No retorno ao Chile, Nikolaev despacha concorrência e garante vitória na oitava especial do Rali Dakar 2015 nos caminhões
Eduard Nikolaev comprovou o ritmo forte que imprimiu em etapas anteriores e voou neste domingo (11) na especial entre Uyuni , na Bolívia, e Iquique, no Chile. O trio russo do Kamaz #502 completou o estágio com mais de dez minutos de diferença para o segundo colocado
8ª ETAPA | 11 de janeiro
Uyuni (BOL) a Iquique (CHI)
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Deslocamento: 101 km
Trecho cronometrado: 335 km
Percurso total: 436 km
Eduard Nikolaev voltou a determinar o ritmo entre os caminhões no Rali Dakar 2015. O russo, que divide o Kamaz #502 com Evgeny Yakovlev e Ruslan Akhmadeev, conquistou neste domingo (11) sua quinta vitória em oito especiais da competição até o momento. O piloto se mostrou imbatível na segunda parte da fase maratona da disputa e fechou o trecho cronometrado de 335 km em 3h25min47s, confirmando a velocidade já apresentada em provas anteriores. O trecho de hoje não permitiu a assistência mecânica por parte das equipes de resgate.
O desempenho de Nikolaev foi tão impressionante que ele colocou 11 minutos de diferença para o segundo colocado, o holandês Gerard de Rooy. O estágio de hoje deixou a boliviana Uyuni e retornou a Iquique, no Chile. Com o resultado, os vencedores agora saltaram para a terceira colocação na classificação geral e estão com uma desvantagem de apenas 12min para os líderes no acumulado.
Acompanhado dos parceiros Darek Rodewald e Jurgen Damen, De Rooy, que neste sábado também foi segundo, novamente colocou o Iveco #501 no meio dos russos da Kamaz. O trio chegou menos de três minutos à frente de Andrey Karginov, Andrey Mokeev e Igor Leonov, que permanecem mesmo assim na vice-liderança no geral.
Ganhadores no sábado, o trio do Man #503, Aleš Loprais, Marco Alcayna e Jan van der Vaet, terminaram a etapa de hoje na quarta posição da tabela, 20 minutos depois dos primeiros colocados. O quinto posto ficou com os atuais líderes do Dakar entre os pesos pesados da competição.
Airat Mardeev, Aydar Belyaev e Dmitriy Svistunov chegaram a Iquique com o tempo de 3h57min49s, com 32 minutos de atraso para os vencedores. Apesar da performance, a trinca continua no comando na classificação geral. A bordo do Kamaz #507, os russos lideram o acumulado com 26h33min21s.
Amanhã, segunda-feira, é o dia de descanso dos competidores dos caminhões. Na terça-feira, os pilotos e os navegadores voltam à ativa e deixam a cidade de Iquique em direção a Calama, ainda no Chile, para a nona etapa do rali mais perigoso do mundo.
Rali Dakar 2015, Caminhões, Dia 8:
1 | 502 |
EDUARD NIKOLAEV EVGENY YAKOVLEV RUSLAN AKHMADEEV |
RUS |
KAMAZ MASTER KAMAZ |
03:25:47 | |
2 | 501 |
GERARD DE ROOY DAREK RODEWALD JURGEN DAMEN |
HOL |
PETRONAS TEAM IVECO |
03:37:03 | 00:11:16 |
3 | 500 |
ANDREY KARGINOV ANDREY MOKEEV IGOR LEONOV |
RUS |
KAMAZ MASTER KAMAZ |
03:40:45 | 00:14:58 |
4 | 503 |
ALES LOPRAIS FERRAN ALCAYNA VAN DER VEAT |
TCH |
TOYOTA IMPERIAL TOYOTA |
03:45:48 | 00:20:01 |
5 | 507 |
AIRAT MARDEEV AYDAR BELYAEV DMITRY SVISTUNOV |
RUS |
KAMAZ MASTER KAMAZ |
03:57:49 | 00:32:02 |
6 | 506 |
MARTIN KOLOMY RENE KILIAN DAVID KILIAN |
TCH |
TATRA BUGGYRA TATRA |
04:12:15 | 00:46:28 |
7 | 504 |
HANS STACEY SERGE BRUYNKENS BERNARD DER KINDEREN |
HOL |
PETRONAS TEAM IVECO |
04:15:30 | 00:49:43 |
8 | 508 |
MARCEL VAN VLIET MARCEL PRONK ARTUR KLEIN |
HOL |
MAN RALLY TEAM MAN |
04:17:45 | 00:51:58 |
9 | 520 |
DMITRY SOTNIKOV IGOR DEVYATKIN ANDREY AFERIN |
RUS |
MAS-SPORTAUTO MAS |
04:28:12 | 01:02:25 |
10 | 515 |
ARTUR ARDAVICHUS ALEXEY NIKIZHEV DANIEL KOZLOWSKY |
CAZ |
ASTANA TEAM TATRA |
04:28:12 | 01:04:37 |
Embora o assunto esteja sendo tratado internamente de maneira sigilosa e não haja ainda uma decisão tomada, o Diário Motorsport , parceiro do GRANDE PRÊMIO, pode afirmar que a revisão – ou até mesmo a interrupção – do contrato com a equipe Williams na F1 está na pauta de assuntos pendentes nesse início de 2015 na Petrobras. Não que a presença da petrolífera brasileira na categoria esteja ameaçada pelos atuais solavancos políticos e econômicos, mas uma questão pontual de ordem técnica teve o poder de colocar o acordo numa vasta planilha de ações que estão sujeitas a revisão.
Atual chefe de comunicação da F-E, Luca Colajanni atuoua ainda na temporada 2014 como diretor de parcerias da Marussia na F1. O italiano, que também respondeu durante mais de 20 anos pela área de imprensa da Ferrari, permaneceu no cargo em Banbury até meados de setembro, logo depois do GP da Itália, muito antes da derrocada da equipe anglo-russa no Mundial. Mesmo assim, o assessor lamentou o destino do time com a grave crise financeira, mas também saudou o melhor momento da esquadra no ano passado, quando somou dois pontos com a nona colocação de Jules Bianchi no GP de Mônaco, em maio passado.
Daniel Ricciardo fez uma grande temporada em 2014, mas a Red Bull não entregou a ele um carro que desse condições de conquistar o título mundial. Em 2015, Ricciardo crê que a Mercedes não tem mais o que melhorar, enquanto Red Bull ainda tem muito onde evoluir. Portanto, o piloto acredita que a diferença entre as duas irá diminuir bastante