Galid encaixa volta perfeita, surpreende favoritos e garante pole-position para etapa de Tarumã da Stock Car

Em dia de dobradinha para a Ipiranga Racing, Galid Osman brilhou no treino classificatório deste sábado (21) em Tarumã. Com uma volta soberana, o paulista registrou 1min07s800 no Q3, desbancando o companheiro de equipe, Thiago Camilo. Max Wilson e Daniel Serra,da Eurofarma, dividem a segunda fila, com Átila Abreu e Ricardo Zonta, da Shell Racing, fechando os seis primeiros do grid

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Que grande tarde viveu Galid Osman em Tarumã. Na esteira de uma temporada bastante complicada, o paulista da Ipiranga Racing teve um dia para comemorar neste sábado (21). Com grande performance nos três segmentos da sessão classificatória para a décima etapa da temporada 2017, o piloto impressionou e se colocou entre os melhores para a luta pela pole. Na fase final, Galid cravou 1min07s800 e surpreendeu ao desbancar rivais considerados favoritos à posição de honra. Pela segunda vez na carreira — a primeira foi em Curitiba, em 2015 —, Osman abre o grid na Stock Car.

Thiago Camilo, que viveu um drama no começo da sessão com uma quase pane no carro, vai largar em segundo, com Max Wilson em terceiro e Daniel Serra, o líder do campeonato, em quarto, formando a segunda fila toda da Eurofarma. Átila Abreu e Ricardo Zonta largam lado a lado em quinto e sexto, respectivamente, na terceira fila da Shell Racing.

Camilo é um dos oito pilotos punidos por conta das irregularidades no uso do push-to-pass na Argentina e vai ficar com apenas dez acionamentos do botão de ultrapassagem em Tarumã, o que vai se converter em uma dificuldade a mais na rodada dupla deste domingo.

Galid Osman recebe do campeão de 2003, David Muffato, o troféu pela pole em Tarumã (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

Entre os outros postulantes ao título, Rubens Barrichello vai largar apenas em 17º, logo à frente de Felipe Fraga. Cacá Bueno, que bateu no Q1, vai abrir a última fila do grid.

A rodada dupla de Tarumã da Stock Car começa às 13h (horário de Brasília) com a primeira prova do fim de semana. A segunda etapa acontece às 14h10, tudo com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV 3.

Saiba como foi a classificação da Stock Car em Tarumã

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O Q1 começou com a pista um tanto úmida em alguns trechos, consequência da chuva que deu as caras desde o terceiro treino livre em Tarumã, mas que cessou pouco depois. O céu estava bastante fechado e deixava os pilotos preocupados, já que a chuva poderia voltar a qualquer momento. Foi nesse clima que os pilotos do primeiro grupo deixaram os boxes para os primeiros oito minutos de sessão.

Não demorou para as primeiras marcas competitivas serem registradas. Dono da então melhor volta do fim de semana, pela manhã, Ricardo Zonta cravou 1min08s011. Mas o líder do campeonato assumiu a liderança em seguida ao registrar 1min07s935. Ricardo Maurício aparecia em terceiro. Nos últimos segundos, os pilotos não conseguiram melhorar suas marcas. Destaque para Denis Navarro, quarto colocado, à frente do piloto da casa, Vitor Genz. Rubens Barrichello foi o oitavo, 0s314 atrás de Serrinha.

Daniel Serra comandou a tabela de tempos no começo do Q1 (Foto: Fábio Davini/Vicar)

Em seguida, o G2 foi à pista com pilotos como Átila Abreu e Thiago Camilo, dois dos principais candidatos ao título. Thiago enfrentou problemas com seu carro, que se mostrou bem lento, mas a falha foi superada e proporcionou ao piloto participar normalmente das atividades. Todos estavam com um olho na pista e outro no céu, com a chuva que dava sinais de que estava prestes a voltar a Tarumã, mas que no fim das contas não apareceu. Átila foi o primeiro dentre os pilotos do segundo grupo ao se colocar no rol dos 15 mais rápidos. Mas a grande volta foi feita por Galid Osman. Com 1min07s834, o paulista da Ipiranga Racing se colocou no topo da tabela de tempos, deixando Serra para trás.

