Com oito pilotos em ação, Academia Shell Racing se espalha pelo mundo em busca de mais vitórias no fim de semana

Gianluca Petecof vai encarar a segunda etapa da F4 Alemã em Hockenheim. Diego Ramos vai acelerar pela Sprint Race no circuito uruguaio de Rivera. Bernardo Gentil, Gabriel Crepaldi e Felipe Baptista disputam mais uma etapa da Copa SP de Kart da Granja Viana neste fim de semana, enquanto Raphael Reis corre na retomada da Stock Light em Londrina, palco também da quarta etapa da Stock Car para Átila Abreu e Ricardo Zonta

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Com o desenrolar das temporadas de várias categorias ao redor do mundo, é natural que muitas delas aconteçam de forma simultânea aos finais de semana. E é assim que vai ser para a Academia Shell Racing entre 4 e 6 de maio, quando oito dos seus 11 pilotos integrantes do projeto em 2018 vão acelerar em três países distintos: Brasil, Uruguai e Alemanha. Todos com o mesmo objetivo: levar a Shell Racing ao topo do pódio.

 
Apenas três dos pilotos da Academia Shell Racing não vão estar em ação neste fim de semana: Gaetano Di Mauro, Lico Kaesemodel e Dennis Dirani se preparam para disputar a terceira etapa da Porsche Carrera Cup, que vai acontecer no próximo dia 12 de maio em Interlagos, no templo do automobilismo brasileiro.
Gianluca Petecof vem se destacando no início da sua jornada correndo nos monopostos (Foto: Prema Powerteam)
Do outro lado do Atlântico, Gianluca Petecof vai acelerar para a disputa da rodada tripla da segunda etapa da F4 Alemã, no lendário circuito de Hockenheim como prévia da abertura da temporada 2018 do DTM. Depois de bons resultados na estreia pela categoria e também na divisão italiana, onde subiu ao pódio na etapa de Adria, o paulista de 15 anos chega motivado para seguir sua curva de aprendizado e voltar a figurar entre os primeiros colocados na esteira de um começo de jornada nos monopostos bastante positiva, figurando como o melhor novato.

Petecof salientou a importância e a felicidade de correr em um circuito histórico e clássico como é Hockenheim. O piloto destacou também o foco em seguir evoluindo na F4, seu primeiro passo após a transição do kart para os carros de corrida. 

“É sempre especial estar guiando numa pista que recebe a F1, como Hockenheim, que tem bastante história. Já tive a oportunidade de estar presente em algumas pistas como Silverstone, Monza, Abu Dhabi, essas pistas maiores que recebem esses grandes eventos. Tanto a estrutura em volta como a pista em si, a sensação é incrível por poder estar ali. E neste ano, além de Hockenheim, vou ter Monza, Ímola — que já recebeu o GP de San Marino —, vou ter Nürburgring… então tem algumas pistas bem bacanas no calendário. Então pretendo continuar nosso trabalho que comecei na primeira etapa. Nossos treinos em Hockenheim foram bons, então agora é seguir em frente para buscar o melhor resultado possível”, declarou o piloto da Prema Powerteam e também da Academia da Ferrari.

 
Na América do Sul, Diego Ramos vai fazer sua segunda etapa como piloto da Sprint Race em Rivera, fronteiriça cidade uruguaia. Depois de impressionar na sua estreia em Curitiba, onde marcou logo de cara a pole-position, o jovem de 16 anos busca colocar à prova uma maior experiência com o carro depois de lidar com os problemas enfrentados na rodada dupla paranaense e ir ao pódio pela primeira vez correndo de carro. Ainda assim, Diego deixou boa impressão e planeja dar um salto de qualidade e performance no Uruguai.

"A minha expectativa é alta, espero repetir o que fiz na primeira etapa, quando conquistei a pole-position. Faltou um pouco de experiência em determinadas situações nas corridas. Agora, espero que dê tudo certo e que eu consiga levar a Academia Shell Racing para o lugar mais alto do pódio, além de trazer o troféu para casa", comentou Ramos.

Diego Ramos busca evolução após ter faturado a pole na sua estreia na Sprint Race, em Curitiba (Foto: Luciano Santos)
Já no Brasil, a Academia Shell Racing vai ter nada menos que seis pilotos em ação. Três deles no Kartódromo da Granja Viana neste fim de semana: Bernardo Gentil, Gabriel Crepaldi e Felipe Baptista. É a quarta etapa da Copa SP de Kart KGV e também a abertura do Torneio de Inverno, que compreende três rodadas, com abertura da rodada a partir desta sexta-feira (4). O fim de semana serve como preparação para o Brasileiro de Kart, que em 2018 vai ser realizado também na Granja Viana. 
 
Caçula da Academia Shell Racing em 2018, Bernardo, de oito anos, ocupa a quinta posição da classe Mirim e segue na luta pela sua primeira vitória, vindo embalado por pódios conquistados nas duas últimas etapas do campeonato. Já na classe Júnior, Gabriel Crepaldi é o grande destaque com quatro vitórias em seis corridas já disputadas, sendo o líder da categoria. Quem também lidera, porém na Graduados, é o campeão brasileiro da Sudam Júnior, Felipe Baptista, com duas vitórias e dois pódios.

