De volta ao palco de dobradinha na abertura da Stock Car 2017, TMG/Shell Racing encara etapa decisiva em Goiânia

No começo de abril, Ricardo Zonta brilhou e alcançou a primeira vitória na união entre TMG e Shell Racing, logo na primeira prova da temporada 2017, com Átila Abreu completando o 1-2 na etapa complementar daquele fim de semana. Agora, inspirada pela grande jornada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, a equipe chefiada por Thiago Meneghel busca outro grande resultado. A novidade vai ser o aumento da potência dos motores na Goiânia 500

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A temporada 2017 da Stock Car se aproxima do seu momento decisivo. Neste fim de semana, acontece a 11ª e penúltima etapa do ano, a Goiânia 500, que tem a alcunha por ser a primeira com o aumento da potência dos motores, agora para 500 cv. O retorno ao Autódromo Internacional Ayrton Senna é muito especial para a TMG/Shell Racing. Palco da primeira etapa do campeonato, no começo de abril, a equipe chefiada por Thiago Meneghel alcançou um resultado muito festejado na segunda prova daquele fim de semana: vitória de Ricardo Zonta e segundo lugar para Átila Abreu, sacramentando o melhor começo possível desta nova fase da Shell Racing na principal categoria do automobilismo brasileiro. O Brasileiro de Turismo, categoria de acesso à Stock Car, também vai à pista após mais de dois meses com Gaetano di Mauro e Vitor Baptista, da Academia Shell Racing.

 
Com ótima base em termos de acerto, a TMG/Shell Racing parte para Goiânia confiante em ter outro grande resultado neste fim de semana. A expectativa para os próximos dias na região da capital de Goiás é de calor, porém com chuva, inclusive no domingo (19), dia das duas corridas da etapa.
 
A grande novidade para a rodada dupla está no aumento da potência do motor, que vai oferecer uma gama muito mais ampla de estratégias por conta do desgaste dos pneus e também do maior índice de consumo de combustível.
Logo na primeira etapa do ano, a TMG/Shell Racing festejou dobradinha (Foto: José Mario Dias/Shell Racing)
Para Átila Abreu, a jornada do fim de semana é decisiva para suas pretensões de título. Em terceiro lugar no campeonato, o sorocabano do carro #51 está 66 pontos atrás do líder, Daniel Serra. Para ir para Interlagos na briga pela taça, Átila precisa reduzir a diferença para pelo menos 59, uma vez que a disputa derradeira da temporada vai oferecer pontos em dobro. 
 
Zonta, por sua vez, busca um lugar no top-10 da classificação geral. O experiente paranaense, que faturou três vitórias na temporada — sendo que a última, em Tarumã, não foi computada em razão de uma punição —, também mira ser um dos maiores vencedores da temporada. Na disputa entre as equipes, a TMG/Shell Racing está em quarto lugar, a apenas 13 tentos da vice-liderança.
Ricardo Zonta obteve uma vitória emocionante em Goiânia (Foto: José Mario Dias/Shell Racing)
De volta ao Autódromo Ayrton Senna, Zonta não esquece a emocionante vitória obtida em abril. “Tenho boas recordações de Goiânia, já que venci lá na primeira etapa da temporada. É uma pista muito interessante, com um retão seguido de uma curva bastante veloz de raio longo para a direita, onde um erro compromete o restante da volta, mas onde você também pode ganhar muito tempo”, comentou o veterano, que clama por uma ajuda providencial dos internautas. “Peço ajuda dos fãs na internet para conseguir repetir a etapa de Curitiba e conseguir um disparo extra do push-to-pass”.
 
Diferente de Zonta, Átila não está elegível para o Hero Push desta etapa por já ter sido um dos vencedores do botão de ultrapassagem extra na etapa de Tarumã. Ainda assim, naturalmente o sorocabano vai contar com um carro mais potente em Goiânia.
 
“Os motores agora terão 500 cv, a potência mais alta da era moderna da categoria. Se as condições climáticas estiverem favoráveis, temos a possibilidade de estabelecer novos recordes na pista. É claro que esse acréscimo traz junto alguns desafios. Na guiada, o que mais pode alterar é o uso das marchas. Num trecho em que o piloto vinha em terceira e deixava o giro do carro atingir o limite antes de uma freada, agora pode ser melhor recorrer à quarta marcha, ganhar algo a mais em velocidade, e fazer uma redução a mais quando necessário. Só que mais potência também equivale a mais consumo de pneus e combustível”, explicou Abreu.
Átila Abreu segue na briga pelo título da temporada 2017 da Stock Car (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
“Então encontrar o melhor equilíbrio do carro e planejar bem a estratégia de reabastecimento nas provas pode ser decisivo. Este ano, a Shell Racing teve sua melhor etapa do ano na abertura do campeonato em Goiânia e foi o dia em que mais pontuei em 2017”, complementou.
 
