De ponta a ponta, Cacá resiste à pressão de Zonta nas voltas finais no Velopark e quebra jejum de vitórias na Stock Car
Cacá Bueno foi o dono da principal corrida deste domingo (22) ensolarado e quente no Velopark. Depois de largar na pole-position, o pentacampeão segurou o sólido ritmo de Ricardo Zonta e quebrou um jejum de quase dois anos para vencer pela primeira vez correndo pela Cimed. Rubens Barrichello abandonou
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
Foram quase dois anos sem subir ao topo do pódio. Mas neste domingo (22), Cacá Bueno teve todos os motivos para comemorar ao vencer a principal corrida da rodada dupla da Stock Car no Velopark. Depois de dominar uma classificação marcada pelo caos e a chuva e conquistar a pole-position, o pentacampeão liderou desde a largada e fez uma corrida à altura do seu currículo: de ponta a ponta, mas resistindo a uma intensa pressão de Ricardo Zonta nas voltas finais, o piloto da Cimed venceu pela 36ª vez na Stock Car, a primeira pela equipe chefiada por William Lube. Seu último triunfo, ainda com a Red Bull, foi na corrida 1 em Cascavel, em 17 de julho de 2016. Foi a terceira vez que Cacá venceu no Velopark, igualando Daniel Serra.
Zonta foi outro piloto que fez grande prova e colocou a Shell Racing em segundo lugar no pódio após pressionar Cacá nas voltas finais, ficando bem perto da ultrapassagem, com o conterrâneo Júlio Campos, em ascensão no campeonato, fechando o top-3 com a Prati-Donaduzzi/RX Mattheis, confirmando o grande histórico da equipe no Velopark.
Felipe Fraga, em ótima corrida de recuperação, largou em 14º e ganhou dez posições para somar pontos importantes para o campeonato. O campeão de 2016 ficou bem perto de passar Campos, mas fechou num bom quarto lugar, logo à frente de Ricardo Maurício, da Full Time. Lucas Foresti andou em segundo no começo da prova, mas enfrentou um problema no seu pit-stop e cruzou a linha de chegada em sexto, à frente de Gabriel Casagrande. Daniel Serra, que largou em 12º e caiu para 19º, ganhou boas posições, terminando em oitavo, à frente de Marcos Gomes e Allam Khodair que, com o décimo lugar, garantiu a pole da corrida 2.
Saiba como foi a corrida 1 da etapa do Velopark da Stock Car
A luz verde autorizando a largada foi dada no fim da reta, bem perto do S da curva 1. Assim, foi uma primeira volta bastante limpa e sem nenhuma confusão nesta quente tarde de domingo em Nova Santa Rita. Como esperado, a primeira parte da prova se desenrolou com muitas dificuldades para ultrapassar em razão das características do autódromo gaúcho.
Na abertura da terceira volta, Allam Khodair, que largou em segundo lugar, perdeu a posição para Lucas Foresti. O piloto da Blau passava a ser pressionado por Ricardo Zonta e Átila Abreu, da Shell Racing. O top-10 ainda tinha Júlio Campos em sexto, com Felipe Lapenna e Denis Navarro, da Cavaleiro, em sétimo e oitavo, respectivamente. Sergio Jimenez passava em nono, mantendo a posição de largada, logo à frente de Felipe Fraga, que subiu de 14º para décimo.
As posições entre os cinco primeiros pareciam consolidadas no começo da prova. Pouco mais atrás, Jimenez tinha grande destaque e, com ótimo ritmo, passava Lapenna e Navarro para ganhar a sétima posição, trazendo Fraga a reboque. O pelotão intermediário tinha várias boas brigas. Dentre os ponteiros no campeonato, quem levava a pior era Daniel Serra, que caía para 19º. Outro que ficava pelo caminho depois de uma forte batida era Lucas Di Grassi, que aparentemente teve um problema na suspensão e bateu no muro na entrada da reta dos boxes. Safety-car no Velopark.
A relargada foi dada na volta 14, quando restavam perto de 23 minutos para o fim da corrida. Cacá manteve a dianteira e conseguiu ficar longe da pressão de Foresti. Khodair sustentou o terceiro lugar, mas com Zonta e Júlio Campos logo atrás. Átila Abreu, por sua vez, havia abandonado a corrida durante o período de safety-car, encerrando uma participação que se mostrava bastante promissora. Rubens Barrichello e Max Wilson também abandonavam, centrando forças para fazer a corrida 2. E Fraga, ao contrário, ganhava mais posições e subia para a sexta colocação.
