Seletiva de Kart Petrobras define campeão da 18ª edição nesta quarta-feira no kartódromo da Granja Viana

Doze kartistas foram selecionados ao longo da temporada nas principais competições do Brasil e vão estar na briga pelo título da Seletiva e a maior premiação do kartismo nacional na Granja Viana

 

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A Seletiva de Kart Petrobras se prepara para conhecer esta semana os vencedores de sua 18ª edição. As disputas começam nesta terça-feira (29) e seguem até quarta-feira (30), com os 12 finalistas que foram selecionados ao longo do ano nas principais competições nacionais. A decisão acontecerá no kartódromo da Granja Viana, em Cotia, que também foi palco da 1ª edição da Seletiva em 1999.

 
Os mineiros Gabriel Paturle, Matheus Tonussi e Gustavo Zwetkoff, os gaúchos Pedro Goulart, Arthur Leist e Bruno Bertoncello, os paulistas Marcel Coletta, Victor Schoma, Luiz Filipe Matheus e Gabriel Sereia, o brasiliense Lucas Okada e o paranaense João Victor Zanetti vão acelerar atrás da maior premiação do kart no Brasil. O campeão fatura R$ 70 mil em dinheiro e o vice fica com R$ 6 mil. Além disso, três vencedores participarão de um programa de orientação, que inclui teste de F4 Italiana na Europa, experiência em simulador de F1, treinamento físico, media training e palestra sobre marketing esportivo.
 
"Fico muito feliz em chegar a mais uma decisão e honrado por ter em nosso evento um dos patrocínios mais duradouros do esporte a motor no Brasil. A Petrobras sempre esteve ao nosso lado nestas 18 edições, apoiando as mudanças que fizemos, tanto na parte técnica, quanto na premiação e permitindo a estes jovens kartistas viver novas experiências, que os ajudarão na sequência de suas carreiras", comentou Binho Carcasci, idealizador e organizador da Seletiva de Kart Petrobras.
 
"Acredito que teremos mais uma edição muito disputada, com alto nível técnico, avaliando os finalistas em diversos aspectos. Como os equipamentos são equalizados, nosso objetivo, com a forma diferenciada de disputa, é que o talento realmente apareça e que vença o piloto que souber juntar velocidade, constância, estratégia e preparo físico e mental. Dos 12 concorrentes, apenas três (Bertoncello, Sereia e Luiz Matheus) já disputaram a final da Seletiva em outras edições, então vamos ter uma mistura de pilotos experientes, novatos e quem sabe algumas surpresas", completou.
A Seletiva parte para a final nesta quarta-feira (Foto: Fabio Oliveira)
Como funciona a final da Seletiva de Kart Petrobras
 
O evento contará com três tomadas de tempo, já valendo pontos. Cada uma delas tem a finalidade de destacar pelo menos um fundamento importante do piloto. A primeira tem os 12 kartistas divididos em seis grupos de dois, sendo que os pilotos utilizam o mesmo kart dentro do grupo. Essa primeira sessão terá cinco minutos de duração e o piloto que fizer o melhor tempo do grupo marca seis pontos. O que fizer o pior tempo, três.
 
Na segunda tomada, todos os 12 finalistas utilizam o mesmo kart para dar uma única volta lançada cada. O vencedor da sessão faz seis pontos, o segundo anota quatro, o terceiro faz três e assim sucessivamente. Na terceira, novamente são formadas seis duplas. Os pilotos entram na pista para seis voltas cronometradas e o que as completar em menos tempo soma mais seis pontos. O outro marca três.
 
A pontuação nas três tomadas formará o grid para a primeira eliminatória. O evento ainda terá uma segunda eliminatória com os dez restantes e depois as duas baterias finais.
 
Na primeira eliminatória, os pilotos são divididos em grupos de quatro. O último colocado de cada um vai para uma repescagem onde só o vencedor avança.
 
A segunda bateria eliminatória tem dois grupos de cinco pilotos, nas quais avançam os dois melhores de cada grupo. Dos outros seis, o que tiver a maior pontuação também passa. Os outros cinco disputam outra repescagem e, novamente, só o melhor segue em frente.
 
Na fase final, apenas seis pilotos seguem na briga. Em todas as corridas os pilotos vão somando pontos. Será declarado vencedor da Seletiva de Kart Petrobras 2016 o piloto que, ao final das três sessões de tomada de tempo, das provas eliminatórias e das baterias finais, houver obtido o maior número de pontos.
 
Outra característica da disputa é que cada piloto recebe um jogo de pneus apenas para toda a competição. Ou seja, é preciso cuidar da borracha ao longo da disputa para que se chegue à final com ela ainda em boas condições. Todos os kartistas disputam a prova com chassis Bravar.
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