Vencedores da Seletiva de Kart Petrobras, Coletta, Okada e Sereia têm primeiro contato com monopostos na Itália

Pilotos premiados na Seletiva de Kart Petrobras, Marcel Coletta, Lucas Okada e Gabriel Sereia realizaram a primeira experiência em um carro de F4 nesta segunda-feira na Itália

A segunda-feira (12) foi especial para três jovens pilotos. Marcel Coletta, Lucas Okada e Gabriel Sereia, os três melhores pilotos da Seletiva de Kart Petrobras, tiveram o primeiro contato com um monopostos na Europa. Foi a primeira vez que os kartistas realizaram uma sessão de treinos em carros assim. O modelo utilizado foi um F4 da equipe italiana DieGi no novíssimo circuito Tazio Nuvolari, em Pavia, região da Lombardia. 

 
Nem mesmo a temperatura na casa dos 2ºC deixou o dia menos especial. Para Coletta, campeão da Seletiva, o primeiro contato foi ótimo. “No começo a pista estava muito difícil pelas condições climáticas. Muito frio e nevoa. Não dava para enxergar muito. Teve um momento que as minhas mãos quase congelaram. Quando a pista foi melhorando, fui pegando mais confiança no carro e no final do dia consegui melhor o meu tempo. Foi muito legal”, explicou o jovem piloto de 15 anos.
Gabriel Sereia na Itália (Foto: Fabio Oliveira)
Okada desceu do carro depois da sua primeira experiência muito emocionado. “Foi muito bom! Primeira vez que tenho contato com um carro de corrida e me senti realizado. O carro é muito bom e a equipe é sensacional. Amanhã quero aproveitar ainda mais esta experiência incrível”, comentou o jovem brasiliense.
 
Sereia trocou bastante informações com os engenheiros da DieGi e melhorou a cada saída de pista. A comparação entre karts e monopostos foi inevitável. “Foi uma experiência incrível hoje. É completamente diferente do kart. Você tem de chegar muito forte na curva para a aerodinâmica funcionar bem, o carro não escapar. Diferente do kart que temos que contornar um pouco mais lento. Fizemos alguns testes de acertos e fiquei feliz com a experiência”, disse Sereia.
Marcel Coletta (Foto: Fabio Oliveira)
Binho Carcasci, organizador da Seletiva de Kart Petrobras, comentou o treino dos jovens pilotos. “O dia de hoje foi especial por vários motivos. O primeiro deles é a gente ver um garoto entrando em um carro de corrida pela primeira vez na vida e sabendo que este é o sonho dele desde quando começou no kart. Isso é muito gratificante. Segundo, olhando um pouco mais para o lado técnico, é bacana de vê-los entrando nos carros e depois de 30, 40 voltas o quanto conseguiram evoluir, o quanto de informação ganharam, adquiriram dos engenheiros, do equipamento que não conheciam. Isso tudo é demonstração de talento. E isso que a gente quer. Que o talento seja valorizado. Ele saíram do Brasil vitoriosos e durante esta experiência, mostraram evolução. Isso é fantástico”, declarou.
 
Nesta terça-feira continuam os treinos no autódromo Tazio Nuvolari. Com a expectativa de uma melhora nas condições climáticas, os pilotos poderão usufruir ainda mais desta experiência.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.