Time de estrelas da Peugeot mostra confiança no 2008 DKR, mas coloca confiabilidade como chave no Rali Dakar

Stéphane Peterhansel, Carlos Sainz, Sébastien Loeb e Cyril Despres mostraram confiança na performance do 2008 DKR, mas colocaram a confiabilidade do carro como chave para o Rali Dakar. Quarteto vê acumulo de quilometragem com o carro da Peugeot como meta principal

Às vésperas da largada para a edição 2016 do Rali Dakar, a Peugeot completou um shakedown com as quatro duplas formadas por Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, Carlos Sainz e Lucas Cruz, Sébastien Loeb e Daniel Elena, e Cyril Despres e David Castera. O exercício aconteceu no centro de testes de Arawak, no noroeste de Buenos Aires, onde a equipe desembarcou no início da semana.
 
Multivencedor do Dakar, Peterhansel se mostrou confiante no potencial do time e avaliou que a Peugeot chega para a prova sul-americana melhor preparada do que na edição 2015.
Sébastien Loeb e Daniel Elena debutam no Dakar em 2016 (Foto: Peugeot)
“Já tinha uma boa atmosfera no time desde o ano passado, mas está ainda mais coesa agora. Todos sabem que nós temos um bom potencial e um ótimo time”, disse Stéphane. “Claro, nós todos ainda estamos um pouco nervosos no momento, mas a sensação é muito melhor do que era neste momento no ano passado, quando tivemos que cancelar o shakedown por conta das condições climáticas”, recordou. 
 
 “Desta vez, a última sessão de shakedown permitiu que nós nos sentíssemos confiantes com o carro, então vamos começar o rali nos sentindo um pouco mais serenos, apesar de a rota do rali não ser a que nós estávamos esperando originalmente”, completou.
 
Igualmente experiente, Sainz se disse ansioso para o início da disputa e avaliou que a equipe francesa está melhor preparada, mas reconheceu que os primeiros trechos do rali não são ideais para um carro com tração 4×2.
 
“Tudo está correndo bem até aqui. Nós todos apenas estamos esperando pelo primeiro dia de competição de verdade”, declarou. “Nós estamos carregando todas as lições que aprendemos da última vez e o carro está muito melhor. Isso não garante nada em termos de resultado, mas mostra que nós estamos melhor preparados”, avaliou. 
 
“A confiabilidade é crucial no Dakar, então vamos ver agora onde estamos nesse sentido”, defendeu. “Os testes correram bem, mas nós temos de ser cuidadosos, especialmente porque o início da rota não é o ideal para um carro com tração 4×2 como o nosso 2008 DKR”, ponderou.
Stéphane Peterhansel vê a Peugeot melhor preparada para a prova deste ano (Foto: Peugeot)
Indo para seu segundo ano na disputa entre os carros, Despres avaliou que é importante conseguir uma boa posição de largada, já que a experiência de 2015 não foi muito boa nesse sentido.
 
 “Me sinto realmente calmo: algo bem distante de quando eu tinha que defender o #1 na minha moto!”, falou. “O shakedown foi muito bom. Foi muito importante, já que o prólogo de sábado será crucial para nós. Isso determina a ordem de largada: acabei comendo tanta poeira largando atrás no meu debute em quatro rodas no ano passado que eu realmente não estou disposto a vivenciar isso outra vez”, sublinhou. 
 
“Eu acho o novo 2008 DKR realmente fácil de guiar. Vai ser o meu primeiro rali no carro, e eu só quero acumular quilometragem”, comentou.
 
Único estreante do time, Loeb foi cauteloso ao falar de suas expectativas. Multicampeão do Mundial de Rali, Sébastien reconheceu que ele e Elena têm muito para aprender, mas se mostrou animado por começar uma nova aventura partindo do zero.
Peugeot montou um time de estrelas para o Dakar (Foto: Peugeot)
“É o meu primeiro Dakar, então, obviamente, não posso dizer que estou me sentindo particularmente confiante”, reconheceu. “Estou bastante ciente que tanto eu quanto Daniel [Elena] estamos começando com experiência zero neste evento. Não vai ser fácil, mas nós estamos aqui, acima de tudo, para aprender. E eu estou tentando não colocar muita pressão em mim mesmo por causa disso”, seguiu. 
 
“Nós vamos apenas encarar tudo conforme as coisas forem chegando, sem tentar forçar as coisas, e vamos ver como isso funciona para nós. Mas é realmente divertido fazer algo totalmente novo para mim como isso”, declarou. “Você começa do zero outra vez. Tenho um bom feeling com o carro e estou ansioso para descobrir como é fazer estágios de 500 km e dias onde você guia 1000 km, no calor e com tudo que aparece pela frente. Mal posso esperar para descobrir tudo isso por mim mesmo”, concluiu. 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

PADDOCK GP EDIÇÃO #11: ASSISTA JÁ

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.