Schoma, Zanetti e Matheus conquistam últimas vagas para final da Seletiva de Kart Petrobras em Teresina

18ª edição da Seletiva de Kart Petrobras já tem os seus 12 finalistas. A disputa, realizada em Teresina neste fim de semana, foi marcada por um forte calor, e a classificação teve dois paulistas e um brasiliense

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Com temperatura acima de 40º C, a Seletiva de Kart Petrobras conheceu neste sábado e domingo, em Teresina, no Piauí, os últimos três finalistas da 18ª edição do evento. Os paulistas Victor Schoma e Luiz Filipe Matheus e o brasiliense João Victor Zanetti foram os classificados dentro da Copa Norte de Kart.

 
Os três se juntam agora aos mineiros Gabriel Paturle, Matheus Tonussi e Gustavo Zwetkoff, aos gaúchos Pedro Goulart, Arthur Leist e Bruno Bertoncello, aos paulistas Marcel Coletta e Gabriel Sereia e ao brasiliense Lucas Okada para disputar nos dias 29 e 30 de novembro a grande final da Seletiva de Kart Petrobras, no kartódromo da Granja Viana, em São Paulo.
 
Com 15 anos recém-completados, Schoma foi o primeiro a garantir sua vaga em Teresina. O jovem foi o quarto na bateria de sábado, após largar em sétimo, e pelos critérios da Seletiva —ter entre 15 e 18 anos e nunca ter sido campeão do evento — carimbou seu passaporte para a final.
Victor Schoma garantiu a primeira vaga no sábado (Fábio Oliveira / Radical Motors)
"Larguei da sétima colocação, porque tive alguns problemas na classificação, mas larguei bem e ganhei posições. Os primeiros não estavam na briga pela vaga da Seletiva, então fiz minha corrida focado e cumpri a missão de já garantir a primeira vaga. Estou bem feliz e com uma boa expectativa para a final, porque eu conheço bastante o kartódromo da Granja Viana e espero lutar para estar entre os três melhores", destacou Schoma, que este ano venceu o Norte-Brasileiro no Pará na categoria Júnior e foi terceiro na Graduados.
 
A segunda vaga ficou com Zanetti, que largou na pole e venceu a primeira bateria do domingo. "Tentei a vaga este ano na Copa do Brasil e não consegui, então vim para cá com este objetivo. Estava bem quente, mas como sou de Brasília estou mais acostumado ao calor e não atrapalhou tanto. Gostei da pista e da experiência de ter corrido aqui", comentou o piloto de 16 anos.
 
"Comecei a correr aos 8 anos, fui terceiro no Brasileiro de Kart na Mirim na época, fui campeão brasiliense, mas tive de parar por três anos e voltei a competir no ano passado. Fui quinto na Copa do Brasil e no Sul-americano este ano e estou feliz por ter conquistado a vaga para a final da Seletiva. Já estudei como funciona a final e, embora eu não corra na Granja desde a época que era Cadete, vou me preparar para tentar o prêmio, que é uma boa chance para eu buscar a transição para o fórmula", completou o brasiliense.
João Victor Zanetti comemora vitória no domingo (Fábio Oliveira / Radical Motors)
Entre os três classificados, Luiz Matheus será o único "veterano", já que no ano passado ele foi finalista da Seletiva e terminou na nona posição. O piloto de 17 anos, natural de Monte Mor, no interior de São Paulo, comentou sobre o forte calor na disputa. Ele conquistou a vaga pelo número de pontos somados nas baterias.
 
"Com o calor, estava bem difícil para andar e acertar o equipamento. A disputa entre os três pilotos que ficaram com as vagas foi muito grande, andamos bem próximos. É a primeira vez que corri aqui e vim especialmente para tentar a vaga. Com certeza, já ter disputado a final no ano passado é uma vantagem, tira aquela pressão de ser a primeira vez e também já sei como funciona, o que é preciso fazer para evoluir bem na disputa", afirmou.
 
Binho Carcasci, idealizar e organizador da Seletiva de Kart Petrobras nestas 18 edições do evento, ressaltou a satisfação de poder realizar o evento numa nova pista. Teresina foi a 34ª cidade a receber a Seletiva desde o início das disputas em 1999.
Luiz Matheus viajou até Teresina só para buscar a vaga (Fábio Oliveira / Radical Motors)
"Estou muito feliz por estar em um lugar novo e orgulhoso de saber que a Seletiva de Kart Petrobras contribui para o crescimento do kartismo regional e isso ficou claro aqui em Teresina. Agora já temos os nossos 12 finalistas e tenho certeza de que será mais uma final emocionante e especial", finalizou Carcasci.
 
Os finalistas concorrerão a maior premiação da modalidade no país. Além do prêmio de 70 mil reais para o campeão e 6 mil para o vice-campeão, três vencedores participarão de um programa de orientação que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.
 
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.