A maior potência dos motores também foi destacada pelo chefe da TMG/Shell Racing. “O gerenciamento de pneus será um dos pontos mais relevantes para as equipes nesta etapa de Goiânia, com 500 cv nos carros. Outro ponto de atenção, este para os pilotos, é usar os pushes com critério, pois agora a diferença entre o carro com e sem o push acionado ficou menor”, alertou Meneghel.
 
A programação do fim de semana de Stock Car compreende dois treinos livres nesta sexta-feira, enquanto o sábado tem mais uma sessão antes do treino classificatório, marcado para 13h (horário brasileiro de verão), com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV 2. A rodada dupla da Goiânia 500 começa no domingo às 13h com a corrida 1 (duração de 40 minutos mais uma volta) e a segunda, de igual duração, às 14h10, também com transmissão pelo SporTV 2.
A vitória logo na estreia: Gaetano Di Mauro festeja o triunfo em Goiânia (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Academia Shell Racing na luta pelo título do BR de Turismo
 
Já se vão mais de dois meses de intervalo na temporada 2017 do Brasileiro de Turismo. Mas os pilotos da categoria de acesso à Stock Car, que aceleraram pela última vez na etapa de Londrina, em 10 de setembro, voltam à ativa neste fim de semana em Goiânia. 
 
Trata-se de outra etapa decisiva também para os rumos do título. Gaetano di Mauro busca retomar a ponta da tabela onde venceu em abril. No Autódromo Internacional Ayrton Senna, o piloto também conseguiu um terceiro lugar. Vitor Baptista, por sua vez, vem embalado pela vitória em Londrina. Em Goiânia, o piloto também andou bem, tendo faturado um quarto lugar e terminando a outra prova no pódio.
Em Londrina, Vitor Baptista venceu pela primeira vez pela Academia Shell Racing (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Gaetano soma 107 pontos e ocupa a vice-liderança do certame, contra 131 do líder, Gabriel Robe. Di Mauro, por conta da sua colocação no campeonato, vai acelerar na corrida 1 em Goiânia com lastro de performance de 70 kg, dez a menos em relação a Robe. Baptista, por sua vez, está em décimo, com 69 pontos.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Para Gaetano, é a grande chance para dar a volta por cima após os problemas na última etapa e se colocar forte na batalha pelo título em Interlagos, em 10 de dezembro. 

 
“A expectativa é recuperar os pontos perdidos da etapa de Londrina, e batalhar para tirar a diferença em relação ao líder para sair ou perto ou na liderança, ficando assim a decisão para Interlagos de uma forma mais justa. Gosto da pista de Goiânia, na qual tive um histórico bom, com vitória, e isso me anima bastante. Trabalhei duro nesse último mês, fui para a Europa andar de kart para ficar com o corpo e a cabeça bem. Pensei muito no que podemos fazer para o campeonato, e estou bem focado para o fim de semana”, comentou.
E Baptista encara a etapa do fim de semana confiante em lograr um bom resultado, pensando sobretudo no topo do pódio. “Estou mais bem preparado e a equipe também. Vamos correr com a cabeça porque vão ter pilotos brigando pelo campeonato com força. Vamos trabalhar todo o fim de semana, estou confiante e o carro tem melhorado, na última corrida conseguimos um ótimo acerto. Vamos correr atrás das vitórias, já que eu não corri todas as provas e não posso ser campeão”, disse Vitor.
 
O cronograma do Brasileiro de Turismo em Goiânia reserva dois treinos livres na sexta-feira e a classificação, de dez minutos de duração, no sábado pela manhã. A primeira prova também está marcada para sábado, às 14h35, com transmissão ao vivo do SporTV 2. Na manhã de domingo, às 8h25, acontece o desfecho da rodada dupla, que vai ter transmissão ao vivo pelo SporTV 3.
MELHOR DE 2017

COM TÍTULO EM TEMPORADA DIFÍCIL, MÁRQUEZ É PILOTO DO ANO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.