Seletiva de Kart Petrobras encerra atividades da temporada 2015 com ações com vencedores na Europa

A Seletiva completou o segundo ano do programa de orientação para os vencedores com teste em simulador de F1 e treino em uma das principais equipes de base do automobilismo europeu, a Koiranen

A temporada 2015 vai chegando ao seu final e para os vencedores da 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras o ano não poderia terminar de forma melhor. Na última semana, os pilotos vencedores encerraram o programa de orientação com ações na Europa. Foram dias intensos para os paulistas Vinícius Papareli e Gaetano di Mauro e o gaúcho Bruno Bertoncello, campeão, vice e terceiro colocado na Seletiva 2015, respectivamente.
 
A primeira atividade aconteceu na segunda-feira (7), em um dia todo dedicado a testes em um simulador de F1 em Modena, na Itália. Um dia antes, os pilotos ainda tiveram a chance de conhecer o tradicional circuito de Monza.
 
O teste no simulador foi realizado na empresa All In Sports, do engenheiro russo Anton Stipinovich, que já desenvolveu simuladores para várias escuderias da Europa, incluindo equipes de F1.
 
Na sequência, os pilotos embarcaram para Portugal, onde realizaram um dia de testes com a equipe Koiranen, atual campeã da F-Renault Europeia e Alps. A atividade aconteceu no circuito internacional do Algarve, em Portimão. 
Gaetano di Mauro no simulador (Foto: Fábio Oliveira / Radical Motors)
Uma das melhores equipes do automobilismo de base europeu na atualidade, a Koiranen já teve pilotos como Valtteri Bottas, Daniil Kvyat e Carlos Sainz Jr, que estão atualmente na F1. E, por uma decisão técnica dos organizadores da Seletiva de Kart Petrobras, o teste aconteceu com um F4, considerado o principal carro de base na Europa atualmente, e não com o da F-Renault, como estava previsto.
 
"Acabamos optando pelo teste de F4, porque a Koiranen estava realizando um campeonato novo de inverno em Portugal e Espanha e haveria etapa em Portimão. Então, tecnicamente foi mais interessante para os pilotos, pois teríamos parâmetros para realizar alguns comparativos, além de que esta é a categoria de base mais procurada pelos jovens pilotos atualmente", explicou Binho Carcasci, organizador da Seletiva.
 
"Foi um dia inteiro de teste. Cada um deu mais de 50 voltas e o mais importante não era o tempo, mas todo o aprendizado, conhecer o profissionalismo da equipe, que é reconhecidamente uma das melhores da Europa. Estou muito feliz, porque conseguimos atingir os objetivos do programa, como no ano passado, mas fomos ainda mais abrangentes, dando a chance de testar o F4 e eles também tiveram ainda mais tempo no simulador e aprenderam mais uma ferramenta importante para o futuro da carreira", contou Carcasci.
Papareli destaca aprendizado com engenheiros da Koiranen GP (Foto: Fábio Oliveira / Radical Motors)
Di Mauro, que foi o melhor estreante na final da Seletiva e faturou o Troféu Lubrax, participou apenas da primeira parte da viagem. Como havia fechado para disputar a última etapa da Copa Petrobras de Marcas, o piloto teve de voltar ao Brasil antes dos testes na Koiranen, mas ficou muito contente com a experiência no simulador. 
 
"Já tinha feito testes em um simulador, mas era bem diferente. Este simulador que testamos tem alta tecnologia e foi incrível, tudo muito próximo do real", declarou o paulista de 18 anos.
 
"Uma pena não ter conseguido participar dos testes com a Koiranen, mas aproveitei muito todo o programa. Foram ações que contarão muito para o meu futuro, tanto nas decisões dentro, quanto fora das pistas", completou Di Mauro.
 
Entre os três, Bertoncello era o único que nunca havia testado um carro de fórmula e o piloto encerrou as atividades radiante. 
 
"Nunca tinha andado de fórmula, então foi tudo novo pra mim. O carro é arisco, mas fui me adaptando. Fui evoluindo a cada sessão e a diferença para os pilotos que já correm na equipe foi diminuindo. Nunca aprendi tanto. Achei tudo muito profissional", destacou o gaúcho de 17 anos.
 
"Também gostei muito do simulador. Fizemos o teste na pista de Portimão e isso ajudou muito pra chegar no treino já conhecendo o traçado", disse.
 
O campeão Vinícius Papareli também elogiou todo o profissionalismo e nível das atividades. 
 
"O simulador deu uma boa mostra do quanto é importante o preparo físico na hora de pilotar um carro maior. No teste com a Koiranen também aprendi muito com os engenheiros e telemetristas. No começo foi um pouco difícil, mas depois deu pra melhorar e terminar perto dos primeiros. Toda a estrutura da equipe é muito profissional. A organização é imensa", ressaltou o paulista de 17 anos.
 
Antes de seguirem para a Europa, os pilotos já haviam participado da fase nacional do programa de orientação. Eles viveram uma experiência única no Mitsubishi Racing Experience com Ingo Hoffmann, realizaram treinamento físico integral com Nuno Cobra Jr. e ações de marketing e comunicação. 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.