Mais atrás, Cacá Bueno e Gabriel Casagrande rodavam, mas os dois conseguiram evitar a batida, o que poderia paralisar a sessão. Em seguida, Marcos Gomes e Suzuki se colocavam no grupo dos 15 pilotos que avançaram para o Q2 e Átila melhorava seu tempo, subindo para oitavo.Com 2min15s para o fim, Cacá perdeu a traseira do seu carro #0 da Cimed, rodou e bateu mais forte na barreira de pneus depois de escapar na curva 1, no mesmo trecho onde Casagrande e Rocha bateram pela manhã. Foi a primeira bandeira vermelha da sessão. Apesar do susto, Cacá deixou o carro sem problemas.

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

"O carro era dianteiro, não era traseiro, e eu rodei. A sensação que dava era como se tivesse saído o pneu da roda ou tivesse furado o pneu. E eu acabei rodando no meio da curva dois, sem muita explicação, não foi uma traseirada normal. Depois eu quis dar mais uma volta e aconteceu a mesma coisa. Eu ia saindo de frente e do nada rodou de novo. Não sei se quebrou alguma coisa ou o que aconteceu", explicou o pentacampeão da Stock Car em entrevista ao canal SporTV.

"Era um risco calculado, mas eu não lembro a última vez que rodei em classificação – que dirá duas vezes na mesma classificação. Não estou tirando o corpo fora de algum erro meu, mas foi muita estranha a reação do carro. Algum problema deve ter acontecido, algum defeito no carro ou no pneu. Ou eu toquei numa água, pode ser, choveu antes. Alguma coisa fora do normal – ou um erro técnico meu ou alguma coisa no carro – aconteceu. A reação do carro foi muito esquisita", acrescentou o piloto da Cimed.

Thiago Camilo encaixou grande volta no fim do Q1 (Foto: Carsten Horst/Hyset)

O cronômetro voltava para a contagem regressiva de 2min30s. Quando o treino foi retomado, Camilo brilhou. Com uma volta voadora, o vice-líder do campeonato subiu para o topo da tabela ao marcar 1min07s752, 0s082 mais rápido que seu companheiro de Ipiranga Racing. Além de Camilo e Galid, passaram para o Q2 Marcos Gomes, Daniel Serra, Júlio Campos, Rafael Suzuki, Ricardo Zonta, Ricardo Maurício, Átila Abreu, Denis Navarro, Vitor Genz, Max Wilson, Antonio Pizzonia, Diego Nunes e Valdeno Brito.

Barrichello ficou fora e vai largar em 17º. Cacá Bueno também foi prejudicado pela batida e vai partir de 29º e penúltimo na corrida 1. Candidato ao título, Fraga também não conseguiu a melhor volta no Q1 e vai começar a disputa do fim de semana apenas em 18º.

Camilo também brilha no Q2 em Tarumã

Os pilotos da Shell Racing puxaram a fila do Q2 em Tarumã. Átila e Zonta foram os primeiros com tempos registrados na segunda fase da classificação, mas Camilo veio em seguida para mostrar que era um grande candidato à pole e anotar 1min07s487, o então melhor tempo do fim de semana, seguido por Zonta e Max Wilson. Serra também emendou boa volta e se colocou no grupo dos três mais rápidos, sendo segundo com 1min07s572. Galid fechava o top5.

Com pouco mais de 1min para o fim do Q2, Júlio Campos chocava seu carro contra a barreira de pneus e ficava fora da briga pela pole.  Átila, ao contrário, estava dentro do grupo dos seis mais rápidos. Camilo, Serrinha, Zonta, Max e Galid completavam o grupo dos pilotos classificados para o Q3. Em contrapartida, a decepção foi Ricardo Maurício, que enfrentou problemas e ficou apenas em 15º.

Átila Abreu se garantiu na luta pela pole em Tarumã (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)

Galid surpreende com pole e lidera dobradinha da Ipiranga 

Sexto mais rápido no Q2, Átila foi o primeiro a deixar o pit-lane para a fase decisiva da classificação. O sorocabano registrou 1min08s646 na sua tentativa. Em seguia, era a vez de Galid fazer sua volta rápida. Depois de um bom desempenho nas duas fases da sessão, o paulista do carro #28. Com parciais muito boas nos três setores da pista, Osman anotou 1min07s700, grande volta para se colocar como um dos favoritos à pole em Tarumã.

