42 finalistas, duas mulheres: conheça a força feminina na final brasileira do Red Bull Kart Fight

Mayra Peres e Carolina Persona vão brigar para conquistar o título brasileiro do Red Bull Kart Fight e assegurar a passagem para Bolonha, onde acontecerá a final mundial do torneio

Durante três meses, pilotos de todo o Brasil tentaram conquistar uma das 42 vagas para a final nacional do Red Bull Kart Fight. A lista de classificados foi conhecida no último dia do mês de setembro e tem duas representantes do sexo feminino: Mayra Peres, 18, e Carolina Persona, 23. As duas traçaram caminhos diferentes para chegar à decisão brasileira do torneio que procura pelo melhor kartista amador do planeta.

Em Goiânia, Mayra se dedicou bastante ao Red Bull Kart Fight. Estava mais do que determinada a conquistar uma das vagas para entrar na pista no dia 27, no Kartódromo MMoa, em Nova Odessa (SP). “Teve semana em que eu andei quase todos os dias para treinar”, contou a pilota ao Grande Prêmio.

Mayra, que celebrou seu 18º aniversário a menos de um mês, registrou seu melhor tempo no dia 26 de agosto – mesmo dia dos outros dois kartistas goianos que se classificaram. Embora nunca tenha competido profissionalmente, sua relação com o kartismo começou há algum tempo.

“Meu pai gosta muito de automobilismo e me deu um kart cadete. Sempre treinei, aqui em Goiânia mesmo, mas nunca competi”, disse Mayra. Ela também não sabe se entrará em algum campeonato no futuro.

Em São Paulo, Carolina Persona se destacou e conquistou a vaga para a final do Red Bull Kart Fight no dia 24 de agosto. “Foi só uma tentativa”, falou. Isso mesmo, uma única tentativa lhe bastou. Contribuíram para o bom desempenho as experiências anteriores no Kartódromo de Aldeia da Serra.

“Comecei a andar de kart há nove anos, em Aldeia mesmo. Meu irmão andava de kart e eu cheguei a andar na categoria RD, entre 2003 e 2006, acho”, relembrou Carolina. “Nesse ano, eu estava parada, mas também já andei em alguns campeonatos de kart amador, como a Amika, a CPKA e o Brasileiro de Kart Indoor”, acrescentou.

Mayra e Carolina pensam em treinar um pouco no palco da decisão antes do dia 27. Carolina reconhece que será difícil conhecer bem o traçado, afinal, o Kartódromo MMoa oferece centenas de opções, mas quer fazer uma visita prévia ao circuito. Mais distante, Mayra cogita chegar a Nova Odessa alguns dias antes para ter uma primeira vivência com o circuito. Está feliz por representar as mulheres e espera fazer uma boa corrida.

Acesse o site do Red Bull Kart Fight e saiba mais

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.