O trio chega com a motivação em alta para a abertura do Torneio de Inverno na Granja Viana. "A expectativa é boa. Na corrida passada, eu andei bem, o kart estava muito bem acertado. Tive boas disputas com outros pilotos. Não venci por alguns erros que pretendo não repetir. Quero fazer uma boa corrida nesta quarta etapa", afirmou Bernardo, enquanto Crepaldi mantém a confiança. "Minha expectativa para esse fim de semana é manter a liderança do campeonato. Vou dar o máximo para conquistar mais uma etapa e conseguir uma boa vantagem para a disputa dos play-offs".

Por sua vez, Baptista ressaltou o bom desempenho que também vem conseguindo alcançar na Copa SP Light, disputada majoritariamente no Kartódromo de Aldeia da Serra. A meta é apenas uma só: seguir em alta. "Está sendo muito bom. Conseguimos assumir a liderança na Copa São Paulo na Granja e na Copa SP Light. Isso é bem legal. Acho que irei bem, pois o traçado é praticamente o mesmo. O que muda um pouco são as curvas 1 e 2. Vamos com tudo, espero manter o bom ritmo da última etapa e conseguir vencer novamente para ampliar ainda mais a vantagem no campeonato", destacou Felipe.

Gabriel Crepaldi faz uma temporada praticamente impecável na Copa SP Light de Kart (Foto: Bruno Gorski)
Saindo de Cotia, região metropolitana de São Paulo, e indo para Londrina, norte do Paraná, Raphael Reis volta a acelerar para a terceira etapa da temporada 2018 da Stock Light. O brasiliense aparece em quinto lugar no campeonato e tem um pódio conquistado na rodada dupla de Curitiba ao terminar em segundo na corrida 1. Reis está a apenas 12 pontos do líder do campeonato.

"Foram duas etapas nesse ano. A primeira não foi muito legal, tivemos problemas. Já a segunda foi melhor: conseguimos um pódio, tivemos o segundo melhor desempenho na pontuação total. Então, a gente vem nesse crescimento. Londrina tem uma pista que eu gosto muito. Vamos tentar sair com o máximo de pontos possíveis para subir ainda mais no campeonato", pontuou o dono do carro #77.

 
E no grid da principal categoria do automobilismo brasileiro, Átila Abreu e Ricardo Zonta disputam a quarta etapa da temporada 2018 da Stock Car. Com a previsão de muito calor em Londrina — expectativa de temperatura ambiente chegando a 32ºC —, a dupla da Shell V-Power, equipe comandada por Thiago Meneghel, chega confiante depois de um bom ritmo de corrida exibido na etapa do Velopark, um circuito travado e com características que lembram um pouco a da pista neste fim de semana.
Raphael Reis volta a acelerar na Stock Light neste fim de semana. Desta vez, em Londrina (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Zonta foi o último vencedor de uma corrida da Stock Car em Londrina ao triunfar em 2017. Átila também tem um histórico de pódios no Autódromo Internacional Ayrton Senna e tem outra lembrança pra lá de especial: foi lá que o piloto faturou seu primeiro título do Brasileiro de Kart, em 1999.

Quinto colocado na temporada 2018 da Stock Car, Zonta mostra muito otimismo e confiança no ritmo do carro #10 da Shell V-Power, equipe chefiada pelo engenheiro Thiago Meneghel. "Estamos cada vez mais competitivos e isso tem se confirmado a cada etapa. No Velopark, briguei até o fim pela vitória. Isso nos deixa cada vez mais animados para subirmos ainda mais na tabela de classificação. No ano passado, vencemos em Londrina, e a expectativa mais uma vez é de buscarmos um ótimo resultado", declarou.

O desafio da vez para Zonta e Átila é a quarta etapa da temporada 2018 da Stock Car em Londrina (Foto: José Mário Dias)

Por sua vez, Átila busca dar a volta por cima depois de enfrentar por três vezes seguidas problemas no câmbio, o que acabou por comprometer seu começo de temporada e os resultados obtidos nas três primeiras etapas. "A pista de Londrina é favorável para nós. Em 2017, estivemos competitivos, mas o que me anima bastante é que a performance do carro vem sendo bem melhor do que no ano passado em pistas em que não fomos bem. Esperamos virar esse jogo no campeonato e começar a pontuar para subir na tabela", salientou o sorocabano.

 
A expectativa é que, somadas as participações de todos os pilotos nas pistas neste fim de semana, a Academia Shell Racing alcance uma quilometragem recorde: o Kartódromo da Granja Viana tem 1.015 m de extensão, sendo o mais curto; já a pista de Hockenheim, onde Petecof vai acelerar, é a mais longa a ser desafiada pela Academia no fim de semana, com 4.574 m. Londrina e Rivera têm extensão semelhante: 3.055 m e 3.080 m.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.