O próximo a fazer sua tentativa foi Max Wilson. Mas o veterano não conseguiu se aproximar do tempo de Galid, como ficou nítido nas três parciais da volta. o piloto da RCM/Eurofarma subia para segundo com 1min08s216. Logo depois, foi a vez de Ricardo Zonta abrir sua volta rápida. Mas o paranaense escapou de traseira no miolo da pista e bateu na barreira de pneus. Era o fim das suas chances de largar na pole. A batida resultou em bandeira vermelha.

Restavam então apenas os dois líderes do campeonato: Thiago Camilo e Daniel Serra, o quinto e penúltimo a fazer sua volta rápida em Tarumã. Após a breve interrupção, Serrinha acelerou no desafiador circuito gaúcho para tentar desbancar a marca de Galid. Mas não conseguiu. O líder do campeonato marcou 1min08s253 para ficar em terceiro, atrás também de Max Wilson.

Apenas Camilo poderia superar seu companheiro de Ipiranga Racing. O experiente piloto foi pior no primeiro setor, mas melhorou muito na segunda parte da pista. No fim, foi por pouco. Thiago anotou 1min17s902, 0s102 atrás de Galid, que garantiu a pole-position na Stock Car pela segunda vez na carreira. Festa para a equipe de Andreas Mattheis.

#GALERIA(7219)

Stock Car 2017, Tarumã, corrida 1, grid de largada: 

1 28 GALID OSMAN SP IPIRANGA RACING   1:07.800  
2 21 THIAGO CAMILO SP IPIRANGA RACING   1:07.902 +0.102
3 65 MAX WILSON SP RCM/EUROFARMA   1:08.216 +0.416
4 29 DANIEL SERRA SP RC/EUROFARMA   1:08.253 +0.453
5 51 ÁTILA ABREU SP TMG/SHELL RACING   1:08.646 +0.846
6 10 RICARDO ZONTA PR TMG/SHELL RACING      
7 80 MARCOS GOMES SP CIMED   1:07.963 +0.163
8 77 VALDENO BRITO PB CARLOS ALVES/EISENBAHN   1:07.999 +0.199
9 70 DIEGO NUNES SP HERO   1:08.039 +0.239
10 1 ANTONIO PIZZONIA AM PRATI DONADUZZI   1:08.100 +0.300
11 5 DENIS NAVARRO SP CIMED   1:08.130 +0.330
12 8 RAFAEL SUZUKI SP CAVALEIRO   1:08.131 +0.331
13 4 JÚLIO CAMPOS PR PRATI DONADUZZI   1:08.271 +0.471
14 90 RICARDO MAURÍCIO SP RC/EUROFARMA   1:08.509 +0.709
15 46 VITOR GENZ RS CARLOS ALVES/EISENBAHN   1:09.159 +1.359
16 30 CÉSAR RAMOS RS BLAU   1:08.191 +0.391
17 111 RUBENS BARRICHELLO SP FULL TIME   1:08.249 +0.449
18 40 FELIPE FRAGA PA CIMED   1:08.265 +0.465
19 18 ALLAM KHODAIR SP FULL TIME   1:08.350 +0.550
20 73 SÉRGIO JIMENEZ SP HOT CAR/BARDAHL   1:08.360 +0.560
21 31 MÁRCIO CAMPOS RS BLAU   1:08.496 +0.696
22 44 ALBERTO VALÉRIO MG HERO   1:08.608 +0.808
23 110 FELIPE LAPENNA SP CAVALEIRO   1:08.683 +0.883
24 117 GUILHERME SALAS SP VOGEL   1:08.835 +1.035
25 3 BIA FIGUEIREDO SP FULL TIME ACADEMY   1:08.904 +1.104
26 12 LUCAS FORESTI DF FULL TIME ACADEMY   1:09.048 +1.248
27 9 GUGA LIMA PR HOT CAR/BARDAHL   1:09.147 +1.347
28 25 TUKA ROCHA SP RCM   1:09.360 +1.560
29 0 CACÁ BUENO RJ CIMED   1:12.577 +4.777
30 83 GABRIEL CASAGRANDE PR VOGEL      

RITMO DE FESTA

PADDOCK GP CHEGA À EDIÇÃO 100 COM HISTÓRIAS IMPERDÍVEIS DE EDGARD MELLO FILHO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.