Ogier confirma favoritismo e abre temporada rumo ao tetra do Mundial de Rali com vitória em Monte Carlo

Sébastien Ogier foi praticamente perfeito no fim de semana que abriu o Mundial de Rali na temporada 2016. Apenas Kris Meeke lhe ofereceu certa resistência durante parte da prova, até abandonar com problemas no câmbio do seu Citroën DS3. Daí em diante, o francês não teve adversários e, de quebra, faturou também o Power Stage, faturando todos os 28 pontos possíveis. O pódio foi completado por Andreas Mikkelsen, também da Volkswagen, e por Thierry Neuville, da Hyundai

Sébastien Ogier começou sua jornada rumo ao quarto título do Mundial de Rali da mesma forma como terminou 2015: no topo do pódio. Na disputa do Rali de Monte Carlo, prova que abriu a temporada 2016 do WRC e encerrada neste domingo (24), o francês de 32 anos foi imbatível durante praticamente toda a prova, tendo como maior oponente o norte-irlandês Kris Meeke, que chegou a liderar o começo da disputa, venceu quatro das 16 especiais e estava relativamente próximo do piloto da Volkswagen, mas abandonou com problemas no câmbio do seu Citroën DS3
 
Aí ficou fácil para Seb, que já não contava também com a oposição do companheiro Jari-Matti Latvala, outro que abandonou a prova. Desta forma, Ogier, ao lado do navegador Julien Ingrassia, confirmou a vitória e, ainda por cima, conquistou os três pontos extras com o triunfo no Power Stage. Assim, o gaulês somou todos os 28 pontos possíveis na disputa encerrada neste domingo.
 
Ogier fechou o último sábado com uma vantagem pra lá de confortável perante o segundo colocado, Andreas Mikkelsen, com o terceiro carro da Volkswagen. Desta forma, restava ao tricampeão do mundo apenas administrar a grande diferença para os rivais para começar o ano com vitória na etapa mais tradicional do Mundial, o Rali de Monte Carlo. E assim o piloto fez nas especiais que fecharam a disputada primeira etapa do campeonato.
Sébastien Ogier começou 2016 como terminou 2015: no topo do pódio no Mundial de Rali (Foto: Getty Images)
Mikkelsen, que foi o mais beneficiado com os abandonos de Meeke e Latvala, começou a temporada no pódio, fechando o Rali de Monte Carlo em segundo. Com o melhor carro do WRC, o norueguês, que conta com a navegação do experiente Anders Jaeger, garantiu um bom resultado no Principado, mas com 1min54s5 atrás de Ogier. 
 
O pódio foi completado por Neuville, que garantiu um resultado promissor para a Hyundai, que estreou a nova especificação do i20 com um desempenho bastante animador. Tanto o piloto belga como Daniel Sordo obtiveram êxito. Não foi um começo fácil para os pilotos da montadora sul-coreana, mas a evolução veio sobretudo com a escolha certa dos pneus para o piso escorregadio de Monte Carlo. Com os compostos de inverno desenvolvidos pela Michelin, Neuville venceu as 11ª e 12ª especiais, enquanto Sordo foi o segundo mais rápido no Power Stage.
 
De volta à M-Sport depois de disputar os últimos anos como piloto oficial da Citroën, Mads Östberg garantiu um bom quarto lugar representando a equipe britânica ao lado do antigo navegador de Mikkelsen, Ola Floene. Stéphane Lefebvre, que foi um dos pilotos da Abu Dhabi Racing, que usa os Citroën DS3 desenvolvidos pelo time de fábrica — em um ano sabático —, completou o top-5 do Rali de Monte Carlo. Por sua vez, Dani Sordo, que teve um começo difícil de rali, fechou bem, em sexto lugar. A sétima colocação ficou com o estoniano Ött Tanak, que disputa o Mundial em 2016 como piloto oficial da fornecedora de pneus DMack e corre com um Ford Fiesta RS. Elfyn Evans, com outro Ford Fiesta, mas da M-Sport, fechou em oitavo lugar. O finlandês Esapekka Lappi garantiu o nono lugar, enquanto o alemão Armin Kremer, com um Skoda Fabia, completou o rol dos dez primeiros colocados.
 
Na classificação do Mundial após a tapa de abertura da temporada 2016, Ogier aparece com 28 pontos somados, contra 19 de Mikkelsen. Neuville vem em terceiro com 15, contra 12 de Mads Ostberg e dez de Lefebvre.
 
A segunda etapa do campeonato será disputada dentro de três semanas: o não menos tradicional Rali da Suécia, entre 11 e 14 de fevereiro, tendo como cenário principal a neve, sendo uma das provas mais desafiadoras do Mundial.
 
VEJA NA ÍNTEGRA A EDIÇÃO #13 DO PADDOCK GP

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.