Fraga triunfa em novo duelo com Barrichello, vence corrida 1 em Curvelo e dispara na liderança na Stock Car

Felipe Fraga e Rubens Barrichello travaram uma nova grande batalha, desta vez tendo o Circuito dos Cristais como palco. Desta vez, o piloto da Cimed levou a melhor e venceu a corrida 1 em Curvelo sendo escoltado por Marcos Gomes. Barrichello acabou a prova só em terceiro lugar após ultrapassar Allam Khodair, vendo a diferença subir para 37 pontos

Felipe Fraga deu um passo fundamental para se tornar o mais jovem campeão da história da Stock Car. Com grande performance ao longo de todo o fim de semana no novíssimo Circuito dos Cristais, em Curvelo, o piloto da Cimed lutou por várias voltas com Rubens Barrichello pela liderança da primeira corrida da rodada dupla deste domingo (20), mas levou a melhor no duelo com o veterano da Full Time e depois não foi mais alcançado. Barrichello, depois, acabou perdendo terreno e foi ultrapassado por Marcos Gomes e Allam Khodair, mas recuperou o terceiro lugar do seu companheiro de equipe na raça, no fim da prova.

Mas o desfecho da corrida foi totalmente favorável a Fraga, que cruzou a linha de chegada na frente na primeira corrida da Stock Car em Minas Gerais, viu seu parceiro de Cimed fechar em segundo e Barrichello apenas em terceiro. Assim, a diferença entre os dois, agora únicos postulantes ao título, subiu para 37 pontos, restando apenas duas corridas para o fim do campeonato.

Khodair fechou em quarto lugar, com Átila Abreu em quinto. Thiago Camilo finalizou em sexto, logo à frente de Julio Campos, que fez uma corrida heróica em razão da virose sofrida neste fim de semana. Gabriel Casagrande garantiu o oitavo lugar, com Galid Osman em nono e Diego Nunes fechando a lista dos dez primeiros, garantindo a pole-position da corrida 2.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Fraga brilhou de novo e venceu a corrida 1 da Stock Car em Curvelo (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

Saiba como foi a corrida 1 da etapa de Curvelo da Stock Car

Com a temperatura ambiente na casa dos 27ºC e os termômetros apontando quase 50ºC no asfalto, Curvelo recebeu, pela primeira vez, uma corrida da Stock Car em Minas Gerais. Corrida que se tornou muito difícil desde antes da largada para Julio Campos, debilitado em virtude de uma virose. Mas mesmo longe do melhor da sua saúde, o paranaense partiu para o início da disputa com o carro #4 da C2. Felipe Fraga partiu da pole, tendo Barrichello ao seu lado com as luzes vermelhas sendo apagadas um pouco mais adiante da linha de chegada, mais perto da curva 1, por motivos de segurança.

Fraga conseguiu largar bem e foi seguido por Barrichello. Mas o início da prova foi um tanto confuso daí para trás. Logo na segunda curva, Néstor 'Bebu' Girolami e Cacá Bueno se envolveram em um incidente. O pentacampeão despencou para último, enquanto o argentino ficou com o carro bem avariado, tendo de recolher para os boxes. A primeira volta também representou problemas para Vitor Genz e Lucas Foresti, que ficaram pelo caminho. A direção de prova acionou o safety-car para remover os carros parados na pista.

Em meio à confusão da primeira volta, Valdeno despencou de quarto para 14º. Em contrapartida, Átila Abreu subiu de 14º para quinto, enquanto Galid Osman saiu de 23º para oitavo e Felipe Lapenna deu um enorme salto: de 20º para o sexto lugar.

A relargada foi dada na quarta volta, com Barrichello dando o bote para passar Fraga e assumir a liderança da corrida. Gomes vinha mais atrás, em terceiro lugar, seguido por Khodair e Átila completando a lista dos cinco primeiros. Mas Fraga retomou a ponta depois de acionar o push-to-pass na volta seguinte ao mesmo tempo em que Max Wilson deixava a disputa com problemas na direção hidráulica. 

Barrichello e Fraga disputam vitória na corrida 1 em Curvelo (Foto: Reprodução)

A troca de posições entre Fraga e Barrichello era intensa. O veterano voltava à liderança depois de acionar o botão de ultrapassagem, novamente na reta dos boxes. Gomes vinha logo atrás, com Khodair um pouco mais distante, em quarto. Mas na volta seguinte foi a vez de Felipe dar o troco para retomar a primeira posição. Ficava claro que a luta pela vitória ficaria ali entre os três.

Enquanto Daniel Serra rodava após incidente com Ricardo Maurício, Fraga se defendia bem da pressão de Barrichello, que passava a receber a pressão de Gomes. A aproximação de Marquinhos era fundamental para que Felipe conseguisse abrir vantagem na ponta, com um ajudando o companheiro de Cimed. Gomes conseguiu fazer a ultrapassagem na nona de 25 voltas em Curvelo.

