Sainz enfrenta problema no câmbio durante décima etapa e encerra sonho de faturar bi no Dakar. Peterhansel vira líder

Campeão do Dakar em 2010 como piloto da Volkswagen, Carlos Sainz tinha muitas chances de faturar o bi neste ano, uma vez que estava na frente da prova na etapa mais desafiadora desta edição. Mas uma falha no câmbio do Peugeot 2008 DKR impediu o triunfo do espanhol, que abandonou a disputa ao lado do navegador Lucas Cruz

Um dia depois de assumir a liderança de um desafiador e extremo Rali Dakar 2016 na disputa dos carros, Carlos Sainz, campeão em 2010, na época como piloto da Volkswagen, encerrou o sonho do bicampeonato na manhã desta quarta-feira (13). No fim da décima etapa da prova, entre Belén e La Rioja, na Argentina, o espanhol e o compatriota, o navegador Lucas Cruz, enfrentaram problemas na caixa de câmbio e tiveram de abandonar a prova com o protótipo Peugeot 2008 DKR #303 antes do previsto.
 
Assim, a liderança, restando três etapas para o fim do Dakar, cai no colo do mítico Stéphane Peterhansel, que tem tudo para conquistar um incrível 12º título na mais importante e difícil prova do off-road em todo o mundo.
Assim como Loeb, Sainz levou azar e encerrou sua participação no Dakar 2016 quando era o líder (Foto: Peugeot)
A parceria entre Sainz e Cruz, vencedora em 2010, havia conquistado nada menos que duas vitórias em etapas no Dakar 2016. A primeira delas foi na volta da Bolívia e rumo a Salta, na Argentina, que tirou proveito dos problemas enfrentados pelo então líder Sébastien Loeb e também por Peterhansel. 
 
Já o segundo triunfo do piloto espanhol foi na última terça-feira, na etapa em laço em Belén. Nesta disputa, Sainz assumiu a liderança da classificação geral depois que Peterhansel enfrentou problemas com dois pneus furados ao longo da etapa.
 
Mas a sorte, que vinha brindando Sainz e Cruz, virou azar nesta quarta-feira, uma vez que a caixa de câmbio apresentou problemas na fase final da disputa, restando três dias para o fim do Dakar 2016. A etapa de hoje, entre Belén e La Rioja, foi considerada uma das mais difíceis do percurso, uma vez que as fortes chuvas adiaram o começo da etapa e por um rio que transbordou ao longo do roteiro permeado por muitas dunas durante os 278 km de trecho cronometrado.
 
Com base nos resultados desta quarta-feira, Peterhansel assume a liderança de forma confortável, já que a vantagem para o novo vice-líder, o bicampeão Nasser Al-Attiyah, é de quase uma hora. Giniel de Villiers, campeão em 2009, é o novo terceiro colocado, seguido pelo estreante finlandês Mikko Hirvonen.
 
VIU ESSA? PILOTO DÁ SURRA EM RIVAL EM PROVA DE MOTO

determinarTipoPlayer(“15733473”, “2”, “0”);
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.