Brito voa no fim e crava melhor tempo no primeiro treino livre para etapa decisiva em Curitiba. Barrichello é 5º
Coube a Valdeno Brito cravar o melhor tempo desta sexta-feira (28) em Curitiba, no primeiro treino livre para a etapa final e decisiva da Stock Car em 2014. O paraíbano voou no minuto final da sessão com 1min18s907 e se colocou na ponta na atividade inicial, com uma vantagem de 0s100 para Átila Abreu. Thiago Camilo ficou em terceiro. Líder do campeonato, Rubens Barrichello ainda completou a sessão em quinto
Thiago Camilo também se colocou bem em terceiro. Os três superaram Ricardo Maurício, que liderava na parte final. Líder do campeonato, Rubens Barrichello também melhorou no fim e obteve o quinto tempo.
Confira como foi o primeiro treino livre da Stock Car em Curitiba
Relacionadas
Com temperaturas amenas nesta tarde de sexta-feira (28) em Curitiba, a Stock Car saiu, liderado pelo primeiro grupo, para as atividades inicias do fim de semana decisivo da categoria em 2014. E quem iniciou a sessão na ponta foi Denis Navarro, com 1min19s771. Ele precisou de apenas três voltas para alcançar a marca. Um dos oito postulantes ao título, Allam Khodair logo se colocou em segundo, seguido por Júlio Campos e Nonô Figueiredo.
Não demorou, e a tabela sofreu a primeira grande mudança, com Raphael Matos saltando para a ponta, apenas 0s024 do tempo de Navarro. Max Wilson se infiltrou em sexto, à frente de Gabriel Casagrande, Popó Bueno, Cacá Bueno e Bia Figueiredo.
Aí a sessão entrou em bandeira vermelha por conta de Vitor Genz, que se viu parado na pista e precisou de ajuda para retornar aos boxes. A paralisação foi curta e logo o grupo 1 voltou à pista.
E neste retorno, Matos tratou de baixar sua marca para 1min19s664, colocando 0s107 em cima de Navarro. Khodair, Campos e Nonô continuavam fechando a lista dos cinco primeiros. Só que aí Nonô achou uma volta limpa e tacou 1min19s376. P1 para o piloto da AMG. A marca já era quase 0s3 melhor que a de Matos. Durou pouco a diferença.
Khodair subiu para segundo, com um tempo apenas 0s092 mais lento que o líder. Max Wilson também veio bem e se colocou em terceiro, a 0s140 de Nonô. Cacá Bueno aproveitou o embalo. Pulou para quinto, antes de virar 1min19s266 e tomar a liderança. Isso tudo com um minuto para o fim da sessão do grupo inicial.
Quando o segundo grupo foi à pista, o tempo a ser batido era do de Cacá Bueno: 1min19s266. E quase todo mundo tratou de deixar os boxes assim que a parte final da sessão foi autorizada. E o melhor nestes instantes iniciais foi Marcos Gomes, com 1min20s365. O tempo o colocou apenas em 15º, entretanto.
Mas o grupo 2 foi avançando mesmo com Daniel Serra, Thiago Camilo e Átila Abreu. Rapidamente, o piloto da Red Bull surgiu em sexto, com 1min19s576. Camilo veio uma posição pior, mas logo à frente do vice-líder. Enquanto isso, o líder do campeonato, Rubens Barrichello, vinha apenas em 23º, a 0s9 de Cacá, que seguia na ponta.
Aí veio Camilo e Brito, com vantagem para o segundo, que cravou 1min18s907, para garantir a liderança. Átila Abreu surgiu em segundo logo depois, empurrando Camilo para terceiro. Maurício ficou em quarto, enquanto Barrichello ainda conseguiu se colocar em quinto.
Cacá fechou mesmo em sexto, à frente de Antonio Pizzonia. Ambos estão na luta pelo título. Entre os demais postulantes, Khodair obteve o 11º tempo. Julio Campos terminou em 13º, uma posição à frente de Sergio Jimenez.
Rubens Barrichello desembarca neste fim de semana em Curitiba na condição de favorito ao título da Stock Car. O piloto precisa apenas de um quarto lugar para garantir a faixa de campeão. É a primeira vez em 23 anos de carreira que Barrichello, 42 anos, vai viver uma etapa efetivamente decisiva.
A última vez em que isso aconteceu foi em 1991, quando conquistou o título da F3 Inglesa. Naquela época, o brasileiro já chamava atenção pelos resultados vitoriosos no kart e estava só em sua terceira temporada nos monopostos.