Barrichello começava a perder ritmo pouco depois e caiu para o quarto lugar depois de ver Khodair, seu companheiro de equipe Full Time, fazer a ultrapassagem na décima volta.  Átila vinha em quinto, com uma corrida muito consistente, e liderava um pelotão com Thiago Camilo, Lapenna, Galid, Julio Campos, em corrida de superação, e Gabriel Casagrande, décimo lugar.

Fraga escapa na liderança e vê Barrichello cair para quarto lugar (Foto: Reprodução)

Fraga continuava sua cruzada pela vitória em Curvelo e era escoltado por Gomes. Khodair seguia em terceiro, mas não indicava ter ritmo para tentar uma ultrapassagem e subir para segundo. Barrichello vinha mais atrás, correndo para somar pontos pensando ainda na luta pelo título. Em contrapartida, Valdeno tinha o pneu traseiro esquerdo furado após uma batida na traseira, se arrastava para os boxes e praticamente dava adeus às chances de título. E Lapenna, que vinha num grande sétimo lugar, deu uma escapada na pista e perdeu boas posições.

Já na fase final da prova, muitos pilotos sem chance de bom resultado na corrida 1 entraram nos boxes para o reabastecimento, já pensando na segunda prova em Curvelo. Barrichello, muito vivo ainda no campeonato, lutava com Khodair pela terceira colocação depois de uma boa melhora no seu ritmo.

Na volta 18, Barrichello conseguiu fazer a ultrapassagem. Na base da raça, o campeão de 2014 lutava para se aproximar de Fraga e acelerou para ultrapassar seu companheiro de equipe. Khodair emparelhou com Rubens no fim da reta, mas acabou sendo ultrapassado. Átila continuava em quinto, seguido por Camilo. Campos, em corrida heróica, vinha em sétimo lugar, com seu companheiro de C2, Casagrande, completando o rol dos oito primeiros. Galid Osman e Diego Nunes fechavam o top-10.

Ao fim de 24 voltas, Fraga confirmou uma vitória decisiva que acabou por colocá-lo muito próximo do seu primeiro título da Stock Car, com Gomes em segundo lugar e Barrichello apenas em terceiro. Khodair confirmou a quarta posição, enquanto Átila fechou a lista dos cinco primeiros em Curvelo.

Stock Car 2016, Curvelo, corrida 1:

1 88 FELIPE FRAGA PA CIMED Peugeot 24 voltas
2 80 MARCOS GOMES SP CIMED Peugeot +0.979
3 111 RUBENS BARRICHELLO SP FULL TIME Chevrolet +3.614
4 18 ALLAM KHODAIR SP FULL TIME Chevrolet +5.937
5 51 ÁTILA ABREU SP A.MATTHEIS Chevrolet +10.374
6 21 THIAGO CAMILO SP RCM Chevrolet +12.906
7 4 JÚLIO CAMPOS PR C2 Chevrolet +16.640
8 83 GABRIEL CASAGRANDE PR C2 Chevrolet +20.319
9 28 GALID OSMAN SP RCM Chevrolet +25.020
10 70 DIEGO NUNES SP BASSANI Chevrolet +25.606
11 117 GUILHERME SALAS SP RZ Chevrolet +27.206
12 90 RICARDO MAURÍCIO SP RC Chevrolet +27.470
13 8 RAFAEL SUZUKI SP VOGEL Chevrolet +30.636
14 9 GUGA LIMA PR TMG Chevrolet +31.690
15 73 SÉRGIO JIMENEZ SP CAVALEIRO Peugeot +33.816
16 0 CACÁ BUENO RJ RED BULL Chevrolet +1:01.550
17 5 DENIS NAVARRO SP VOGEL Chevrolet +1:02.533
18 25 TUKA ROCHA SP RZ Chevrolet +1:16.172
19 3 BIA FIGUEIREDO SP BASSANI Peugeot +1 volta
20 99 XANDINHO NEGRÃO SP CAVALEIRO Peugeot +2 voltas
21 110 FELIPE LAPENNA SP HOT CAR Chevrolet +5 voltas
22 29 DANIEL SERRA SP RED BULL Chevrolet +8 voltas
23 26 RAPHAEL ABBATE SP HOT CAR Chevrolet +8 voltas
24 77 VALDENO BRITO PB TMG Chevrolet +8 voltas
25 65 MAX WILSON SP RC Chevrolet NC
26 46 VITOR GENZ RS CARLOS ALVES Peugeot NC
27 63 NESTOR GIROLAMI ARG CARLOS ALVES Peugeot NC
28 12 LUCAS FORESTI DF FULL TIME PRO GP Chevrolet NC
29 10 RICARDO ZONTA PR A.MATTHEIS Chevrolet NC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.