Sereia, Bertoncello e Okada brilham em Cascavel e garantem vaga na decisão da Seletiva de Kart Petrobras

Com os três que levaram a melhor na etapa de Cascavel, já são nove finalistas definidos para a decisão da 18ª edição da Seletiva de Kart Petrobras. A última etapa classificatória acontece no final do mês em Teresina

A Seletiva de Kart Petrobras conheceu nesta sexta-feira (14) mais três finalistas para a sua 18ª edição. O paulista Gabriel Sereia, o gaúcho Bruno Bertoncello e o brasiliense Lucas Okada foram os vencedores em Cascavel, que recebeu o evento pela primeira vez, tornando-se a 33ª cidade a ser sede de uma etapa da Seletiva desde a sua criação em 1999.

 
A etapa no kartódromo Delci Damian aconteceu dentro da Copa Brasil de Kart e, para garantir uma disputa mais equilibrada e justa, os organizadores da Seletiva distribuíram as vagas da seguinte forma: o vencedor da primeira bateria classificatória, o vencedor da segunda e o piloto que somasse mais pontos nas duas corridas, sempre levando em consideração os critérios da Seletiva de Kart Petrobras – pilotos entre 15 e 18 anos, que nunca tenham sido campeões do evento.
Sereia (65) está novamente na final da Seletiva de Kart Petrobras (Foto: Flávio Quick)
Sereia, que já foi finalista em 2015, garantiu a primeira vaga do dia. O piloto largou em segundo e chegou em segundo na bateria inicial. O vencedor foi Olin Galli que, como ex-campeão da Seletiva, não pode mais participar do evento.
 
"Fiz duas provas muito boas e estou muito feliz por ter conquistado a vaga e estar de novo na final da Seletiva. Foi um alívio já conseguir na primeira prova do dia e a expectativa agora é muito boa para a final. Já tenho a experiência do ano passado e acho que isso vai ajudar", disse.
 
Bertoncello, que fará sua quarta final da Seletiva, foi o melhor na segunda bateria. Terminou em quarto lugar no geral. "Vai ser minha quarta final seguida. Meu objetivo é ganhar desta vez e acho que a experiência ajuda muito, porque a disputa da Seletiva é muito diferente dos outros campeonatos", destacou.
 
Como está com 18 anos, esta também será a última chance do gaúcho ser campeão. No ano passado, ele foi o terceiro colocado e já passou pelo programa de orientação da Seletiva de Kart Petrobras, com teste em categoria de base na Europa, em simulador de F1, treino em carros de turismo, entre outros. "Estou muito feliz em poder ter a chance de concorrer a tudo isso de novo", completou.
 
Okada será um dos estreantes na final da Seletiva 2016. O piloto conquistou a vaga pela soma dos pontos nas duas baterias. "Já tinha tentado me classificar no ano passado, na etapa do Maranhão, e não consegui. Mas agora deu certo e estou muito contente. Vou tentar me preparar bastante para a final", falou.
Lucas Okada, Gabriel Sereia e Bruno Bertoncello: os finalistas (Foto: Flávio Quick)
Agora já são nove finalistas definidos para a 18ª edição da Seletiva. Sereia, Bertoncello e Okada se juntam aos mineiros Gabriel Paturle, Matheus Tonussi e Gustavo Zwetkoff, aos gaúchos Pedro Goulart e Arthur Leist e ao paulista Marcel Coletta. Paturle e Leist também estavam correndo em Cascavel e foram bem.
 
Binho Carcasci, idealizador e organizador da Seletiva de Kart Petrobras, ficou satisfeito com os resultados e a mudança feita para a seleção das vagas em Cascavel em benefício dos pilotos. Ao invés de classificar os três primeiros na disputa da final da Copa Brasil, foram usadas as duas baterias. 
 
"Encontramos uma forma de aumentar as chances dos pilotos conseguirem as vagas, sem terem de apostar todas as fichas em uma única corrida. Premiamos os dois melhores em cada corrida e o maior pontuador e acho que foi bem bacana. Além disso, já tínhamos adotado este critério nas duas etapas classificatórias deste ano, em Minas Gerais e na Copa Petrobras Sorriso Campeão em São Paulo, e fiquei satisfeito por termos feito esta mudança em tempo, em benefício dos pilotos", explicou.
 
Do Sul, a Seletiva de Kart Petrobras voa longe e desembarca no Nordeste para a disputa da quarta e última etapa classificatória, no próximo dia 29, em Teresina, no Piauí. A disputa acontecerá dentro da Copa Norte de Kart, onde serão conhecidos os últimos três finalistas.
 
Os pilotos já classificados:
Gabriel Paturle (MG), 16 anos
Matheus Tonussi (MG), 15 anos
Gustavo Zwetkoff (MG), 16 anos
Pedro Goulart (RS), 16 anos
Marcel Coletta (SP), 14 anos
Arthur Leist (RS), 15 anos
Gabriel Sereia (SP), 17 anos
Bruno Bertoncello (RS), 18 anos
Lucas Okada (DF), 16 anos
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.