Camilo passa Barrichello no fim, deixa azar para trás e inicia despedida da RCM com vitória na corrida 2 em Curitiba

A vitória na corrida 2 da etapa de Curitiba parecia estar destinada a Rubens Barrichello. Mas a entrada do safety-car no fim da corrida juntou todo o grid e deu uma grande chance para Thiago Camilo tentar a vitória. Faltando duas voltas, o piloto, que está deixando a RCM no fim da temporada, fez a ultrapassagem e partiu para vencer sua primeira corrida em 2016

A vitória na corrida 2 da etapa de Curitiba da Stock Car, disputada na tarde deste domingo (16), tinha a cara de Rubens Barrichello, que fez tudo certo no quesito estratégia. Mas a entrada do safety-car — em razão da batida de Felipe Lapenna — no fim da corrida, juntou todo o grid e proporcionou que Thiago Camilo, que tinha excelente ritmo, se aproximasse de Rubens, que já estava 7s à frente do restante do pelotão. Em meio a todo o azar vivido em 2016, Camilo desta vez sentiu o gostinho da sorte. Com uma ultrapassagem restando duas voltas para a bandeirada final, Thiago conquistou a liderança e partiu rumo à sua primeira vitória em 2016. Um belo começo de despedida da RCM, já que em 2017 o paulista vai correr pela equipe de Andreas Mattheis.

Barrichello ainda conseguiu terminar em segundo lugar e somou pontos importantes para o campeonato na sua disputa pelo título contra Felipe Fraga. Rubens terminou a 0s941 de Camilo, mas também teve de suportar até o fim a pressão imposta por Max Wilson, que largou em último lugar e terminou no pódio. Wilson conseguiu superar o bom desempenho de Vitor Genz, que flertou com o pódio, mas cruzou a linha de chegada em quarto com o carro da Carlos Alves. Galid Osman, companheiro de equipe de Camilo e que já venceu em 2016, em Goiânia, fechou o rol dos cinco primeiros.

Piloto da Vogel, Denis Navarro foi o sexto colocado, à frente de Sergio Jimenez, que mesmo depois de ter sido tocado por Néstor 'Bebu' Girolami e ter escapado para fora da pista, reagiu e finaizou em sétimo, logo à frente do argentino. Danilo Dirani, por sua vez, foi o nono colocado, com Gabriel Casagrande completando a lista dos dez primeiros. 

Com os resultados deste fim de semana em Curitiba, Felipe Fraga, que venceu a corrida 1 e terminou a segunda prova em 14º, agora lidera o campeonato com 227 pontos, respeitáveis 44 à frente de Barrichello. Valdeno Brito segue na briga, porém um pouco mais distante dos líderes, e soma 164, enquanto Max tem 148 e Daniel Serra fecha o top-5 do campeonato com 140.

A décima etapa da temporada 2016 da Stock Car vai ser disputada no dia 6 de novembro no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Thiago Camilo voltou a vencer na Stock Car (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

Saiba como foi a corrida 2 da etapa de Curitiba da Stock Car

Galid Osman, Max Wilson, Marcos Gomes, Thiago Camilo, Bia Figueiredo e Felipe Lapenna foram os pilotos que optaram por largar do pit-lane na corrida 2 em Curitiba. Na pista, Raphael Abbate largava da primeira posição, com Tuka Rocha em segundo e Cacá Bueno em terceiro. Mas, de todos os pilotos do grid, quem tinha mais vantagem era Rubens Barrichello, o primeiro dentre os pilotos que já haviam feito o pit-stop na corrida 1.

Bem diferente da primeira prova, a segunda foi marcada por um incidente na largada, envolvendo justamente o pole, Abbate, que acabou se chocou com o carro de Julio Campos, coms os dois levando a pior e ficando na área de escape do S após a reta dos boxes. Assim, Cacá Bueno assumiu a liderança da prova. Ainda na primeira volta, Valdeno Brito foi outro que rodou, mas conseguiu voltar à pista.

Ao fim da primeira volta, o que se viu foi uma enorme fila de pilotos que foram para os boxes. Cacá foi um dos que não foi, assim como Barrichello e aqueles que já tinham feito a parada na corrida 1. Mas com o pit-stop do pentacampeão, Barrichello subiu para a ponta, com Xandinho Negrão em segundo e Guga Lima em terceiro, além de Vitor Genz, em quarto, e Ricardo Zonta fechando o top-5.

Xandinho Negrão chegou a andar em segundo na primeira parte da corrida (Foto: Vanderley Soares/FG Com)

Fraga vinha em 24º, bem longe dos pontos na segunda corrida do fim de semana, enquanto Barrichello abria vantagem confortável para vencer e ao menos sobreviver na luta pelo título. A ordem dos cinco primeiros permanecia com Rubens na frente, seguido por Negrão e por Vitor Genz, em terceiro, enquanto Átila e Denis Navarro completavam a lista.

