Rali
26/01/2018 10:53

Ogier aproveita revés de rivais e inicia luta pelo hexa do WRC com domínio na abertura do Rali de Monte Carlo

Sébastien Ogier começou arrasador a defesa do título mundial de rali. Na abertura da temporada 2018 do WRC, o francês venceu, ao lado do navegador Julien Ingrassia, três das cinco primeiras especiais do tradicional Rali de Monte Carlo, sendo as duas iniciais na noite da última quinta-feira. Concorrentes diretos, como Andreas Mikkelsen e Thierry Neuville, enfrentaram problemas
Warm Up
Redação GP, de Sumaré

A temporada 2018 do Mundial de Rali representa a volta da Ford em caráter oficial à competição e um grid mais encorpado com o fortalecimento nítido de Toyota e Hyundai, bem como o retorno da Peugeot. Na pista em que predominam a neve e o gelo, contudo, quem dá as cartas é um velho conhecido: Sébastien Ogier. O pentacampeão mundial começou da melhor forma a defesa do seu título ao vencer três das cinco primeiras especiais, sendo as duas iniciais na noite da última quinta-feira (26), e já abriu vantagem considerável perante os rivais. Dois deles, em potencial, ficaram para trás: Andreas Mikkelsen e o vice-campeão do mundo Thierry Neuville, os dois da Hyundai.
 
Nas especiais noturnas, Ogier e seu navegador, o também francês Julien Ingrassia, levaram o Ford Fiesta WRC da M-Sport à vitória. Na primeira, a dupla gaulesa bateu Mikkelsen por meros 7s7, enquanto no segundo estágio, os pentacampeões do mundo superaram Neuville por apenas 1s4. O belga buscava se recuperar de um erro cometido na primeira especial. 
Sébastien Ogier domina a abertura do Rali de Monte Carlo (Foto: Red Bull Content Pool)
Estava claro que, ao menos no início do tradicional Rali de Monte Carlo, a batalha da dupla da M-Sport Ford era com os pilotos da Hyundai. 
 
Mas veio a manhã de sexta-feira e a sorte sorriu novamente para Ogier. Primeiro, um erro cometido por Mikkelsen o fez perder o segundo lugar no geral para Dani Sordo, que vinha em uma performance longe de encher os olhos, porém bastante regular. Em seguida, o norueguês enfrentou problemas no alternador do seu i20 e ficou pelo caminho. Mesmo que volte à prova, Andreas não vai estar em posição de vencer.
 
O vencedor da terceira especial, já nesta manhã de sexta-feira, foi o estoniano Ott Tänak, novo reforço da Toyota para a temporada 2018 ao lado do navegador Martin Järveoja. Mas Ogier deu o troco na quarta etapa para voltar à ponta. Elfyn Evans e Daniel Barritt, companheiros de equipe de Ogier e Ingrassia, triunfaram novamente com a M-Sport Ford na quinta especial, mostrando o poderio do Ford Fiesta RS WRC.
Com problemas no início da prova, Neuville está praticamente fora da luta pela vitória (Foto: Red Bull Content Pool)
Em contrapartida, Neuville voltou a enfrentar problemas, desta vez com um pneu furado, que o deixou bem distante da luta pela vitória em Monte Carlo.
 

Após cinco especiais, Ogier lidera com 40s4 de frente para Tänak, enquanto Sordo vem fazendo um rali muito consistente e aparece em terceiro no geral, com 47s5 de atraso para o líder. Esapekka Lappi, com um Toyota Yaris, surge na quarta posição, mas já com mais de 1min de desvantagem para Ogier, enquanto Jari-Matti Latvala, também piloto da fábrica japonesa, completa o rol dos cinco primeiros. O melhor Citroën posicionado é o de Kris Meeke, sexto colocado, enquanto Neuville surge apenas em nono, com 4min50s3 atrás de Ogier.
 
A programação da prova compreende mais três especiais na tarde desta sexta-feira. No sábado, a disputa tem outras cinco etapas, sendo três pela manhã e duas à tarde. O desfecho do Rali de Monte Carlo acontece no domingo com a realização de outras quatro especiais, sendo a derradeira o Power Stage em La Cabanette.

Últimas Notícias
segunda-feira, 18 de junho de 2018
Endurance
Outras
MotoGP
MotoGP
MotoGP
F1
MotoGP
Endurance
F1
F1
F1
F1
F1
domingo, 17 de junho de 2018
MotoGP
Endurance
Galerias de Imagens
Facebook