Fraga controla pressão de Maurício em Curitiba, vence corrida 450 da Stock Car e dispara na liderança do campeonato

Felipe Fraga partiu da pole-position, enfrentou uma dura pressão de Ricardo Maurício e gerenciou a situação com maturidade, partindo para a sua quarta vitória em 2016. Uma vitória especial por ter sido a 450 da principal categoria do automobilismo brasileiro. Assim, Felipe caminha a passos largos para ser o mais jovem campeão da Stock Car

Felipe Fraga deu mais um passo muito importante rumo ao seu primeiro título da Stock Car. O atual líder da temporada largou da pole-position da primeira prova da nona etapa do campeonato, em Curitiba, e não deu a menor chance para os adversários na tarde deste domingo (16). Quem mais se aproximou foi Ricardo Maurício, que tentou uma manobra de ultrapassagem na metade inicial da disputa, mas Felipe se defendeu bem e controlou a pressão do adversário, que se manteve até o fim. O jovem de 21 anos partiu rumo a uma vitória histórica, já que a disputa valeu pela 450ª corrida da história da Stock Car. De quebra, Fraga disparou na liderança do campeonato e agora tem quatro vitórias e 226 pontos conquistados.

Com o carro todo rosa da Eurofarma/RC, Maurício confirmou o segundo lugar na prova, enquanto Allam Khodair se valeu de uma boa pilotagem e também tirou proveito dos problemas com Thiago Camilo e do pit-stop antecipado por Rubens Barrichello para conquistar o terceiro lugar. Daniel Serra, o maior vencedor em Curitiba dentre os pilotos em atividade, foi o quarto, enquanto Valdeno Brito fechou o rol dos cinco primeiros da corrida.

Julio Campos completou a prova em sexto lugar, à frente de Lucas Foresti, que voltou a ter um bom desempenho em meio a um ano cheio de dificuldades. Cacá Bueno, que andou boa parte da prova no pelotão intermediário, foi o oitavo, seguido por Tuka Rocha e Raphael Abbate, que vai largar em primeiro na corrida 2. Rubens Barrichello, que antecipou seu pit-stop, ainda conseguiu terminar em 11º e somou pontos importantes, além de despontar como o favorito à vitória na prova que fecha a etapa do fim de semana.

Com os resultados desta primeira corrida, Fraga agora soma 226 pontos e abriu enormes 56 de frente para Barrichello, que agora soma 170. Valdeno ocupa o terceiro lugar, com 167. Cacá Bueno e Daniel Serra dividem a quarta colocação, com 138 cada.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Doce rotina: Felipe Fraga festeja sua quarta vitória em 2016 na Stock Car (Foto: Duda Bairros/RF1)

Saiba como foi a corrida 1 da etapa de Curitiba da Stock Car
 
Dentre os 29 pilotos do grid, Rafael Suzuki e Xandinho Negrão, que volta à Stock Car neste fim de semana, abriram a corrida largando do pit-lane. Quanto aos outros 27, o principal objetivo era escapar dos costumeiros problemas no S após a reta dos boxes. No pelotão intermediário, alguns pilotos passaram reto, mas não houve maiores problemas. Fraga sustentou a liderança, seguido por Maurício e, um pouco mais atrás, Marcos Gomes e Julio Campos, que ganhou a posição de Rubens Barrichello.
 
Ainda na primeira volta, Max Wilson teve de recolher para os boxes depois de ver seu carro ficar bem avariado após um incidente envolvendo os carros de Gabriel Casagrande e Sergio Jimenez no pelotão intermediário. Era praticamente o fim das suas chances na corrida 1, com o foco sendo voltado para a segunda prova da rodada dupla.
 
Fraga administrava a vantagem, mas Maurício acompanhava de perto o carro #88 da Cimed. Gomes buscava entrar na briga, com Julio Campos pouco mais atrás e Rubens Barrichello em quinto, sendo pressionado por Thiago Camilo.
 
Na abertura da 5ª volta, Maurício usou o push-to-pass e esboçou uma manobra de ultrapassagem, mas Fraga se defendeu bem na entrada do S e se segurou na liderança. Na volta seguinte, Ricardinho tentava outro traçado enquanto buscava se livrar da pressão de Gomes. 
 
Pouco mais atrás, Camilo conseguiu passar Barrichello e subir para o quinto lugar. Mas a disputa entre dois dos mais experientes pilotos do grid estava bem acirrada, com Rubens retomando a colocação na volta seguinte. Era uma grande batalha entre os dois, com muitas trocas de posição e com Khodair chegando para participar da festa.
Rubens Barrichello adotou estratégia semelhante a de Londrina e priorizou a corrida 2 (Foto: Miguel Costa Jr.)
Com o passar da corrida, Maurício foi ficando um pouco para trás, começando a ser pressionado por Gomes. Foi um ‘refresco’ para Fraga, que procurava abrir vantagem na ponta. Mais atrás, pilotos como Danilo Dirani e Suzuki buscavam alternativas pensando na segunda corrida e antecipavam a troca de pneus e o reabastecimento.
 