Lucas Foresti, Ricardo Zonta e Diego Nunes entravam nos boxes, enquanto Rafael Suzuki passava reto no S da grande reta do circuito paranaense. Na volta seguinte, Néstor 'Bebu' Girolami e Sergio Jimenez se tocaram, com o piloto da Cavaleiro levando a pior e rodando na entrada do S.

Com a entrada nos boxes de Xandinho Negrão, Genz assumia o segundo lugar, mas a diferença para Barrichello era enorme, de pouco mais de 8s. Ou seja, apenas um grande problema poderia tirar de Rubens a vitória no desfecho da rodada dupla de Curitiba. Átila, que também foi ao pódio em Londrina na corrida 2, como Genz e Barrichello, vinha em terceiro. Mas a sequência foi quebrada quando Camilo fez a ultrapassagem sobre Átila e assumia o terceiro lugar.

A jornada do sorocabano Átila teve fim pouco depois, com seu carro bastante lento parando na reta dos boxes. Quem também teve de encerrar de forma prematura sua participação na corrida era Felipe Lapenna, que bateu seu carro contra a barreira de proteção. Assim, a direção de prova acionou o safety-car, o que embolou novamente os pilotos, além de tornar o desfecho da corrida bastante imprevisível. Barrichello vinha em primeiro, seguido por Camilo e Genz, enquanto Max Wilson aparecia em quarto, à frente de Denis Navarro.

O safety-car deixou Barrichello em dificuldades, sobretudo quando a corrida foi retomada. Camilo usava e abusava do push-to-pass para atacar o piloto da Full Time. E, com duas voltas para o fim, Thiago finalmente fez a ultrapassagem e assumiu a liderança da corrida, tendo uma chance de ouro de tirar de vez a zica que tanto o atormenta em 2016. Max Wilson também seguia bem próximo, em terceiro lugar.

Mas, no fim das contas, Thiago finalmente teve a chance de comemorar uma vitória em 2016, superando na raça Barrichello e sua estratégia. Sem dúvidas, um belo começo de despedida da RCM.

Stock Car, Curitiba, Corrida 2, Classificação final:

1 21 THIAGO CAMILO SP RCM Chevrolet 31:35.222  
2 111 RUBENS BARRICHELLO SP FULL TIME Chevrolet +0.941  
3 65 MAX WILSON SP RC Chevrolet +1.462  
4 46 VITOR GENZ RS CARLOS ALVES Peugeot +3.370  
5 28 GALID OSMAN SP RCM Chevrolet +4.381  
6 5 DENIS NAVARRO SP VOGEL Chevrolet +5.395  
7 73 SÉRGIO JIMENEZ SP CAVALEIRO Peugeot +6.580  
8 63 NESTOR GIROLAMI ARG CARLOS ALVES Peugeot +7.308  
9 56 DANILO DIRANI SP RZ Chevrolet +7.619  
10 83 GABRIEL CASAGRANDE PR C2 Chevrolet +8.074  
11 8 RAFAEL SUZUKI SP VOGEL Chevrolet +8.353  
12 18 ALLAM KHODAIR SP FULL TIME Chevrolet +8.765  
13 29 DANIEL SERRA SP RED BULL Chevrolet +8.998  
14 88 FELIPE FRAGA PA CIMED Peugeot +11.818  
15 0 CACÁ BUENO RJ RED BULL Chevrolet +13.117  
16 25 TUKA ROCHA SP RZ Chevrolet +13.243  
17 9 GUGA LIMA PR TMG Chevrolet +13.585  
18 90 RICARDO MAURÍCIO SP RC Chevrolet +56.421  
19 3 BIA FIGUEIREDO SP BASSANI Peugeot +2 voltas NC
20 77 VALDENO BRITO PB TMG Chevrolet +3 voltas NC
21 51 ÁTILA ABREU SP A.MATTHEIS Chevrolet +6 voltas NC
22 110 FELIPE LAPENNA SP HOT CAR Chevrolet +8 voltas NC
23 80 MARCOS GOMES SP CIMED Peugeot +9 voltas NC
24 99 XANDINHO NEGRÃO SP CAVALEIRO Peugeot +12 voltas NC
25 70 DIEGO NUNES SP BASSANI Chevrolet +17 voltas NC
26 10 RICARDO ZONTA PR A.MATTHEIS Chevrolet +17 voltas NC
27 12 LUCAS FORESTI DF FULL TIME PRO GP Chevrolet +17 voltas NC
28 26 RAPHAEL ABBATE SP HOT CAR Chevrolet +23 voltas NC
29 4 JÚLIO CAMPOS PR C2 Chevrolet +23 voltas NC
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.