Stock Car
23/04/2017 13:50

Camilo vence de forma dominante corrida 1 da Stock Car no Velopark e assume liderança da temporada 2017

Thiago Camilo liderou a corrida praticamente de ponta a ponta e conquistou sua primeira vitória na temporada 2017 da Stock Car. Daniel Serra fechou em quarto e foi ultrapassado por Camilo na liderança do campeonato. Cacá Bueno foi o segundo e Ricardo Maurício completou o pódio
Warm Up, do Velopark / FERNANDO SILVA,  do Velopark
 Thiago Camilo (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

 

Thiago Camilo veio, viu e venceu. Com grande performance desde o início da corrida que abriu a rodada dupla do Velopark, a segunda da temporada 2017 da Stock Car, neste domingo (23), o paulista faturou seu primeiro triunfo correndo pela equipe chefiada por Andreas Mattheis. E foi uma vitória que veio de forma categórica: com pole-position e liderança de praticamente todas as voltas da prova, exceção feita ao período de janela de pit-stop obrigatório. Com o resultado e o quarto lugar logrado por Daniel Serra, Camilo assumiu a liderança do campeonato. Agora, o piloto de 32 anos tem 63 pontos, contra 61 de Daniel Serra. Foi a primeira vitória de Thiago no Velopark, uma pista dominada por Andreas Mattheis.

Cacá Bueno se segurou na raça depois de sofrer intensa pressão de Ricardo Maurício e garantiu seu primeiro pódio correndo pela Cimed, fechando a disputa em segundo lugar. Ricardinho, mesmo sofrendo com problemas na direção hidráulica do carro da Eurofarma, garantiu o terceiro lugar na prova.

No fim da disputa, Serra conseguiu fazer a ultrapassagem sobre Marcos Gomes e garantiu um quarto lugar muito importante para o campeonato. Gomes foi o quinto, seguido por Max Wilson. Rubens Barrichello ganhou a posição de Valdeno Brito nas últimas voltas e terminou em sétimo, à frente do paraibano da Carlos Alves/Eisenbahn. Gabriel Casagrande, que fez boa corrida, foi o nono, enquanto o campeão Felipe Fraga passou Tuka Rocha quase na linha de chegada, garantiu o top-10 e a primeira posição do grid na corrida 2, que tem largada para logo mais, às 14h10 (hora de Brasília).
Thiago Camilo brilhou de novo e faturou uma vitória categórica no Velopark (Foto: Duda Bairros/Vicar)
Saiba como foi a corrida 1 da Stock Car no Velopark


Antes mesmo da largada, um dos grandes favoritos à vitória no Velopark enfrentava problemas. Na volta que o levou ao grid de largada, Ricardo Maurício, terceiro no alinhamento inicial, enfrentou uma falha na direção hidráulica, o que sempre torna muito difícil a condução do carro da Stock Car. Ricardinho largou só atrás do pole Thiago Camilo e de Cacá Bueno.

Camilo sustentou a liderança após a largada no Velopark, com Cacá logo atrás, em segundo. Os ponteiros conseguiram largar sem problemas, mas Vitor Genz acabou perdendo o controle do seu carro #46. Pior para Átila Abreu e Ricardo Zonta, que estavam ao lado do gaúcho e passaram pela grama. Zonta bateu na barreira de pneus e teve seu carro avariado, recolhendo para os boxes para se preparar para a corrida 2.

A direção de prova acionou o safety-car porque considerou que Zonta, que retornou à pista, acabou ficando parado em uma posição perigosa. A corrida foi retomada na quinta volta com Thiago em primeiro, Cacá logo atrás, seguido por Ricardo Maurício, Max Wilson, Marcos Gomes, Daniel Serra, Valdeno Brito, Rubens Barrichello, Tuka Rocha e Gabriel Casagrande. Em corrida de recuperação, Felipe Fraga já vinha em 11º.
Daniel Serra não conseguiu lutar de fato pela vitória no Velopark (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)
Serrinha conseguiu passar Max Wilson e subiu para quinto. Valdeno, em seguida, também fez a ultrapassagem sobre Max e ganhou uma posição, enquanto Fraga já era o décimo depois de ter passado Casagrande, que lutava por posição contra Lucas Foresti. A prova, de fato, era de belas brigas, motivadas pela competitividade dos pilotos, pelo acionamento do botão de ultrapassagem e também pelas características da pista do Velopark.

Lá na frente, Camilo não tinha vida tranquila, mas conseguia se sustentar na frente, com Cacá um pouco mais atrás e Ricardinho lutando com o problema na direção hidráulica para manter o terceiro lugar. Fraga voltava a brigar por posição contra Casagrande, enquanto Wilson retomava o sexto lugar de Valdeno.

