Com pista molhada, Maurício domina prova e conquista em Curitiba primeira vitória da temporada 2014

Segunda prova do dia em Curitiba começou com 1 hora de atraso, por conta da forte chuva e pista molhada do local. Ricardo Maurício mostrou bom desempenho e conseguiu se defender bem dos ataques de Barrichello

A cobertura completa da Etapa de Curitiba no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens da Stock Car neste domingo em Curitiba

A prova começou com 1 hora de atraso, mas isso não foi problema para Ricardo Maurício. O piloto, que saiu da pole-positon na segunda corrida deste domingo (31), administrou bem seu ritmo e conquistou sua primeira vitória na temporada.
 

A primeira prova do dia teve de ser encerrada com menos de 25 minutos corridos, e o piloto do RC foi beneficiado, conseguindo a posição de honra do grid de largada para a prova 2. Logo atrás do vencedor apareceu Rubens Barrichello. Galid Osman completou o pódio.
 
Na quarta colocação veio Cacá Bueno, seguido por Sérgio Jimenez e Daniel Serra. Na sétima colocação cruzou a linha de chegada Thiago Camilo, com Julio Campos em oitavo. Átila Abreu foi o nono colocado do dia, enquanto Antônio Pizzonia fechou o top-10.
Ricardo Maurício vence prova 2 em Curitiba (Foto: Gabriel Pedreschi)
Confira como foi a corrida 2 de Curitiba:
 
Calamidade era a situação da pista para as duas corridas deste domingo. Uma tempestade ameaçou a realização das atividades programadas. Mas após uma trégua da chuva, foi possível acontecer a segunda corrida do dia.
 
A largada, que aconteceu com 1 hora de atraso na programação, teve de ser feita com o Safety Car à frente do pelotão. Como medida de segurança, ele permaneceu na pista durante os seis primeiros minutos dos 20 que seriam disputados, saindo apenas na abertura da quarta volta da prova.
 
Assim, logo que a bandeira verde foi dada, os pilotos logo partiram para o ataque. Ricardo Maurício, que largou da posição de honra do grid, soube aproveitar a condição e logo abriu diferença para os adversários, mantendo sua primeira colocação.
 
Logo atrás, as brigas começavam. Sérgio Jimenez, que saiu da segunda colocação, teve que segurar os constantes ataques de Galid Osman. Mais para trás, logo na primeira curva, Allam Khodair tentou um movimento em cima de Valdeno Brito, tocando no piloto e fazendo-o rodar, tirando-o da pista.
A chuva provocou muitas escapadas em Curitiba (Foto: Gabriel Pedreschi)
 Osman, então, finalmente conseguiu ultrapassar o rival da Voxx, pulando para o segundo posto. Jimenez ainda teve que se defender dos botes dados por Rubens Barrichello, que aproveitou o erro do rival e tomou sua terceira posição.
 
A corrida estava bastante movimentada, com muitas ultrapassagens e ataques, em uma pista extremamente molhada. O spray, ainda, estava prejudicando bastante a visibilidade de todos na pista.
 
Inclusive, mal tinha saído para o início da corrida, o Safety-Car se foi necessário mais uma vez durante a tarde. Com 11 minutos para zerar o cronômetro, Fábio Fogaça sofreu uma saída da pista, ficando parado e fazendo necessária uma bandeira amarela.
 
No momento, o top-10 da prova era Ricardo Maurício liderando Rubens Barrichello, Galid Osman, Sérgio Jimenez, Cacá Bueno, Julio Campos, Allam Khodair, Átila Abreu, Daniel Serra e Antônio Pizzonia.
 
Com pouco menos de sete minutos para a bandeira final, enfim, o carro de segurança se recolheu para os boxes, sem precisar interferir em mais nenhum momento até a conclusão da corrida.
 
Começou então uma intensa briga entre o líder e o segundo colocado. Maurício vinha forte, mas Barrichello começou a fazer grande pressão. Até que, quando jogou o #111 por dentro, usando o push to pass, tomou a ponta do pelotão.
 
Mas o piloto da RC não se deu por vencido. Ele foi colocando lado a lado com o ex-F1,mas nunca conseguindo recuperar a liderança. Até que, em grande investida, Maurício retomou a primeira colocação e lá ficou até a última volta.
 
