Sertões: Gonçalves vence outra e encosta em Coma na classificação das motos. Spinelli/Haddad lidera nos carros

O português Paulo Gonçalves venceu a penúltima etapa e encostou no espanhol Marc Coma na luta pelo título nas motos. Entre os carros, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad continuam na ponta, mesmo caso de Robert Nahas nos quadris

O Rali dos Sertões concluiu, nesta sexta-feira (29), a penúltima especial da edição 2014. Foram 204,29 km no total, um alívio após os mais de 600 km disputados no dia anterior. Neste sábado (30), o Sertões chega ao fim, com a disputa da sétima etapa, e os novos campeões serão conhecidos na Praça Geralda Damata Pimentel, na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, com chegada prevista a partir das 12h (em Brasília).
 
Nas motos, categoria que contou com 33 competidores na disputa desta sexta , o português Paulo Gonçalves, da Honda, venceu sua terceira especial nesta edição e segue tentando tirar a diferença para o espanhol Marc Coma, da KTM, que também tem três vitórias e lidera no geral, com 16h45min39s, tendo 4min36s de vantagem para Gonçalves.
 
Na especial de 178,87 km, Coma terminou em terceiro, atrás do brasileiro Jean Azevedo, da Honda, que segue na briga. No geral, Azevedo está em terceiro, a 13min29s do espanhol.
 
"Hoje foi importante controlar a tocada, fazer uma tática mais conservadora, sabendo que perderíamos algum tempo, mas foi bom. Não foi uma etapa fácil, com uma parte de trial, com serra. Uma etapa completa. Amanhã ainda são muitos quilômetros, vou manter a concentração e controle até o último quilometro", destacou o líder Coma.
Paulo Gonçalves venceu outra e encostou em Marc Coma (Foto: Ricardo Leizer / Webventure)
Entre os quadriciclos, a vitória na especial em Diamantina ficou com o polonês Rafal Sonik, da Sonik Team, com o tempo de 2h43min04s, 1min22s à frente do brasileiro Robert Nahas, da RNN Sports, que segue na liderança e só precisa administrar na última etapa. São mais de 27 min de vantagem.
 
“Eu gosto de montanhas e me diverti muito. Só senti algumas vibrações no quadri e não consegui acelerar tanto", comentou o polonês.
 
Nahas admitiu que ficou abaixo do que vinha rendendo, mas contou que tudo faz parte da estratégia para buscar o título.
 
"Hoje foi na ponta dos dedos, administrando. Vou levar tempo com certeza, mas com a folga que eu fiquei é só administrar. Não podia errar de jeito nenhum, estava perigoso, era fácil de cair numa erosão e quebrar alguma peça. Vim colado com a visão no piso, vamos administrar o resultado. Amanhã é administrar ainda mais, entregar no último dia ninguém gosta", explicou.
Rafal Sonik venceu nos quadris (Foto: Vinicius Branca / Webventure)
Nos UTVs, José Hélio Rodrigues e o navegador Edmilson de Camargo Jr. venceram a terceira especial da dupla neste Sertões, com o tempo de 2h48min45s, mas, mesmo assim, eles estão bem distantes dos líderes, após a quebra na etapa de quinta-feira. No geral, aparecem em 12º.
 
A dupla André Sawaya/Eduardo Costa teve alguns problemas durante a especial e terminou apenas em nono lugar, a mais de 13 min dos vencedores. No entanto, conseguiram manter a ponta da tabela, com 19h50min44s. São mais de 32 min de vantagem para os vice-líderes Vinícius Mota e Rafael Shimuk, terceiros no dia. 
 
"Andamos forte e voltamos a vencer. Ontem, quebramos nos primeiros 10 km. Hoje foi uma especial que teve de tudo. Acho que foi a mais bonita das especiais que teve nesse Sertões", destacou Camargo.
UTV: José Hélio e Edmilson Camargo venceram a especial desta sexta (Foto: Gustavo Epifanio/Webventure)
Nos carros, a dupla Cristian Baumgart e Beco Andreotti , da X Rally Team / NWM, contou com a ajuda dos companheiros Marcos Baumgart e Kleber Cincea, da X Rally Team / NWM, para faturar a primeira vitória neste rali, superando em 2s Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin.
 
Os líderes no geral e na T1 FIA, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, da Mitsubishi Petrobras, ficaram em terceiro no dia, a menos de 1min dos vencedores.
 
"Hoje foi bom, mas furamos um pneu. Estava indo muito bem, mas por barbeiragem minha acabei furando o pneu. Agora é remar tudo de novo. O rali só termina no parque fechado. Amanhã vou andar com tudo, hoje era para ter tirado quase três minutos", assumiu Varela. 
Cristian Baumgart/Beco Andreotti vence primeira especial e segue na briga (Foto: Jonne Roriz)

Última etapa:

 
30/08 – 7ª etapa – Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 54,38 km
Trecho especial: 125,88 km
Deslocamento final: 151,96 km
Total do dia: 336,96 km
12h00 às 18h00: Chegada dos competidores
21h00: Cerimônia e Festa de Premiação
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.