A janela de pit-stops foi aberta na volta 18. Cacá foi um dos primeiros a fazer sua parada obrigatória, deixando a pista livre para Foresti, que momentaneamente assumiu a liderança. Na vez em que fez o pit-stop de Lucas, a Cimed enfrentou dificuldades na troca do pneu dianteiro esquerdo, tendo sua jornada prejudicada na sequência da prova. Bia Figueiredo também tinha problemas no seu pit-stop.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Nelsinho Piquet chegou a assumir a liderança porque foi o último a fazer sua troca de pneus. Assim que o piloto da Full Time foi aos boxes, Cacá reassumiu a ponta. Zonta, com grande ritmo e com um bom trabalho da Shell Racing no pit-stop, foi o segundo, e Júlio Campos figurava em terceiro lugar, à frente de Fraga e Lucas Foresti. Jimenez, que vinha numa ótima sétima posição, caía para P14. Já Daniel Serra também conseguia se recuperar bem, subindo para décimo, ótima posição pensando na pole-position da corrida 2.
No fim da corrida, Zonta buscou pressionar Cacá para buscar a liderança da corrida, mas o pentacampeão se segurou na frente, voltando a vencer na Stock Car depois de quase dois anos. Júlio também conseguiu vencer a batalha contra Fraga, que chegou a ultrapassá-lo, para finalizar no pódio, à frente do tocantinense e de Ricardo Maurício, que fechou o top-5.
Stock Car 2018, Velopark, corrida 1, final:
1 | 0 | CACÁ BUENO | RJ | CIMED | 41:17.304 | 41 voltas |
2 | 10 | RICARDO ZONTA | PR | SHELL RACING | +0.668 | |
3 | 4 | JÚLIO CAMPOS | PR | PRATI DONADUZZI | +8.716 | |
4 | 88 | FELIPE FRAGA | PA | CIMED | +8.974 | |
5 | 90 | RICARDO MAURÍCIO | SP | FULL TIME | +12.308 | |
6 | 12 | LUCAS FORESTI | DF | CIMED | +13.261 | |
7 | 83 | GABRIEL CASAGRANDE | PR | VOGEL | +15.399 | |
8 | 29 | DANIEL SERRA | SP | RC/EUROFARMA | +16.676 | |
9 | 80 | MARCOS GOMES | SP | CIMED | +17.984 | |
10 | 18 | ALLAM KHODAIR | SP | BLAU | +17.973 | |
11 | 21 | THIAGO CAMILO | SP | A.MATTHEIS | +19.089 | |
12 | 5 | DENIS NAVARRO | SP | CAVALEIRO | +20.278 | |
13 | 73 | SÉRGIO JIMENEZ | SP | SQUADRA G-FORCE | +21.276 | |
14 | 46 | VITOR GENZ | RS | CARLOS ALVES/EISENBAHN | +24.750 | |
15 | 70 | DIEGO NUNES | SP | FULL TIME | +25.775 | |
16 | 25 | TUKA ROCHA | SP | VOGEL | +31.788 | |
17 | 8 | RAFAEL SUZUKI | SP | HOT CAR/BARDAHL | +32.639 | |
18 | 44 | BRUNO BAPTISTA | SP | HERO | +33.128 | |
19 | 33 | NELSINHO PIQUET | DF | FULL TIME | +2 voltas | |
20 | 28 | GALID OSMAN | SP | CAVALEIRO | +3 voltas | |
21 | 77 | VALDENO BRITO | PB | CARLOS ALVES/EISENBAHN | +5 voltas | |
22 | 3 | BIA FIGUEIREDO | SP | A.MATTHEIS | +6 voltas | |
23 | 9 | GUGA LIMA | PR | SQUADRA G-FORCE | +10 voltas | |
24 | 1 | ANTONIO PIZZONIA | AM | PRATI DONADUZZI | +10 voltas | |
25 | 110 | FELIPE LAPENNA | SP | CAVALEIRO | +12 voltas | |
26 | 117 | GUILHERME SALAS | SP | HOT CAR/BARDAHL | +14 voltas | |
27 | 30 | CÉSAR RAMOS | RS | BLAU | +24 voltas | |
28 | 111 | RUBENS BARRICHELLO | SP | FULL TIME | +24 voltas | |
29 | 65 | MAX WILSON | SP | RC/EUROFARMA | +26 voltas | |
30 | 51 | ÁTILA ABREU | SP | SHELL RACING | +30 voltas | |
31 | 11 | LUCAS DI GRASSI | SP | HERO | +31 voltas |
TEMPORADA 2018 COMEÇA COM F1 DEPENDENTE DO IMPONDERADO
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }