Fraga segura Khodair, vence movimentada corrida 1 em Santa Cruz do Sul e toma de Gomes liderança na Stock Car

Com a autoridade de um veterano, o jovem Felipe Fraga, de 20 anos, segurou 'no braço' Allam Khodair e conquistou a vitória na corrida 1 da etapa de Santa Cruz do Sul, na tarde deste domingo. Foi a quarta vitória de Fraga na Stock Car e, de quebra, assumiu a liderança do campeonato

De ponta a ponta, Felipe Fraga venceu a primeira das duas corridas do fim de semana da etapa de Santa Cruz do Sul da Stock Car, na tarde deste domingo (5). O tocantinense largou na pole-position e manteve a liderança até o fim. Mas se engana quem imagina que o triunfo de Fraga foi fácil. Muito pelo contrário. Durante praticamente toda a prova, o piloto da Cimed teve de lidar com a forte pressão de Allam Khodair. Mas o jovem de apenas 20 anos não tomou conhecimento da experiência maior de Khodair e cruzou a linha de chegada na frente no circuito gaúcho. Assim, Fraga confirmou sua quarta vitória na carreira como piloto da Stock Car.

Khodair ainda conseguiu um bom segundo lugar depois de não conseguir mais se aproximar de Fraga. O piloto da Full Time bateu novamente na trave na briga pela vitória neste ano. Daniel Serra pintou como um dos favoritos à vitória, mas também não resistiu à melhor performance do carro de Fraga, mas ainda assim garantiu mais um pódio ao terminar em terceiro lugar. Marcos Gomes, que até este domingo ocupava a liderança do campeonato, veio logo atrás, em quarto, enquanto Ricardo Maurício fechou o top-5.

Átila Abreu conseguiu terminar em sexto lugar, à frente de Gabriel Casagrande, com uma boa performance pela equipe C2. Vitor Genz foi o oitavo, enquanto Sergio Jimenez fechou em nono. Ricardo Zonta garantiu o décimo lugar e vai largar na pole da corrida 2, logo mais, às 14h10.

De quebra, Fraga assumiu a liderança do campeonato. Na esteira do resultado da corrida 1, Felipe agora soma 86 pontos, contra 79 de Marcos Gomes. Átila subiu para terceiro lugar, com 65, enquanto Daniel Serra agora soma 62.

Felipe Fraga venceu em Santa Cruz do Sul e assumiu a liderança da Stock Car (Foto: Fabio Davini/Vicar)

Saiba como foi a corrida 1 da etapa de Santa Cruz do Sul da Stock Car

Antes mesmo da largada, a estratégia se fazia presente na corrida. Rafael Suzuki, por exemplo, optou por largar dos boxes, proporcionando assim uma maior economia de pneus ao não completar as duas voltas de apresentação e aquecimento dos pneus.

Com 20ºC de temperatura do asfalto, a largada foi dada exatamente às 13h06, horário de Santa Cruz do Sul. Fraga defendeu bem a posição dos ataques de Khodair e manteve a liderança. Cacá Bueno foi empurrado para a área de escape da curva 1 e perdeu muitas posições, despencando para 19º. Como até já era esperado por alguns pilotos, a prova começou confusa e com a entrada do safety-car na pista.

Felipe Guimarães e Néstor 'Bebu' Girolami se envolveram em um grande acidente, com toques de outros carros, que resultou na batida dos dois pilotos na barreira de pneus. O argentino teve de abandonar a corrida. A direção de prova considerou Guimarães culpado pelo incidente, avaliando a manobra como atitude antidesportiva.

A bandeira verde voltou a ser acionada na terceira volta, com Fraga aparecendo na frente, seguido por Khodair, Daniel Serra, Max Wilson em quarto e Thiago Camilo. Líder do campeonato, Gomes aparecia em quinto. Mas era uma corrida bem longa, com muitas boas disputas deixando o resultado completamente aberto.

Fraga não queria saber e tratava de acelerar seu #88 para abrir vantagem perante o pelotão da frente. Assim, o piloto mantinha a liderança sob controle e não era ameaçado por Khodair que, por sua vez, também estava com boa margem à frente de Serrinha. Já seu companheiro de Red Bull, Cacá Bueno, continuava em 19º e tentava ao menos somar alguns pontos na corrida 1, disputando posição com Diego Nunes.

Mais à frente, a corrida era boa e disputada entre dois dos grandes nomes da Stock Car: Marcos Gomes e Thiago Camilo. Marquinhos conseguiu ultrapassar o piloto da RCM, mas, após um toque, Camilo retomou a quinta colocação. O incidente passou a ser investigado pela direção de prova, bem como o contato de Cacá no carro de Nunes. O pentacampeão acabou recebendo uma advertência, punição mais leve do que a imposta a Camilo pouco depois.

Na abertura da volta 13, foi a vez de Gomes dar o troco em Camilo para retomar a quinta posição. Quinta que virou quarta depois que Max Wilson foi o primeiro a enfrentar problemas com o asfalto abrasivo de Santa Cruz do Sul e teve o pneu traseiro direito furado, precisando ir para os boxes. E Gomes ficou definitivamente livre de Thiago quando este foi punido com um drive-through por manobra considerada antidesportiva.

