Barrichello fala em “sentimento único” após ganhar Corrida do Milhão e vê Stock Car como “renascimento”

Novo vencedor da Stock Car, Rubens Barrichello exaltou a disputa que teve com Thiago Camilo durante a Corrida do Milhão em Goiânia e disse que, correndo no Brasil, tem a chance de agradecer por 19 anos de apoio que recebeu do público enquanto estava na F1

A Stock Car conheceu neste domingo (3) um novo vencedor — embora o nome dele seja bastante conhecido. Rubens Barrichello subiu ao degrau mais alto do pódio pela primeira vez desde que estreou na categoria no fim de 2012, e em grande estilo, triunfando justamente na prova mais importante do calendário: a Corrida do Milhão.

Ao descer do carro, Barrichello fez festa com o filho Eduardo em cima do carro e chegou a se emocionar com a vitória em Goiânia, a primeira que ele conquista em uma competição de carros desde o GP da Itália de 2009 — semana passada, ele venceu uma bateria do Brasileiro de Kart em Itu.

Apesar do currículo de 11 vitórias no Mundial de F1, o vice-campeão mundial de 2002 e 2004 se recusou a colocar o triunfo na Stock Car em um patamar inferior. Na verdade, contou que se trata de “um sentimento único”.

“O cara ganhou 11 vezes na F1, deve ser brincadeira. Não. É um renascimento, a Stock Car é uma nova chance”, declarou na entrevista coletiva que aconteceu após a prova. “A Stock Car está me dando a chance de agradecer pelos 19 anos que as pessoas me assistiram pela TV e nunca chegaram perto.” 

A cobertura completa da Corrida do Milhão no GRANDE PRÊMIO
As imagens do domingo da Stock Car em Goiânia
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Rubens Barrichello venceu a Corrida do Milhão (Foto: Bruno Terena)

Agradecimentos não foram poucos às equipes e aos patrocinadores, e o piloto creditou à vitória à chance que teve, no início da disputa, de poder administrar a situação.

Depois de manter a pole na largada, Barrichello teve um carro bom o bastante para abrir mais de 2s para Átila Abreu, então segundo colocado. Dessa forma, não precisou usar muitos push-to-pass para se defender e pôde guardar para o final. Fez a diferença, já que Thiago Camilo, que largou em quarto e caiu para sétimo na primeira volta, teve de abusar mais do artifício para alcançá-lo.

“Tínhamos um carro excelente desde a pole de ontem, e a corrida foi se desenvolvendo de uma forma que eu tinha controle e resolvi economizar o push. Foi o que me salvou para a vitória. Fizemos um ótimo pit, os meninos estavam brilhantes”, comentou.

A respeito da batalha com o #21, que já ganhou duas vezes a Corrida do Milhão e que havia vencido em Goiânia no mês de junho, colocou como momento chave a manobra em X no final da reta dos boxes. “A utilização do push foi no momento certo”, apontou.

Barrichello também destacou como sua experiência de vida no automobilismo fez diferença na disputa da Corrida do Milhão ao ser perguntado sobre a marca que derrubou: o pole nunca havia vencido a prova milionária da Stock Car.

“Se falta um pouquinho de experiência na Stock Car, sobra a de carro de corrida e a experiência de vida, de ter vivido tantas situações. Quando alguém traz essa história para você, um tabu, se você entra, pode se tornar uma dificuldade. Nunca foquei naquilo porque as situações de vida e as dificuldades estão ali para serem vivenciadas, e a cada vez você trocar um tabu.

O destino do prêmio

Como de costume, equipe e piloto dividem o prêmio da Corrida do Milhão, portanto, metade da quantia vai para os cofres da Full Time. A outra fica com Barrichello, que prometeu colocar parte no Instituto Barrichello Kanaan e ainda brincou que vai reservar uma quantia para bancar a carreira dos filhos Fernando e Eduardo no automobilismo.

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' a Corrida do Milhão da Stock Car em Goiânia com os repórteres Renan do Couto e Gabriel Curty. Acompanhe o noticiário aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.