Com estratégia certeira, Zonta vence corrida 2 após largar em 16º em Londrina. Líderes, Serra e Camilo batem na largada

Contando com estratégia perfeita por parte da Shell Racing/TMG, Ricardo Zonta voltou a vencer na temporada 2017 da Stock Car em corrida bastante acirrada e marcada por um grande incidente envolvendo os líderes do campeonato na largada da segunda prova em Londrina. Marcos Gomes foi o segundo, enquanto Rubens Barrichello fechou o pódio

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A oitava etapa da temporada 2017 da Stock Car se encerrou com Ricardo Zonta no topo do pódio. O paranaense da Shell Racing/TMG, que venceu também a corrida 2 da rodada que abriu o campeonato, em Goiânia, triunfou na tarde deste domingo (10), em Londrina, na base da competência e também da estratégia certeira da equipe americanense. O veterano largou em 16º, mas com a abordagem que focou na segunda prova, Zonta guardou a maior parte dos botões de ultrapassagem para o fim da etapa. A tática deu muito certo. Depois de ter ultrapassado Marcos Gomes no fim, o piloto venceu sua terceira corrida na Stock Car.

Marcos Gomes teve bom desempenho na prova e terminou em segundo. Por um momento, o campeão de 2015 até deu a entender que quebraria o jejum de mais de um ano sem vitórias, mas teve de se contentar com o segundo lugar, levando a Cimed ao pódio. O pódio foi completado por Rubens Barrichello, o grande vencedor do fim de semana. Rubens, que já havia terminado a primeira prova em terceiro, repetiu o resutlado no desfecho da rodada dupla de Londrina após superar Antonio Pizzonia. Gabriel Casagrande foi o quinto colocado, seguido por Átila Abreu e Valdeno Brito. Sergio Jimenez, com grande resultado, foi o oitavo, à frente de Allam Khodair, enquanto Cacá Bueno completou o rol dos dez primeiros.

Os dois líderes do campeonato, Daniel Serra e Thiago Camilo, se envolveram em um incidente com vários carros logo na largada, realizada na reta oposta do Autódromo Ayrton Senna. Os pilotos abandonaram a prova e criticaram o efeito-sanfona, que não foi visto na primeira prova do fim de semana.

Agora a Stock Car se prepara para cruzar novamente a fronteira e voltar à Argentina após dez anos. A nona etapa do campeonato acontece em 1º de outubro, no autódromo Óscar y Juan Galvez, em Buenos Aires.

Festa da Shell Racing/TMG no pódio em Londrina na corrida 2 (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)

Saiba como foi a corrida 2 da Stock Car em Londrina

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Antes da largada da segunda prova, a Vicar anunciou os três vencedores do Hero Push, o botão de ultrapassagem extra no qual os três pilotos mais bem votados pelos fãs foram agraciados: Átila Abreu, Felipe Fraga e Lucas Foresti garantiram um push-to-pass adicional, enquanto Antonio Pizzonia se preparava para largar na frente e todos os pilotos se hidratavam por conta do forte calor, além dos 33ºC de temperatura ambiente.

Pizzonia dividiu a primeira fila com Gabriel Casagrande, enquanto Átila partiu em terceiro, lado a lado com Cacá Bueno. Grande vencedor da corrida 1, Thiago Camilo largava da décima colocação, obedecendo a regra do grid invertido. Embora estivesse bem posicionado no grid, Pizzonia já largava com poucas chances de vitória, já que teria de parar por mais tempo para abastecer. Além disso, seus pneus já estavam extremamente desgastados. Com estratégia distinta, Rafael Suzuki, que largaria em P15, iniciou a prova do pit-lane.

Logo na largada, ocorrida na reta oposta, um acidente envolvendo Thiago Camilo, Daniel Serra, Diego Nunes, Ricardo Maurício e Márcio Campos. Os grandes candidatos ao título ficaram no prejuízo e abandonaram a prova logo no começo. Já no pit-lane, em entrevista ao SporTV, tanto Camilo quanto Serra criticaram o efeito-sanfona que resultou na série de incidentes, algo que não aconteceu na corrida 1.

Os dois líderes do campeonato se envolveram em um incidente logo na largada (Foto: Reprodução)

Com safety-car na pista, Pizzonia seguia na frente, com Átila em segundo e Marcos Gomes completando o top-3. Casagrande caiu de segundo para quarto, enquanto Valdeno vinha em quinto. Antes da relargada, ocorrida quando faltavam 29 minutos para o fim da prova, Foresti levava azar de novo e ficava com o carro parado na pista.

Com pista limpa, Pizzonia tratava de abrir vantagem perante Átila na frente. Barrichello tratava de abrir caminho após passar Fraga e subir para sétimo. E mais atrás, outro incidente, daquela vez envolvendo Júlio Campos e Felipe Lapenna, com os dois rodando. Lapenna foi punido com drive-through por atitude antidesportiva pela direção de prova. E novamente, vários pilotos cortavam a chicane da saída da curva 2 com as quatro rodas, levantando terra na pista. Mas não havia a menor menção de punição neste caso.

No desenrolar da prova, os três primeiros, Pizzonia, Átila e Gomes, estavam bem próximos, com Casagrande escoltando o top-3 bem de perto. Valdeno era o quinto, mas vinha sendo pressionado por Fraga e Cacá Bueno. Pizzonia se destacava pelo forte ritmo, mas Átila não deixava o piloto da Prati-Donaduzzi se desgarrar do pelotão.

