Ogier faz história de novo e conquista pentacampeonato do WRC. Em casa, Evans vence Rali de Gales

Sébastien Ogier não se cansa de fazer história no esporte. Depois que o compatriota Sébastien Loeb saiu de cena para desbravar novos horizontes na carreira, o xará francês instaurou uma verdadeira dinastia no Mundial de Rali. Mesmo neste ano, no seu primeiro completo por uma equipe independente, Ogier faturou o título com uma prova de antecipação ao terminar em terceiro o Rali de Gales. Thierry Neuville, que ainda tinha chances de título, foi o segundo, atrás do vencedor Elfyn Evans

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A grande expectativa do automobilismo para o domingo (29) é que Lewis Hamilton conquiste o tetracampeonato mundial de F1 no GP do México. Mas do outro lado do Atlântico, mais precisamente no País de Gales, Sébastien Ogier também alcançou outra marca igualmente histórica. Ao terminar o Rali da Grã-Bretanha em terceiro lugar, o francês de 33 anos, sempre ao lado do inseparável navegador Julien Ingrassia, tornou-se o segundo maior campeão do Mundial de Rali em todos os tempos ao conquistar o pentacampeonato, superando os finlandeses Juha Kankkunen e Tommi Mäkinen. Agora, Ogier só está atrás do lendário Sébastien Ogier, dono de nove títulos mundiais.

 
Após a dinastia Sébastien Loeb, que durou entre 2004 e 2012, o xará Ogier empreendeu um novo período de domínio. Nos quatro primeiros anos, foi o grande líder da Volkswagen, que tornou-se a principal marca do WRC por conta de todas as glórias conquistadas nesta nova dinastia. Só que a montadora alemã resolveu deixar a competição no ano passado, deixando Ogier sem uma equipe de fábrica para correr. Pela primeira vez na carreira, encarou o desafio de correr por um time privado. Porém, um time pra lá de vencedor: a M-Sport.
 
Com o Ford Fiesta WRC da equipe de Malcolm Wilson, Ogier consolidou de vez a segunda maior dinastia do WRC com o título confirmado neste domingo. Domingo que amanheceu com um restinho de esperança para Neuville, da Hyundai. Mas não foi desta vez que o belga pode comemorar um título mundial.
Julien Ingrassia e Sébastien Ogier festejam o pentacampeonato do WRC (Foto: Twitter)
Elfyn Evans começou o dia com 53s de frente para Neuville, segundo colocado, depois de ter vencido nove especiais entre sexta-feira e sábado com o outro Ford Fiesta WRC da M-Sport, este em parceria com a fornecedora de pneus DMACK. Nesta manhã, o galês sequer precisou vencer as especiais restantes, apenas manteve o bom ritmo para confirmar sua primeira vitória no Mundial de Rali após 62 etapas disputadas. Foi a primeira vitória de um britânico em Gales desde Richard Burns, obtida no ano 2000.
 
Neuville confirmou o segundo lugar, seguido por Ogier, que festejou o título mundial. Andreas Mikkelsen, que fecha a temporada pela Hyundai, foi o quarto, apenas 0s5 à frente de Jari-Matti Latvala, da Toyota, que completou a lista dos cinco primeiros no Rali de Gales.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Com a pontuação da etapa deste fim de semana, Ogier chegou aos 215 pontos e não pode ser mais superado. Neuville tem praticamente garantido o vice-campeonato, agora com 183, enquanto Ott Tänak, sexto colocado em Gales, soma 169, contra 136 de Latvala e 118 do grande vencedor do dia, Elfyn Evans. A M-Sport também confirmou o título entre as equipes, superando as poderosas Hyundai e a Toyota, num ano vencedor para Malcolm Wilson.

 
A última etapa da temporada 2017 do WRC acontece entre 17 e 19 de novembro com o Rali da Austrália.
VIGIAR E PUNIR

COM GALID OSMAN, PADDOCK GP #101 QUESTIONA: VERSTAPPEN MERECEU PUNIÇÃO EM AUSTIN?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.