Sunderland abandona e Van Beveren herda ponta das motos ao vencer 4ª etapa do Dakar. Kariakin ganha nos quadriciclos

Adrien van Beveren pintou como o novo líder do Rali Dakar 2018 nas motos com a vitória na etapa interna de San Juan de Marcona. Somado à vitória de Van Beveren, Sam Sunderland, atual campeão e então líder da atual edição do Dakar, sofreu um forte acidente e precisou abandonar a disputa. Nos quads, Sergei Kariakin quebrou o domínio de Casale e venceu, mas segue bem atrás do chileno no geral

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

4ª ETAPA | 9 de janeiro
San Juan de Marcona (PER) – San Juan de Marcona (PER)
 
Trecho cronometrado: 330 km

Percurso total: 444 km

A quarta especial do 40º Rali Dakar da história, nesta terça-feira (9), não terminou sem deixar vítimas. O atual campeão na competição das motos e que ocupava a liderança nesta edição, Sam Sunderland, abandonou o Dakar após sofrer um acidente por volta do quilômetro 330. Adrien van Beveren venceu a etapa interna de San Juan Marcona e assumiu a ponta da competição.

 
Sunderland vencera duas das primeiras três etapas do rali e colocava a KTM mais de 4min à frente do segundo lugar no começo da especial. A queda que ele sofreu foi forte, resultando em lesão nas costas e fazendo com que ele, a exemplo do que aconteceu com Nani Roma na última segunda-feira, precisasse ser levado de helicóptero até um hospital em Lima. Os médicos já descartaram a continuidade de Sunderland na disputa.
 
O abandono do líder abriu a competição. Van Beveren conseguiu tomar proveito e assumiu a liderança após vencer a segunda etapa dele no Dakar 2018. O francês da Yamaha travou uma disputa interessante com Joan Barreda, que chegaram a passar no segundo ponto de checagem com apenas 6s de diferença. Na sequência, no entanto, Xavier de Soultrait cresceu de rendimento e passou Barreda, mas não se aproximou de Van Beveren, que venceu por 5min01s.
Adrien van Beveren (Foto: DPPI)
A terceira colocação do dia ainda ficou com Matthias Walkner, pouco mais de 7min atrás. Com a ausência repentina de Sunderlando, Walkner e Toby Price agora são as esperanças da KTM de manter o título na Áustria. 

Pablo Quintanilla, Stefan Vitko, Daniel Oliveras Carreras, José Ignácio Florimo, Kevin Benavides, Barreda e Gerard Guell fecharam o top-10 da etapa.
 
No que diz respeito à classificação geral, Van Beveren tem o tempo de 11min03s23. O segundo colocado é o chileno Quintanilla, 1min55s atrás. Benavides é o terceiro colocado, logo à frente de Walkner, De Soultrait e Toby Price, esse já mais de 10min atrás do líder.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.