Gomes encaixou bom desempenho ao longo da corrida com a Cimed em Londrina (Foto: Bruno Terena/RF1)

Quem também vinha com boa performance era Marcos Gomes. O campeão de 2015 acionava o botão de ulltrapassagem para superar Átila, mas o sorocabano deu o troco na abertura da volta 13.

Com 18 minutos para o fim da corrida, a direção de prova abria a janela para pit-stop obrigatório ao mesmo tempo em que Gomes pressionava Pizzonia pela liderança e, nos boxes, Max Wilson recolhia e encerrava sua participação em Londrina. Dentre os primeiros, Átila optou por seguir na pista, enquanto Pizzonia e Marquinhos fizeram suas respectivas paradas, puxando uma fila com vários carros no pit-lane.

A prova se aproximava do momento de definição quando Átila entrava no pit-lane para um reabastecimento rápido, o chamado splash-and-go. Na volta do pit-stop, Pizzonia voltou à frente de Ricardo Zonta e Casagrande, enquanto Átila aparecia atrás do carro #83 da Vogel. E Gomes, depois das paradas obrigatórias dos pilotos à sua frente, assumia a liderança da corrida e partia para a provável quebra de um jejum que durava mais de um ano. E Fraga, um dos bons nomes do fim de semana, abandonava com a roda traseira esquerda quebrada após toque de Vitor Genz, que foi excluído da corrida pela direção de prova.

Pódio da corrida 2 da Stock Car em Londrina (Foto: Fernanda Freixosa/Shooters/MyTeam)

Mas a liderança de Gomes nem de longe era tranquila. Isso porque Zonta, com grande estratégia da Shell Racing/TMG, figurava em segundo e pressionava o piloto da Cimed nos minutos finais da prova. Pizzonia aparecia em terceiro.

Na volta 23, Zonta passou Marquinhos e assumiu a liderança com o auxílio do botão de ultrapassagem, mas seguia na cola do piloto de Ribeirão Preto e trazia com ele Pizzonia, que também chegava na briga pela vitória em Londrina. Mas Zonta retomou a ponta da prova após novo acionamento do push-to-pass e, com Gomes sem mais nenhum acionamento, partia para mais uma vitória na Stock Car nesta temporada.

Na volta final, Barrichello brilhou novamente. Com melhor desempenho dos pneus, o piloto da Full Time conseguiu fazer a ultrapassagem sobre Pizzonia e conseguiu subir para terceiro. Em um pódio formado por pilotos de grande experiência, Rubens só terminou atrás de Gomes e de Zonta, que comemorou sua segunda vitória em 2017.

#GALERIA(7185)

Stock Car 2017, Londrina, corrida 2, final: 

1 10 RICARDO ZONTA PR TMG/SHELL RACING Chevrolet 41:57.567
2 80 MARCOS GOMES SP CIMED Chevrolet +2.179
3 111 RUBENS BARRICHELLO SP FULL TIME Chevrolet +3.066
4 1 ANTONIO PIZZONIA AM RX MATTHEIS Chevrolet +5.364
5 83 GABRIEL CASAGRANDE PR VOGEL Chevrolet +5.620
6 51 ÁTILA ABREU SP TMG/SHELL RACING Chevrolet +9.549
7 77 VALDENO BRITO PB CARLOS ALVES Chevrolet +11.969
8 73 SÉRGIO JIMENEZ SP HOT CAR Chevrolet +12.339
9 18 ALLAM KHODAIR SP FULL TIME Chevrolet +14.855
10 0 CACÁ BUENO RJ CIMED Chevrolet +15.112
11 8 RAFAEL SUZUKI SP CAVALEIRO Chevrolet +15.323
12 44 ALBERTO VALÉRIO MG HERO Chevrolet +18.354
13 117 GUILHERME SALAS SP VOGEL Chevrolet +20.070
14 9 GUGA LIMA PR HOT CAR Chevrolet +20.778
15 25 TUKA ROCHA SP RCM Chevrolet +22.602
16 70 DIEGO NUNES SP HERO Chevrolet +26.401
17 30 CÉSAR RAMOS RS BLAU Chevrolet +4 voltas
18 28 GALID OSMAN SP A.MATTHEIS Chevrolet +8 voltas
19 5 DENIS NAVARRO SP CIMED RACING Chevrolet +11 voltas
20 40 FELIPE FRAGA PA CIMED RACING Chevrolet +11 voltas
21 110 FELIPE LAPENNA SP CAVALEIRO Chevrolet +12 voltas
22 4 JÚLIO CAMPOS PR RX MATTHEIS Chevrolet +15 voltas
23 3 BIA FIGUEIREDO SP FULL TIME ACADEMY Chevrolet +17 voltas
24 65 MAX WILSON SP RCM Chevrolet +18 voltas
25 12 LUCAS FORESTI DF FULL TIME ACADEMY Chevrolet +26 voltas
26 29 DANIEL SERRA SP RC Chevrolet +30 voltas
27 21 THIAGO CAMILO SP A.MATTHEIS Chevrolet +30 voltas
28 90 RICARDO MAURÍCIO SP RC Chevrolet +30 voltas
29 31 MÁRCIO CAMPOS RS BLAU Chevrolet +30 voltas
30 46 VITOR GENZ RS CARLOS ALVES Chevrolet excluído

HAMILTON FAZ DEVER DE CASA E JOGA BOLA PARA VETTEL. QUE TEM OBRIGAÇÃO DE VENCER EM SINGAPURA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.