Enquanto Gomes pressionava Maurício pelo terceiro lugar, a corrida se aproximava da abertura da janela de pit-stop obrigatório. Quando os primeiros pilotos foram liberados para o reabastecimento, Serrinha chegou a subir para a liderança. Camilo voltou bem à frente de Cacá, que passou a ser pressionado por Ricardinho, enquanto Gomes estava logo atrás. No pelotão intermediário, Julio Campos se envolvia em um entrevero com Allam Khodair. E César Ramos se envolveu em um incidente com Bia Figueiredo e bateu forte na barreira de pneus, levando a direção de prova a acionar de novo o safety-car.

Mesmo com bandeira amarela, Camilo se queixava de "uma vibração estranha" no seu carro. O #21 voltava à liderança com o fim da janela de pit-stop obrigatório no Velopark. 

A bandeira verde tremulou quando restavam pouco mais de sete minutos para o fim. Camilo rumava para uma vitória consagradora no Velopark. Cacá continuava em segundo, mas era seguido bem de perto por Maurício. Átila Abreu voltava à corrida para checar as condições do seu carro para a prova 2, enquanto Salas entrava no pit-lane depois de ter o capô avariado.

Nas últimas voltas, Camilo se manteve na ponta e assegurou uma vitória dominante, seguido por Cacá e Maurício. No fim, Serra superou Gomes para garantir um importante quarto lugar. Quem também ganhou posição foi Barrichello, que passou Valdeno. E Fraga, em décimo, se colocou na primeira posição no grid da corrida 2.

Stock Car 2017, Velopark, corrida 1, final:

1 21 THIAGO CAMILO SP A.MATTHEIS Chevrolet 39 voltas
2 0 CACÁ BUENO RJ CIMED Chevrolet +1.529
3 90 RICARDO MAURÍCIO SP RC Chevrolet +2.090
4 29 DANIEL SERRA SP RC Chevrolet +2.813
5 80 MARCOS GOMES SP CIMED Chevrolet +2.860
6 65 MAX WILSON SP RCM Chevrolet +5.764
7 111 RUBENS BARRICHELLO SP FULL TIME Chevrolet +6.963
8 77 VALDENO BRITO PB CARLOS ALVES Chevrolet +7.707
9 83 GABRIEL CASAGRANDE PR VOGEL Chevrolet +8.927
10 88 FELIPE FRAGA PA CIMED PROGP Chevrolet +9.990
11 25 TUKA ROCHA SP RCM Chevrolet +10.114
12 4 JÚLIO CAMPOS PR RX MATTHEIS Chevrolet +11.389
13 73 SÉRGIO JIMENEZ SP HOT CAR Chevrolet +11.605
14 1 ANTONIO PIZZONIA AM RX MATTHEIS Chevrolet +13.449
15 8 RAFAEL SUZUKI SP CAVALEIRO Chevrolet +15.008
16 5 DENIS NAVARRO SP CIMED PROGP Chevrolet +15.734
17 31 MÁRCIO CAMPOS RS BLAU Chevrolet +18.337
18 9 GUGA LIMA PR HOT CAR Chevrolet +20.837
19 18 ALLAM KHODAIR SP FULL TIME Chevrolet +1 volta
20 44 ALBERTO VALÉRIO MG FULL TIME BASSANI Chevrolet +1 volta
21 12 LUCAS FORESTI DF FULL TIME ACADEMY Chevrolet +4 voltas
22 117 GUILHERME SALAS SP VOGEL Chevrolet +9 voltas
23 70 DIEGO NUNES SP FULL TIME BASSANI Chevrolet +9 voltas
24 110 FELIPE LAPENNA SP CAVALEIRO Chevrolet +10 voltas
25 3 BIA FIGUEIREDO SP FULL TIME ACADEMY Chevrolet +14 voltas
26 30 CÉSAR RAMOS RS BLAU Chevrolet +15 voltas
27 51 ÁTILA ABREU SP TMG Chevrolet +21 voltas
28 10 RICARDO ZONTA PR TMG Chevrolet +28 voltas
29 46 VITOR GENZ RS CARLOS ALVES Chevrolet +39 voltas
30 28 GALID OSMAN SP A.MATTHEIS Chevrolet +39 voltas

PADDOCK GP #74 DEBATE: QUAIS OS PILOTOS COM POTENCIAL DE FUTURO CAMPEÃO MUNDIAL DE F1?