Coluna Pisando Fundo, por Renan do Couto: Bola dentro da Stock

A Stock Car acertou em cheio ao promover uma corrida de duplas na abertura do campeonato. Fazia tempo que a categoria não atraía tanto interesse no início do ano

A cobertura 'in loco' da Stock Car no GRANDE PRÊMIO
As imagens do sábado da Stock Car em Interlagos
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Confesso que não botava muita fé na ideia da corrida de duplas na Stock Car. Não que apostaria contra, mas via a proposta com algum receio e achava que o grid poderia não ser grande coisa. Felizmente, estava errado: o fim de semana tem provado que se trata de um projeto mais do que válido e que merece acontecer mais vezes.

A lista de convidados inclui vários ótimos nomes: Lucas Di Grassi, Augusto Farfus, Nelsinho Piquet, Álvaro Parente, Chico Serra, Enrique Bernoldi, Jeroen Bleekemolen, Dean Canto, Mark Winterbottom, Miguel Molina, Bruno Senna, Vitor Meira… E tem mais gente que poderia ser citada aí.

A escolha da data também foi boa: no início do campeonato. Estar entre a F1 e a Indy talvez atrapalhe na vinda de um ou outro bom piloto – mesmo que entre os reservas da F1, como António Félix da Costa –, mas até que a corrida, nessa primeira edição, está cumprindo bem seu papel. As pessoas sabem que a Stock Car está prestes a começar.

Todas as duplas para a primeira etapa da Stock Car 2014, em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton | Grande Prêmio)

O calendário do ano passado foi muito ruim, na minha opinião. A temporada começou cedo demais, em 2 de março, antes mesmo da F1. Interlagos estava vazio.

Em 2014, a primeira etapa foi marcada para a semana seguinte à da F1 e com esse atrativo dos convidados. 1) o povo sabe que a largada foi dada para a temporada das corridas; 2) os ilustres visitantes ajudam no aumento do interesse.

E os próprios pilotos e equipes estão se divertindo com o evento. É uma coisa diferente no cenário da Stock Car. Todo mundo que vi está se adaptando e gostando. Os treinos de trocas de pilotos, por exemplo, tem rendido algumas risadas nos boxes. Tem gente sofrendo um pouco e gente que as realiza como se fosse algo bem rotineiro. Vai ser interessante vê-las acontecendo na corrida de amanhã.

A corrida, aliás, deve ser mais agitada que o normal. Os convidados não sabem exatamente como os carros estarão e, por mais que as posições já estejam mais ou menos definidas quando no momento em que eles assumirem os cockpits, devemos ver algumas boas mudanças. E olho em Rodrigo Sperafico: do pelotão da frente, ele é o único que conhece o comportamento do carro da Stock Car ao longo de uma prova. Virar uma volta é fácil, pilotar por 50 minutos é outra história.

Tomara que as arquibancadas estejam cheias. Eu, se pudesse ir como público, iria.

O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ as atividades da corrida de duplas da Stock Car durante todo o fim de semana com os repórteres Gabriel Curty, Pedro Henrique Marum e Renan do Couto e o fotógrafo Rodrigo Berton.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.