perguntaram quando a Toyota voltaria ao WRC”, contou Toyoda. “As pessoas falavam da história da Toyota no WRC. Fiquei muito surpreso e grato por tantas pessoas ainda se lembrarem”, continuou. 
 
“Comecei a sentir fortemente que nós deveríamos voltar enquanto as pessoas ainda se lembram”, justificou. “Nós estamos fazendo isso para fazer carros melhores e para fazer as pessoas sorrirem”, alegou.
 
A Toyota deixou o Mundial de Rali em 1999 depois de mais de 25 anos no mundo do rali, tendo conquistado sete títulos em um intervalo de dez anos. Apesar da longa história, o presidente da montadora afirmou que a volta ao certame representa um novo começo.
 
“Nós decidimos voltar ao WRC e planejamos começar a competir outra vez em 2017”, falou. “A última vez que nós competimos foi em 1999, isso me faz pensar que nós não estamos anunciando um retorno, mas talvez um início”, ponderou.
 
“Temos de começar outra vez do zero e cuidadosamente preparar o carro e o time”, completou Toyoda.
 
Promotor do WRC, Oliver Ciesla celebrou a volta da Toyota e avaliou que a presença da montadora ao lado de Volkswagen, Citroën e Hyundai, e também a Ford, que é representada pelo ex-time de fábrica, o M-Sport, contribui para a imagem da categoria.
 
“A Toyota tem uma longa e distinta história no esporte a motor, especialmente no Mundial de Rali, e nós estamos encantados em receber uma das gigantes da indústria automotiva de volta no WRC”, declarou Ciesla. “O anúncio da Toyota traz uma quinta fábrica para o WRC, incluindo três das cinco maiores companhias do mundo em vendas de carro. A última temporada em que tantas marcas foram representadas foi 2006”, encerrou.

#GALERIA(5196)

 

RENOVADA
Também pela internet, a Ferrari enfim lançou a sua criação para a temporada 2015 da F1. O modelo italiano, batizado de SF15-T, segue a tendência dos carros rivais até o momento e também vem com o bico acentuadamente mais baixo e longo, à moda antiga, alguém dirá. O esquema de cores, obviamente, não muda, e o carro vem vermelho, com novamente detalhes em preto na parte traseira e nas laterais.  O modelo 2015 da Ferrari é o primeiro assinado completamente pelo diretor-técnico James Allison, que chegou à equipe no ano passado. E vem mais agressivo, especialmente com relação às linhas aerodinâmicas.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

Mais sobre o novo carro da Ferrari
Arrivabene: "Carro é realmente muito sexy" 
T — Leia
Galeria de fotos da SF15-T — Veja

CARRO BRASILEIRO
De azul e amarelo, a Sauber chega em 2015 ainda na pindaíba, mas lutando com toda a sua dignidade para tentar se recuperar do pior ano de sua história na F1. Com esta finalidade, a equipe suíça apresentou nesta sexta-feira (30) o C34, carro com o qual disputará o Mundial deste ano. Na carenagem, predominam cores que fazem referência ao Banco do Brasil, patrocinador levado ao time por Felipe Nasr. Um 'carro brasileiro'.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

Mais sobre o novo carro da Sauber
Nasr se diz "pronto para desafio" de estrear na F1 
Leia
Sem metas precisas, Ericsson ambiente perfeito na Sauber Leia
As especificações técnicas do C34 — Confira
 

CANCELADA!
A Brasília Indy 300, que deveria abrir a temporada 2015 da categoria norte-americana no dia 8 de março, está cancelada. A organização da prova anunciou no fim da tarde desta quinta (29) em um comunicado oficial divulgado para a imprensa. Segundo o Grupo Bandeirantes, a Terracap, Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, realizou o cancelamento da prova de forma unilateral e informou ao grupo já nesta quinta.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

Mais sobre a Brasília Indy 300
MP: Contrato da corrida era "maculado de irregularidades" — Leia
Indy fala em "grande desapontamento" — Leia
Castroneves diz que foi "pego de surpresa" — Leia
Flavio Gomes: É um vexame danado 
Leia
Renan do Couto: Pode ser o fim do autódromo de Brasília — Leia

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.