Definitivamente, a corrida era 'pegada' em Santa Cruz do Sul. Não só no pelotão intermediário, mas também na luta pela vitória. Isso porque Fraga perdeu desempenho e permitiu a aproximação de Khodair, que passou a pressionar o piloto da Cimed, chegando a ficar apenas 0s5 atrás. Os ponteiros brigavam pelo primeiro lugar bem atrás de Wilson, que era retardatário.

A expectativa, a partir de então, estava novamente sobre a estratégia que os ponteiros iriam adotar. Mesmo com a pista fria, havia preocupação com o desgaste dos pneus, sobretudo dos traseiros. Enquanto isso, quando restavam 12 voltas para o fim, a briga ra boa também no meio do pelotão, com Cacá Bueno disputando posição com Rubens Barrichello. Mas o campeão de 2014 logo entrou nos boxes para fazer reabastecimento e troca de pneus. Em seguida, era a vez de Cacá fazer seu pit-stop.

Com 35 minutos de corrida, estava encerrada a janela para reabastecimento na corrida 1. Nenhum dos líderes parou, com Fraga mantendo a liderança e buscando sair do sufoco em relação a Khodair. A luta pela vitória estava restrita aos dois, já que Serra, em terceiro, estava quase 10s atrás. Já na briga pela nona posição, Denis Navarro se enroscou com Valdeno Brito e rodou na pista. Já o paraibano teve de abandonar quando tinha chances de ao menos ficar em décimo e largar na pole da corrida 2.

Nas voltas finais, Cacá, na rara condição de retardatário após ter feito seu pit-stop, estava à frente de Fraga, líder. O seu pupilo fez a ultrapassagem e deixou o pentacampeão diante de Khodair. Mas o piloto da Red Bull, experiente que é, saiu logo do caminho do 'Japonês Voador', deixando a briga entre os dois postulantes à vitória no interior gaúcho.

Ao fim de 33 voltas, Fraga confirmou a melhor performance e cruzou a linha de chegada na frente em Santa Cruz do Sul, seguido por Khodair e Serra fechando o pódio. Na última volta, Bia Figueiredo sofreu uma forte batida, acertando seu carro na barreira de pneus. Porém, a pilota escapou sem maiores problemas.

Stock Car, Santa Cruz do Sul, corrida 1, final: 

1 88 FELIPE FRAGA PA CIMED Peugeot 47:21.925 33 voltas
2 18 ALLAM KHODAIR SP FULL TIME Chevrolet +1.118  
3 29 DANIEL SERRA SP RED BULL Chevrolet +24.006  
4 80 MARCOS GOMES SP CIMED Peugeot +26.197  
5 90 RICARDO MAURÍCIO SP RC Chevrolet +33.021  
6 51 ÁTILA ABREU SP A.MATTHEIS Chevrolet +34.199  
7 83 GABRIEL CASAGRANDE PR C2 Chevrolet +36.419  
8 46 VITOR GENZ RS CARLOS ALVES Peugeot +38.363  
9 73 SÉRGIO JIMENEZ SP CAVALEIRO Peugeot +40.051  
10 10 RICARDO ZONTA PR A.MATTHEIS Chevrolet +40.668  
11 4 JÚLIO CAMPOS PR C2 Chevrolet +48.321  
12 12 LUCAS FORESTI DF FULL TIME PRO GP Chevrolet +51.024  
13 70 DIEGO NUNES SP BASSANI Chevrolet +57.141  
14 9 GUGA LIMA PR TMG Chevrolet +58.592  
15 74 POPÓ BUENO RJ CAVALEIRO Peugeot +59.084  
16 8 RAFAEL SUZUKI SP VOGEL Chevrolet +1:21.755  
17 28 GALID OSMAN SP RCM Chevrolet +1 volta  
18 0 CACÁ BUENO RJ RED BULL Chevrolet +1 volta  
19 21 THIAGO CAMILO SP RCM Chevrolet +1 volta  
20 26 RAPHAEL ABBATE SP HOT CAR Chevrolet +1 volta  
21 111 RUBENS BARRICHELLO SP FULL TIME Chevrolet +1 volta  
22 65 MAX WILSON SP RC Chevrolet +1 volta  
23 3 BIA FIGUEIREDO SP BASSANI Peugeot +2 voltas NC
24 5 DENIS NAVARRO SP VOGEL Chevrolet +4 voltas NC
25 77 VALDENO BRITO PB TMG Chevrolet +8 voltas NC
26 110 FELIPE LAPENNA SP HOT CAR Chevrolet +15 voltas NC
27 66 FELIPE GUIMARÃES GO FULL TIME PRO GP Chevrolet +16 voltas NC
28 63 NESTOR GIROLAMI ARG CARLOS ALVES Peugeot +33 voltas NC
PADDOCK GP #31 DEBATE F1, INDY E NASCAR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.