Campeão mais jovem da história da Stock Car, Fraga fala de sonho em correr com ídolos: “Ganhar deles é o que vale mais”

Felipe Fraga fez o feijão com arroz e carimbou o título da Stock Car. Junto da conquista vem um sonho: superar Rubens Barrichello, um ídolo. A ficha nem caiu ainda

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Felipe Fraga é o campeão da Stock Car. O título saiu neste domingo (11) com certas doses de emoção que não pareciam que seriam necessárias após Fraga disparar na liderança e ver seu único desafiante, Rubens Barrichello, caiu para quinto e rodar na sequência. Mas uma breve chuva bagnuçou o grid e fez os dois trocarem de posições. Mas o décimo posto bastava para Felipe. Mais jovem campeão da história da F1, Fraga realizou um sonho.
 
Segundo o novo campeão, a prova começou da melhor forma possível. "Corrida muito boa do começo ao fim. No começo o carro estava perfeito, tudo tranquilo. Eu estava só administrando e mesmo assim na liderança vendo o Rubinho em quarto, quinto. Depois a chuva gerou um desconforto, mas ficou tudo bem e conseguimos cravar o campeonato", disse.
 
Mas Fraga cometeu um erro que nem ele mesmo discutiu. Isso quando foi aos boxes e se enganou ne freade chegando a empurrar um dos mecânicos da Cimed. Mesmo assim, a sequência de informações vindas dos boxes evitou com que entrasse em pânico quanto ao seu destino.
 
"No pit eu errei, passei por cima dos mecânicos. Mas voltei, sabia que estava em décimo, e o Valdeno, que era o 11º, estava muito atrás. Também sabia que o Barrichello estava 7s atrás do primeiro. Ia ser muito difícil conseguir vencer, a gente conseguiu terminar numa posição que sabíamos que seríamos campeões. É merecido, seria injusto se perdessemos. A gente chegou aqui com 37 pontos de vantagem. A equipe está de parabéns", seguiu.
Felipe Fraga (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
E a ficha? "Não caiu minha ficha ainda. Eu tratei como só mais uma corrida, mas agora que eu estou assimilando. Acho que ganhar em cima do Barrichello deu um brilho maior para o meu campeonato", seguiu.
 
"Podíamos ter ficado um pouco mais e entrado com o Barrichello, mas a gente não tinha porque assumir risco. Foi certa a estratégia, a maioria parou na hora. Uma pena que não continuou chovendo, mas a gente queria só ser campeão. O importante era ver onde o Barrichello estava e ser campeão", seguiu.
 
"Fiquei preocupado porque a primeira vez que eu perguntei para o meu engenheiro ele [Rubens] estava em quinto, depois terceiro e aí segundo. Mas ele disse que eu podia relaxar porque estava em décimo, podia chegar duas posições para trás e estava 15s à frente. Eu tirei o pé, fui mais tranquilo e deixei o Valdeno passar. Nosso carro estava muito bom mesmo", afirmou.
Felipe Fraga (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Outra coisa que preocupou o novo campeão da Stock Car foi andar boa parte da prova de pneus para pista molhada num traçado seco. "Fiquei um pouco preocupado porque o pneu de chuva desgasta muito rápido no seco, e isso era preocupante. Mas os caras que estavam atrás de mim também tinham pneu de chuva", contou.
 
Restou a Fraga lembrar dâ família e de um começo de carreira ainda bem vivo, embora já tão distante – talvez não pelo tempo, mas pelos acontecimentos – e da superação de ídolos. 
 
"Passou rápido a corrida, fiquei muito emocionado no fim. É muito difícil andar numa equipe boa aqui, minha família e eu sofremos muito para correr numa categoria boa. Estou vivendo um sonho só de estar aqui correndo de Stock Car. Agora estar aqui ganhando deles, Thiago Camilo, Cacá Bueno, Barrichello. E agora estar aqui e vencendo deles é o que vale mais", afirmou.
 
"Esperava brigar pelo título desde o primeiro ano meu na Cimed, mas ano passado faltou um pouco de carro e de mim. Eu vacilei muito, arrisquei demais em situações que não precisava. Mas esse ano a equipe fez um trabalho incrível", encerrou.
 
O campeão, enfim, pode ser coroado.
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.