Carvalho, Iorio e Rimbano vencem etapa maranhense e garantem vaga na final da Seletiva de Kart Petrobras

Yurik Carvalho, Matheus Iorio e Pietro Rimbano garantiram as três vagas da etapa de São Luís da Seletiva de Kart Petrobras. O trio paulista se junta a outros seis nomes que disputam a final da temporada em Guaratinguetá

A 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras tem mais três finalistas. Neste sábado (20), na etapa classificatória em São Luís, os paulistas Yurik Carvalho, Matheus Iorio e Pietro Rimbano garantiram suas vagas para a decisão, que acontecerá em outubro, envolvendo 12 dos melhores kartistas do país. 
 
Foram 15 kartistas na categoria Graduados da Copa São Luís tentando as três vagas para estar na final da Seletiva de Kart Petrobras e concorrer ao maior prêmio da modalidade no país. Carvalho, Iorio e Rimbano unem-se agora aos já selecionados: Vinícius Papareli (SP), Victor Matzenbacker (RS), Vitor Baptista (SP), Zaiya Fontana (RJ), Renato Junior (RJ) e Mauro Auricchio (SP). Os últimos três finalistas serão conhecidos no dia 11 de outubro, em Itumbiara, junto com a Copa Brasil de Kart.
 
A disputa deste sábado começou com a definição do grid de largada. O paulista Giuliano Raucci, melhor brasileiro no Mundial de Kart no ano passado, conquistou a pole-position, seguido pelo maranhense Marcelo Medeiros – campeão do Rali dos Sertões nos quadris em 2012 – e o mineiro Paulo Victor. Foram duas provas, onde os 10 primeiros marcaram pontos e, para o resultado final, contou a soma destes pontos.
 
Logo na largada da primeira bateria, Medeiros assumiu a ponta e Raucci caiu para o terceiro lugar. O piloto paulista chegou a se recuperar e, na sexta volta, já estava em segundo, quando foi obrigado a abandonar com uma quebra no motor. Enquanto isso, Medeiros – que não poderia concorrer à vaga em virtude da sua idade – liderava e foi assim até metade das 15 voltas disputadas, quando o piloto ficou de fora com uma corrente quebrada.
 
Com a saída de Medeiros, Yurik Carvalho, que havia largado em quarto, passou a liderar e ter até uma certa folga. Mas Pietro Rimbano – que partiu de sétimo no grid – veio pra cima e a três voltas do final assumiu a ponta e venceu. O terceiro lugar ficou com Matheus Iorio.
 
Outra disputa emocionante na prova foi pela quinta colocação, que valia a pole para a bateria seguinte, já que o grid foi definido pela ordem de chegada, com os cinco primeiros invertidos. O gaúcho Matheus Leist e o brasiliense Pedro Cardoso travaram um belo duelo e, no final, Leist levou a melhor, terminando em quinto e garantindo a pole. O maranhense José Rezende Neto, que era uma das esperanças locais, terminou a bateria em sétimo.
 
Na segunda corrida do dia, Carvalho – que largou em quarto – conseguiu assumir a ponta logo na segunda volta e manteve a liderança até o final. Raucci foi um dos destaques. O problema no motor fez com que ele largasse do fim do grid, mas o piloto veio se recuperando e chegou em segundo. Iorio foi o terceiro e assegurou a vaga. Já Rimbano, que com o grid invertido largou em quinto, ficou na briga no meio do bolo, chegou a cair para nono e terminou em sétimo, garantindo sua classificação.
Matheus Iorio está na final (Foto: Fábio Oliveira / Radical Motors)
No resultado geral, Carvalho ficou com 45 pontos, Iorio com 32 e Rimbano com 31. Campeão Brasileiro no ano passado, Carvalho disputará a final da Seletiva de Kart Petrobras pela primeira vez e comemorou o resultado tão esperado. 
 
"Na primeira corrida, tive um probleminha no motor e perdi rendimento no final, quando o Pietro me passou. Para a segunda prova, resolvemos o problema, larguei em quarto e, logo na primeira curva, já estava em terceiro, depois segundo, chegando em primeiro. Fiquei muito feliz com os resultados", disse o piloto de 15 anos.
 
"Será minha primeira final na Seletiva e quero tentar de tudo para estar entre os quatro selecionados para o programa e quem sabe vencer e também ganhar a premiação em dinheiro", destacou o piloto, que também vem disputando provas de kart nos Estados Unidos, onde já tem alguns títulos.
 
Matheus Iorio também fará sua primeira final na Seletiva de Kart Petrobras. O piloto de 17 anos está correndo na F3 Brasil Light nesta temporada, mas já estava de olho na vaga da Seletiva e chegou inclusive a disputar uma etapa do campeonato maranhense de kart, quando também terminou em segundo.
 
“Todo mundo fala que a final da Seletiva é demais, mas muito difícil. Queria muito ter essa chance de estar na final e poder aprender ainda mais", declarou o piloto.
 
Já Rimbano, de 16 anos, fará sua segunda final na Seletiva. No ano passado, ele foi o terceiro colocado na decisão. Mas o terceiro lugar neste sábado, na classificação geral, não foi tão fácil, mesmo com a vitória na primeira prova.
 
"Na segunda corrida, cheguei a cair para nono e vim com muito cuidado, fazendo um pouco de conta para terminar em sétimo e conseguir a vaga. Estou muito feliz que tenha dado certo", comentou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.