Nas posições mais para trás, poucas coisas mudavam. Bueno vinha segurando os botes de Campos, enquanto ele tinha que se defender dos constantes ataques de Khodair. Ainda, na briga entre Camilo e Serra, um toque aconteceu, sem grandes consequências. Pizzonia vinha, então, tentando ultrapassar Átila Abreu,que vinha perdendo algumas posições durante a prova. 
Wellington Justino em Curitiba (Foto: Gabriel Pedreschi)
Na última volta, pouca coisa mudou. Campos acabou balançando na pista, sofreu uma escapada da pista e bateu no muro de pneus. Porém, o piloto conseguiu terminar a prova sem muitos problemas.
 
Então, com a bandeirada final, Maurício conquistou sua primeira vitória da temporada, quarta em Curitiba. Logo atrás Barrichello terminou em segundo, segurando os últimos ataques do terceiro colocado, Osman.
 
Com o resultado da prova, a diferença entre os dois primeiros colocados da tabela de classificação diminuiu. Átila Abreu agora soma 119,5 pontos, enquanto Rubens Barrichello tem um total de 113.
 
A próxima etapa da temporada 2014 da Stock Car acontece em Velopark, no dia 14.

Stock Car, Curitiba, Corrida 2, Final:

1 90 RICARDO MAURÍCIO SP RC Chevrolet 22:26.496 13 voltas
2 111 RUBENS BARRICHELLO SP FULL TIME Chevrolet +2.866  
3 28 GALID OSMAN SP RCM Chevrolet +3.380  
4 0 CACÁ BUENO RJ RED BULL Chevrolet +4.180  
5 73 SÉRGIO JIMENEZ SP VOXX Peugeot +5.107  
6 29 DANIEL SERRA SP RED BULL Chevrolet +5.268  
7 21 THIAGO CAMILO SP RCM Chevrolet +6.280  
8 51 ÁTILA ABREU SP AMG Chevrolet +11.619  
8 83 GABRIEL CASAGRANDE PR C2 Chevrolet +12.732  
10 65 MAX WILSON SP RC Chevrolet +15.445  
11 70 DIEGO NUNES SP C2 Chevrolet +16.500  
12 2 RAPHAEL MATOS MG HOT CAR Chevrolet +16.865  
13 12 LUCAS FORESTI DF BASSANI Peugeot +17.203  
14 11 NONÔ FIGUEIREDO SP AMG Chevrolet +17.792  
15 80 MARCOS GOMES SP CARLOS ALVES Peugeot +21.425  
16 88 FELIPE FRAGA TO VOGEL Chevrolet +22.657  
17 14 LUCIANO BURTI SP VOGEL Chevrolet +27.185  
18 46 VITOR GENZ RS BOETTGER Peugeot +27.902  
19 74 POPÓ BUENO RJ WA MATTHEIS Chevrolet +59.682  
20 18 ALLAM KHODAIR SP FULL TIME Chevrolet +1min15s944  
21 1 ANTONIO PIZZONIA AM MICO'S Peugeot +1 volta  
22 4 JÚLIO CAMPOS PR MICO'S Peugeot +1 volta  
23 110 FELIPE LAPENNA SP HOT CAR Chevrolet +1 volta  
24 25 TUKA ROCHA SP RZ Chevrolet +2 voltas  
25 77 VALDENO BRITO PB WA MATTHEIS Chevrolet +3 voltas  
26 5 DENIS NAVARRO SP VOXX Peugeot +4 voltas  
27 8 RAFAEL SUZUKI SP PRO GP Chevrolet +4 voltas  
28 72 FÁBIO FOGAÇA SP CARLOS ALVES Peugeot +9 voltas  
29 57 FELIPE TOZZO SC BOETTGER Peugeot +10 voltas  
30 63 LICO KAESEMODEL SP HANIER Peugeot +17.792  
31 26 WELLINGTON JUSTINO SP BASSANI Peugeot Não completou  
32 100 BIA FIGUEIREDO SP PRO GP Chevrolet Não completou  
33 10 RICARDO ZONTA PR RZ Chevrolet Não completou  
34 82 ALCEU FELDMANN PR HANIER Peugeot Não completou  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.