Brito voa no fim e crava melhor tempo no primeiro treino livre para etapa decisiva em Curitiba. Barrichello é 5º

Coube a Valdeno Brito cravar o melhor tempo desta sexta-feira (28) em Curitiba, no primeiro treino livre para a etapa final e decisiva da Stock Car em 2014. O paraíbano voou no minuto final da sessão com 1min18s907 e se colocou na ponta na atividade inicial, com uma vantagem de 0s100 para Átila Abreu. Thiago Camilo ficou em terceiro. Líder do campeonato, Rubens Barrichello ainda completou a sessão em quinto

Foi a volta voadora em 1min18s907 que deu a Valdeno Brito o posto de líder no treino livre que abriu as atividades da Stock Car em Curitiba, palco da decisão do título e última etapa da temporada 2014. O paraibano ainda foi 0s1 mais veloz que o segundo, Átila Abreu, que também saltou para a ponta nos últimos instantes.

Thiago Camilo também se colocou bem em terceiro. Os três superaram Ricardo Maurício, que liderava na parte final. Líder do campeonato, Rubens Barrichello também melhorou no fim e obteve o quinto tempo.

Valdeno Brito liderou TL1 em Curitiba (Foto: Marcus Cicarello/Hyset/RF1)

Confira como foi o primeiro treino livre da Stock Car em Curitiba

Com temperaturas amenas nesta tarde de sexta-feira (28) em Curitiba, a Stock Car saiu, liderado pelo primeiro grupo, para as atividades inicias do fim de semana decisivo da categoria em 2014. E quem iniciou a sessão na ponta foi Denis Navarro, com 1min19s771. Ele precisou de apenas três voltas para alcançar a marca. Um dos oito postulantes ao título, Allam Khodair logo se colocou em segundo, seguido por Júlio Campos e Nonô Figueiredo.

Não demorou, e a tabela sofreu a primeira grande mudança, com Raphael Matos saltando para a ponta, apenas 0s024 do tempo de Navarro. Max Wilson se infiltrou em sexto, à frente de Gabriel Casagrande, Popó Bueno, Cacá Bueno e Bia Figueiredo.

Aí a sessão entrou em bandeira vermelha por conta de Vitor Genz, que se viu parado na pista e precisou de ajuda para retornar aos boxes. A paralisação foi curta e logo o grupo 1 voltou à pista.

E neste retorno, Matos tratou de baixar sua marca para 1min19s664, colocando 0s107 em cima de Navarro. Khodair, Campos e Nonô continuavam fechando a lista dos cinco primeiros. Só que aí Nonô achou uma volta limpa e tacou 1min19s376. P1 para o piloto da AMG. A marca já era quase 0s3 melhor que a de Matos. Durou pouco a diferença.

Khodair subiu para segundo, com um tempo apenas 0s092 mais lento que o líder. Max Wilson também veio bem e se colocou em terceiro, a 0s140 de Nonô. Cacá Bueno aproveitou o embalo. Pulou para quinto, antes de virar 1min19s266 e tomar a liderança. Isso tudo com um minuto para o fim da sessão do grupo inicial.

Quando o segundo grupo foi à pista, o tempo a ser batido era do de Cacá Bueno: 1min19s266. E quase todo mundo tratou de deixar os boxes assim que a parte final da sessão foi autorizada. E o melhor nestes instantes iniciais foi Marcos Gomes, com 1min20s365. O tempo o colocou apenas em 15º, entretanto.


Mas o grupo 2 foi avançando mesmo com Daniel Serra, Thiago Camilo e Átila Abreu. Rapidamente, o piloto da Red Bull surgiu em sexto, com 1min19s576. Camilo veio uma posição pior, mas logo à frente do vice-líder. Enquanto isso, o líder do campeonato, Rubens Barrichello, vinha apenas em 23º, a 0s9 de Cacá, que seguia na ponta.
No fim, o segundo grupo veio forte, e a tabela mudou rapidamente. Primeiro, Ricardo Maurício apareceu em primeiro, superando Cacá Bueno, que ficou grande parte da sessão na frente. Junto com Ricardinho, Daniel Serra se colocou em segundo.

Aí veio Camilo e  Brito, com vantagem para o segundo, que cravou 1min18s907, para garantir a liderança. Átila Abreu surgiu em segundo logo depois, empurrando Camilo para terceiro. Maurício ficou em quarto, enquanto Barrichello ainda conseguiu se colocar em quinto.

Cacá fechou mesmo em sexto, à frente de Antonio Pizzonia. Ambos estão na luta pelo título. Entre os demais postulantes, Khodair obteve o 11º tempo. Julio Campos terminou em 13º, uma posição à frente de Sergio Jimenez.

AS PAZES COM O TÍTULO?

Rubens Barrichello desembarca neste fim de semana em Curitiba na condição de favorito ao título da Stock Car. O piloto precisa apenas de um quarto lugar para garantir a faixa de campeão. É a primeira vez em 23 anos de carreira que Barrichello, 42 anos, vai viver uma etapa efetivamente decisiva.