Stock Car, Curitiba, treino livre 1:
1 | 77 | VALDENO BRITO | PB | WA MATTHEIS Chevrolet | 1:18.907 | 18 | |
2 | 5 | ÁTILA ABREU | SP | AMG Chevrolet | 1:19.007 | +0.100 | 17 |
3 | 21 | THIAGO CAMILO | SP | RCM Chevrolet | 1:19.025 | +0.118 | 19 |
4 | 90 | RICARDO MAURÍCIO | SP | RC Chevrolet | 1:19.151 | +0.244 | 18 |
5 | 111 | RUBENS BARRICHELLO | SP | FULL TIME Chevrolet | 1:19.197 | +0.290 | 16 |
6 | 0 | CACÁ BUENO | RJ | RED BULL Chevrolet | 1:19.266 | +0.359 | 15 |
7 | 1 | ANTONIO PIZZONIA | AM | MICO'S Peugeot | 1:19.281 | +0.374 | 17 |
8 | 88 | FELIPE FRAGA | PA | VOGEL Chevrolet | 1:19.308 | +0.401 | 18 |
9 | 29 | DANIEL SERRA | SP | RED BULL Chevrolet | 1:19.343 | +0.436 | 15 |
10 | 11 | NONÔ FIGUEIREDO | SP | AMG Chevrolet | 1:19.376 | +0.469 | 13 |
11 | 18 | ALLAM KHODAIR | SP | FULL TIME Chevrolet | 1:19.403 | +0.496 | 15 |
12 | 65 | MAX WILSON | SP | RC Chevrolet | 1:19.516 | +0.609 | 18 |
13 | 4 | JÚLIO CAMPOS | PR | MICO'S Peugeot | 1:19.570 | +0.663 | 16 |
14 | 73 | SÉRGIO JIMENEZ | SP | VOXX Peugeot | 1:19.610 | +0.703 | 17 |
15 | 2 | RAPHAEL MATOS | MG | HOT CAR Chevrolet | 1:19.664 | +0.757 | 17 |
16 | 70 | DIEGO NUNES | SP | C2 Chevrolet | 1:19.728 | +0.821 | 17 |
17 | 5 | DENIS NAVARRO | SP | VOXX Peugeot | 1:19.771 | +0.864 | 18 |
18 | 12 | LUCAS FORESTI | DF | BASSANI Peugeot | 1:19.794 | +0.887 | 18 |
19 | 12 | RICARDO ZONTA | PR | RZ Chevrolet | 1:19.799 | +0.892 | 15 |
20 | 10 | POPÓ BUENO | RJ | WA MATTHEIS Chevrolet | 1:19.889 | +0.982 | 14 |
21 | 74 | TUKA ROCHA | RJ | RZ Chevrolet | 1:19.943 | +1.036 | 18 |
22 | 100 | BIA FIGUEIREDO | SP | PRO GP Chevrolet | 1:19.967 | +1.060 | 17 |
23 | 80 | MARCOS GOMES | SP | CARLOS ALVES Peugeot | 1:19.982 | +1.075 | 11 |
24 | 83 | GABRIEL CASAGRANDE | PR | C2 Chevrolet | 1:20.040 | +1.133 | 13 |
25 | 46 | VITOR GENZ | RS | BOETTGER Peugeot | 1:20.052 | +1.145 | 12 |
26 | 8 | RAFAEL SUZUKI | SP | PRO GP Chevrolet | 1:20.088 | +1.181 | 18 |
27 | 28 | GALID OSMAN | SP | RCM Chevrolet | 1:20.100 | +1.193 | 14 |
28 | 110 | FELIPE LAPENNA | SP | HOT CAR Chevrolet | 1:20.123 | +1.216 | 15 |
29 | 14 | LUCIANO BURTI | SP | VOGEL Chevrolet | 1:20.232 | +1.325 | 17 |
30 | 57 | FELIPE TOZZO | SC | BOETTGER Peugeot | 1:20.452 | +1.545 | 14 |
31 | 82 | ALCEU FELDMANN | SP | HANIER Peugeot | 1:20.472 | +1.565 | 15 |
32 | 72 | FÁBIO FOGAÇA | SP | CARLOS ALVES Peugeot | 1:20.565 | +1.658 | 16 |
33 | 7 | BETO CAVALEIRO | SP | HANIER Peugeot | 1:21.186 | +2.279 | 19 |
MUNDIAL DE ENDURANCE
O fim de semana também tem a etapa final do Mundial de Endurance (WEC) em Interlagos e vai contar com a volta às pistas de Emerson Fittipaldi. O bicampeão da F1 e campeão da Indy vai guiar uma Ferrari 458 Italia.
As 6 Horas de São Paulo vão marcar também a disputa de título entre as equipes Toyota e Audi e a despedida do maior piloto da história do endurance, Tom Kristensen.
O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o WEC em Interlagos com os jornalistas Renan do Couto e Gabriel Curty e os blogueiros Flavio Gomes e Rodrigo Mattar. Acompanhe tudo aqui.
Diante da pior temporada de seus últimos 22 anos — sem nenhuma vitória —, a Ferrari resolveu reagir não só mudando de piloto, chefe de equipe e outras pessoas importantes de sua cúpula. E um dos pontos de partida está em descobrir os segredos de quem fez um dos melhores carros da história da F1.
Assim, a Ferrari fez uso de um espião nos testes em Abu Dhabi. Um espião, não. Uma espiã. Que logo foi batizada por 'Jane Blond', em alusão à famosa personagem de James Bond.