Campos, que já venceu correndo em casa, se sustentava em quarto, mas ao mesmo tempo tinha de lidar com a aproximação de Camilo, que lutava por um bom resultado nesta fase final de ciclo com a RCM. Mas Julio teve um alívio depois de ver Thiago ir para os boxes para trocar pneus e fazer o reabastecimento, também adotando a estratégia de priorizar a corrida 2 do domingo. Outro que adotava a mesma estratégia era Barrichello, buscando ter o mesmo êxito logrado há três semanas, em Londrina.

Fraga, por sua vez, nadava de braçada e, embora Maurício continuasse por perto — assim como Gomes —, nada indicava que Felipe iria fraquejar no momento decisivo quando restavam 14 voltas para o fim da corrida 1 em Curitiba. A diferença entre os três primeiros colocados parecia estável, com Maurício apertando o ritmo nas voltas finais.

Felipe Fraga levou a melhor na disputa contra Ricardo Maurício na corrida 1 (Foto: Duda Bairros/RF1)

O fim da corrida ainda reservaria surpresas. Marcos Gomes, por exemplo, tinha problemas e entrava nos boxes da Cimed para deixar a corrida, abrindo espaço para Khodair assumir o terceiro lugar, seguido por Daniel Serra e Valdeno Brito. Quem também enfrentava dificuldades era Camilo. Em um ano marcado pelo azar gigante, o paulista andava lento na pista e tinha de abandonar a disputa em Curitiba. 

Fraga, por sua vez, lutava muito para controlar a pressão de um valente Maurício, que não desistia de buscar a vitória em Curitiba. Foi uma verdadeira batalha, mas que teve Felipe como o grande vencedor, pela quarta vez na temporada 2016 da Stock Car.

Stock Car, Curitiba, Corrida 1, final:

1 88 FELIPE FRAGA PA CIMED Peugeot 46:02.531  
2 90 RICARDO MAURÍCIO SP RC Chevrolet +0.547  
3 18 ALLAM KHODAIR SP FULL TIME Chevrolet +14.358  
4 29 DANIEL SERRA SP RED BULL Chevrolet +18.649  
5 77 VALDENO BRITO PB TMG Chevrolet +20.462  
6 4 JÚLIO CAMPOS PR C2 Chevrolet +27.093  
7 12 LUCAS FORESTI DF FULL TIME PRO GP Chevrolet +31.004  
8 0 CACÁ BUENO RJ RED BULL Chevrolet +43.233  
9 25 TUKA ROCHA SP RZ Chevrolet +49.627  
10 26 RAPHAEL ABBATE SP HOT CAR Chevrolet +52.480  
11 111 RUBENS BARRICHELLO SP FULL TIME Chevrolet +54.633  
12 99 XANDINHO NEGRÃO SP CAVALEIRO Peugeot +55.479  
13 9 GUGA LIMA PR TMG Chevrolet +57.951  
14 10 RICARDO ZONTA PR A.MATTHEIS Chevrolet +1:06.637  
15 46 VITOR GENZ RS CARLOS ALVES Peugeot +1:14.853  
16 63 NESTOR GIROLAMI ARG CARLOS ALVES Peugeot +1:15.885  
17 51 ÁTILA ABREU SP A.MATTHEIS Chevrolet +1 volta  
18 5 DENIS NAVARRO SP VOGEL Chevrolet +1 volta  
19 28 GALID OSMAN SP RCM Chevrolet +2 voltas NC
20 8 RAFAEL SUZUKI SP VOGEL Chevrolet +4 voltas  
21 80 MARCOS GOMES SP CIMED Peugeot +5 voltas NC
22 21 THIAGO CAMILO SP RCM Chevrolet +7 voltas NC
23 110 FELIPE LAPENNA SP HOT CAR Chevrolet +8 voltas NC
24 70 DIEGO NUNES SP BASSANI Chevrolet +8 voltas  
25 56 DANILO DIRANI SP RZ Chevrolet +9 voltas  
26 83 GABRIEL CASAGRANDE PR C2 Chevrolet +11 voltas NC
27 3 BIA FIGUEIREDO SP BASSANI Peugeot +13 voltas NC
28 73 SÉRGIO JIMENEZ SP CAVALEIRO Peugeot +28 voltas NC
29 65 MAX WILSON SP RC Chevrolet +34 voltas NC
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.