A última vez em que isso aconteceu foi em 1991, quando conquistou o título da F3 Inglesa. Naquela época, o brasileiro já chamava atenção pelos resultados vitoriosos no kart e estava só em sua terceira temporada nos monopostos.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Stock Car, Curitiba, treino livre 1:

1 77 VALDENO BRITO PB WA MATTHEIS Chevrolet 1:18.907   18
2 5 ÁTILA ABREU SP AMG Chevrolet 1:19.007 +0.100 17
3 21 THIAGO CAMILO SP RCM Chevrolet 1:19.025 +0.118 19
4 90 RICARDO MAURÍCIO SP RC Chevrolet 1:19.151 +0.244 18
5 111 RUBENS BARRICHELLO SP FULL TIME Chevrolet 1:19.197 +0.290 16
6 0 CACÁ BUENO RJ RED BULL Chevrolet 1:19.266 +0.359 15
7 1 ANTONIO PIZZONIA AM MICO'S Peugeot 1:19.281 +0.374 17
8 88 FELIPE FRAGA PA VOGEL Chevrolet 1:19.308 +0.401 18
9 29 DANIEL SERRA SP RED BULL Chevrolet 1:19.343 +0.436 15
10 11 NONÔ FIGUEIREDO SP AMG Chevrolet 1:19.376 +0.469 13
11 18 ALLAM KHODAIR SP FULL TIME Chevrolet 1:19.403 +0.496 15
12 65 MAX WILSON SP RC Chevrolet 1:19.516 +0.609 18
13 4 JÚLIO CAMPOS PR MICO'S Peugeot 1:19.570 +0.663 16
14 73 SÉRGIO JIMENEZ SP VOXX Peugeot 1:19.610 +0.703 17
15 2 RAPHAEL MATOS MG HOT CAR Chevrolet 1:19.664 +0.757 17
16 70 DIEGO NUNES SP C2 Chevrolet 1:19.728 +0.821 17
17 5 DENIS NAVARRO SP VOXX Peugeot 1:19.771 +0.864 18
18 12 LUCAS FORESTI DF BASSANI Peugeot 1:19.794 +0.887 18
19 12 RICARDO ZONTA PR RZ Chevrolet 1:19.799 +0.892 15
20 10 POPÓ BUENO RJ WA MATTHEIS Chevrolet 1:19.889 +0.982 14
21 74 TUKA ROCHA RJ RZ Chevrolet 1:19.943 +1.036 18
22 100 BIA FIGUEIREDO SP PRO GP Chevrolet 1:19.967 +1.060 17
23 80 MARCOS GOMES SP CARLOS ALVES Peugeot 1:19.982 +1.075 11
24 83 GABRIEL CASAGRANDE PR C2 Chevrolet 1:20.040 +1.133 13
25 46 VITOR GENZ RS BOETTGER Peugeot 1:20.052 +1.145 12
26 8 RAFAEL SUZUKI SP PRO GP Chevrolet 1:20.088 +1.181 18
27 28 GALID OSMAN SP RCM Chevrolet 1:20.100 +1.193 14
28 110 FELIPE LAPENNA SP HOT CAR Chevrolet 1:20.123 +1.216 15
29 14 LUCIANO BURTI SP VOGEL Chevrolet 1:20.232 +1.325 17
30 57 FELIPE TOZZO SC BOETTGER Peugeot 1:20.452 +1.545 14
31 82 ALCEU FELDMANN SP HANIER Peugeot 1:20.472 +1.565 15
32 72 FÁBIO FOGAÇA SP CARLOS ALVES Peugeot 1:20.565 +1.658 16
33 7 BETO CAVALEIRO SP HANIER Peugeot 1:21.186 +2.279 19
GRANDE PRÊMIO NO
MUNDIAL DE ENDURANCE

O fim de semana também tem a etapa final do Mundial de Endurance (WEC) em Interlagos e vai contar com a volta às pistas de Emerson Fittipaldi. O bicampeão da F1 e campeão da Indy vai guiar uma Ferrari 458 Italia.

As 6 Horas de São Paulo vão marcar também a disputa de título entre as equipes Toyota e Audi e a despedida do maior piloto da história do endurance, Tom Kristensen.

O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o WEC em Interlagos com os jornalistas Renan do Couto e Gabriel Curty e os blogueiros Flavio Gomes e Rodrigo Mattar. Acompanhe tudo aqui.

BLOND. JANE BLOND

Diante da pior temporada de seus últimos 22 anos — sem nenhuma vitória —, a Ferrari resolveu reagir não só mudando de piloto, chefe de equipe e outras pessoas importantes de sua cúpula. E um dos pontos de partida está em descobrir os segredos de quem fez um dos melhores carros da história da F1.

Assim, a Ferrari fez uso de um espião nos testes em Abu Dhabi. Um espião, não. Uma espiã. Que logo foi batizada por 'Jane Blond', em alusão à famosa personagem de James Bond.

Leia a ESPIONAGEM/REPORTAGEM completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.