Finalistas da Seletiva Petrobras 2016: Gabriel Paturle, mineiro, 16 anos

Gabriel Paturle é um dos 12 que vão disputar a decisão da Seletiva de Kart Petrobras 2016. Com 16 anos, o mineiro quer se profissionalizar e iniciar carreira no turismo

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Nesta quarta-feira (2), o GRANDE PRÊMIO apresenta Gabriel Paturle, o primeiro a garantir vaga na final da Seletiva de Kart Petrobras 2016. O jovem mineiro de 16 anos assegurou a vaga em sua terra natal, na primeira etapa, realizada em Vespasiano, no início de setembro.

 
Campeão a Copa Sudeste em 2012 e do Super Kart Brasil em 2011, Paturle quer se profissionalizar e, em 2017, iniciar carreira no turismo.
 
Gabriel e os outros 11 finalistas concorrerão a maior premiação da modalidade no país. Além do prêmio de 70 mil reais para o campeão e 6 mil para o vice-campeão, três vencedores participarão de um programa de orientação que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.
 
FICHA TÉCNICA
 
Nome: Gabriel Paturle e Silva
Data de nascimento: 13/08/2000
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Estreia no Kart: 2011
Principais resultados: Temporada 2016 (Categoria: Graduado): pole-position no Campeonato Brasileiro de Kart e venceu provas na Taça Minas Gerais de Kart; Temporada 2015 (Categoria: Júnior): venceu provas no SKUSA – Supernationals (Las Vegas – USA), venceu provas na Copa SP Light de Kart e venceu provas no Campeonato Kantankart; Temporada 2014 (Categoria: Júnior): Vice-Campeão do Super Kart Brasil; Temporada 2013 (Categoria: Júnior Menor): vice-Campeão Sul-Brasileiro e campeão do Super Kart Brasil; Temporada 2012 (Categoria: Júnior Menor): campeão da Copa Sudeste de Kart; Temporada 2011 (Categoria: Cadete): campeão do Super Kart Brasil, vice-Campeão das 500 Milhas de Kart e vice-Campeão Paulista de Kart.
 
O que fez em 2016: Florida Winter Tour, Campeonato Brasileiro de Kart, Copa Brasil de Kart e Taça Minas Gerais de Kart.
 
Participações anteriores na Seletiva: Primeira. Tentou vaga em 2015, na etapa do Maranhão.
Gabriel Paturle (Foto: Flavio Quick)
Como foi a etapa em que você ganhou a vaga para a final?
 
Foi bem legal. Eu normalmente não corro em BH. Meu equipamento fica em São Paulo e quando eu soube da Seletiva aqui, tivemos de fazer uma correria para eu conseguir participar. Eu conheço bem a pista e isso me ajudou a preparar um bom acerto com a equipe. Garanti vaga logo na primeira bateria. Larguei em quarto, mas, rapidinho consegui passar os caras, assumi a ponta e administrei bem e sem problemas até a bandeirada da vitória.
 
Como você está se preparando para a final da Seletiva?
 
Nesse momento meu foco é o título da Copa Brasil. Depois disso vou procurar treinar na pista que será a final da Seletiva e, se eu tiver a chance de andar com o motor Biland que é usado, será realmente muito bom.
 
Qual é o seu objetivo no automobilismo?
 
Meu objetivo é me tornar um piloto profissional. Gosto de pilotar e quero isso para a minha vida. Lógico que todo mundo quer ser um dia campeão de F1, mas, diante da nossa realidade financeira acredito que me profissionalizar como piloto já seria um grande objetivo.
 
Quem é seu ídolo no automobilismo ou no esporte em geral? 
 
Ayrton Senna e, atualmente, Lewis Hamilton.
 
Quem é sua referência nas pistas? 
 
Ayrton Senna. Ele era completo dentro e fora das pistas.
 
Qual o plano para a temporada 2017?
 
Quero iniciar minha carreira nas provas de turismo. Vai depender muito de patrocínios. 
 
Se for campeão, já sabe o que vai fazer com o prêmio?
 
Com certeza, o prêmio da Seletiva faz parte da minha projeção de orçamento para fazer com que meu início no turismo seja possível.
 
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.