Leist começa na frente nos treinos livres da penúltima etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras em São Luís

O gaúcho Matheus Leist, vice-campeão da Seletiva em 2013, puxou a fila na categoria Graduados no primeiro dia de testes da Seletiva de Kart Petrobras em São Luís

Começaram nesta sexta-feira (19) no kartódromo João Sallen, em São Luís, os treinos livres para a etapa maranhense da Seletiva de Kart Petrobras. Cerca de 15 kartistas estarão na categoria Graduados da Copa São Luís de Kart. A tomada de tempos e as duas baterias serão realizadas neste sábado (20), mais três pilotos garantem passagem para a final, que acontece em Guaratinguetá.
 
A Seletiva já tem seis pilotos classificados para a final, que acontecerá em outubro, e que foram selecionados em provas na região Sudeste. No Maranhão, além de pilotos locais, muitos pilotos de outras regiões estarão na briga pelas vagas.
 
Entre os pilotos de fora, o mineiro Paulo Victor, que foi finalista da Seletiva em 2013, e vai tentar novamente a vaga, o gaúcho Matheus Leist, vice-campeão da Seletiva no ano passado, que liderou os primeiros testes, além do brasiliense Pedro Cardoso, também finalista em 2013 e que já participou de provas de carros na Europa este ano e o mineiro Yuri Carvalho outro nome forte e que chega com boas chances na briga. 
 
"Corri poucas provas de kart este ano, porque estou disputando a Fórmula 3 Brasil, então acredito que terei mais dificuldades, porque não estou tão no ritmo como os outros kartistas. Mas estou confiante e quero muito disputar mais uma final da Seletiva de Kart Petrobras", declarou Leist.
 
"Será a minha primeira corrida aqui no Maranhão. Achei a pista legal e fomos bem nos testes. Acredito que tenho chances, mas o grid está bem forte", ressaltou Victor.
Matheus Leist liderou a sexta de treinos livres (Foto: Fábio Oliveira / Radical Motors)
Outros destaques são o paulista Giuliano Raucci – campeão brasileiro de kart na categoria Júnior no ano passado e sexto colocado no Mundial de Júnior de 2013 -, o paulista Matheus Iorio, que está correndo na F-3 Brasil, além do maranhense José Rezende Neto, que quase se classificou para a final da Seletiva no ano passado.
 
"Para nós, da Seletiva de Kart, que buscamos sempre dar a chance para pilotos de todas as regiões do país chegar à final, é muito gratificante ver um grid tão forte, com pilotos do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. É algo que fortalece não só a Seletiva, mas o kartismo todo do país. Sem dúvida, vai ser uma etapa muito disputada, com nível técnico alto e competitividade do começo ao fim das provas", comentou Binho Carcasci, organizador da Seletiva.
 
O evento também vai contar com outros nomes carimbados. O maranhense Marcelo Medeiros, campeão do Rali dos Sertões nos quadris em 2012 e finalista da Seletiva de Kart Petrobras em 2008, já é um dos pilotos confirmados. Rafael Suzuki, que corre na Stock Car atualmente e foi campeão da Seletiva em 2007, não vai disputar as provas, mas vai prestigiar o evento. 
 
Já estão com a vaga garantida para brigar pelo maior prêmio do kartismo nacional: Vinícius Papareli (SP), Victor Matzenbacker (RS), Vitor Baptista (SP), Zaiya Fontana (RJ), Renato Junior (RJ), Mauro Auricchio (SP). Depois da etapa maranhense, haverá mais uma fase classificatória, onde os três últimos finalistas serão selecionados, em Itumbiara, Goiás.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.