Galid pula para frente na janela de pit-stops, resiste a ataques e vence pela primeira vez na Stock Car

Um novo vencedor na Stock Car: Galid Osman contou com uma estratégia acertada na primeira corrida da rodada dupla do Velopark, foi ajudado por um problema mecânico de Valdeno Brito e estreou no alto do pódio da categoria

A cobertura completa da etapa do Velopark no GRANDE PRÊMIO
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Galid Osman conquistou a primeira vitória da carreira na Stock Car. Demonstrando evolução há algum tempo na categoria, o piloto da RCM, no grid desde 2012, estava andando no top-10 na metade inicial da prova no Velopark até a rodada de pit-stops. Então, com uma tática acertada e um bom trabalho da equipe nos boxes, teve de segurar ataques intensos de Valdeno Brito e Cacá Bueno para correr até a bandeira quadriculada.

Galid assumiu a ponta depois das paradas de Daniel Serra, então líder, Valdeno Brito e Rubens Barrichello. E tinha Valdeno colado nele — parecia que o paraibano tinha muito mais carro e inevitavelmente lhe roubaria a ponta. A pressão durou até a oito minutos do fim, quando o carro #77 entrou em modo de segurança devido ao forte calor do inverno gaúcho — você não leu errado — e parou na reta dos boxes. Marcos Gomes não conseguiu desviar e bateu com violência no muro interno.

Galid ergue o troféu do vencedor no pódio no Velopark (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)
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O safety-car entrou na pista e facilitou a vida de Galid, que teve de segurar um determinado Cacá Bueno nas duas voltas finais, mas não permitiu a ultrapassagem.

Cacá fechou em segundo lugar e Serra, que era o líder antes das paradas de box, foi o terceiro. Rubens Barrichello passou Ricardo Zonta na última volta e foi quarto.

Pole-position, Julio Campos disparou na liderança nas voltas iniciais e tinha tudo para vencer pela primeira vez na carreira, mas abandonou depois que o disco de freio dianteiro direito do seu carro explodiu no fim da reta.

Ricardo Maurício ficou com a pole-postion para a prova 2, com grid invertido.

Confira como foi a primeira corrida da Stock Car no Velopark:

A largada é sempre um dos momentos mais emocionantes e empolgantes de uma corrida. Na Stock Car, consegue ser ainda mais que em outras categorias. Mas a decisão de colocar os carros atrás do safety-car na primeira volta e dar a bandeira verde com uma fila indiana na reta dos boxes se mostrou extremamente frustrante neste domingo (14) no Velopark.

Os ponteiros não tiveram chance alguma de disputar posição na chicane que encerra a reta dos boxes. Julio Campos, o pole, dosou bem o acelerador e nem deu chance para Rubens Barrichello tentar algo. Nem quem vinha atrás tentou. Na verdade, os pilotos ainda ziguezagueavam na busca por um melhor aquecimento dos pneus.

Talvez isso tenha acarretado uma prova que seguiu um tanto monótona nas voltas iniciais. Sem as mudanças de posição, a fila indiana seguiu formada. E Campos, com um excelente desempenho, tratou de abrir para Barrichello rapidamente.

O vice-líder do campeonato continuou na segunda posição por pouco mais de dez minutos, quando foi enfim ultrapassado por um Daniel Serra que estava visivelmente mais rápido, e também por Valdeno Brito, que veio no embalo.

Mas a vida também não estava fácil para o líder do campeonato, Átila Abreu. O carro #51 tinha problemas no acionamento do botão de ultrapassagem, logo, defendia-se com muita dificuldade dos ataques.

Disco de freio quebrado tirou Julio Campos da primeira corrida — e tirou dele a vitória (Foto: Vanderley Soares)
   

O destino da corrida só foi mudar na metade da disputa. Na altura do 20º minuto, o disco de freio dianteiro direito explodiu e deixou Campos em uma situação nada agradável. De repente, a transmissão da TV cortou para um carro roxo de número #4 passando reto na curva 1. Era o fim do sonho  da primeira vitória na categoria — um triunfo que estava nas mãos.

Serra, de repente, se viu líder e precisando apenas administrar com cuidado tal condição para vencer pela segunda vez em duas etapas — e pela terceira vez no Velopark. Só que havia um detalhe crucial nessa missão: a janela de pit-stops. E as estratégias trataram de mudar a ordem da corrida e colocar Galid Osman na liderança — na luta pela primeira vitória da carreira. Acontece que quem vinha atrás era Valdeno, com muito mais ação.

A oito minutos do fim da prova, contudo, o paraibano praticamente parou no início da reta dos boxes com o carro em modo de segurança devido à alta temperatura do #77. Ele tentava retornar aos boxes para poder largar na segunda prova, mas tornou-se, na realidade, um obstáculo — ainda mais complicado de ser superado devido à falta de sinalização na entrada da reta.

Marcos Gomes estava colado em Thiago Camilo disputando a nona posição — e mesmo que não ganhasse o posto, largaria na pole da prova 2. Sem um campo de visão adequado, Gomes não viu Valdeno e, ao tentar desviar bruscamente, bateu com a parte traseira do carro no muro — o estrago foi grande.

O safety-car teve de intervir — e demorou para sair da pista. Longos oito minutos, com a relargada sendo dada a 10s do fim do tempo regulamentar.

Com a bandeira verde, Cacá, que havia superado Serra antes do acidente, teve duas voltas para tentar passar Galid, mas não conseguiu. Daniel cruzou a linha de chegada em terceiro e não escondeu a frustração por ter perdido a vitória, e Barrichello foi quarto após ultrapassar Zonta na volta final. Max Wilson, Allam Khodair, Átila Abreu, Thiago Camilo e Ricardo Maurício fecharam o top-10.

A presença do carro de segurança ainda ajudou Galid a economizar combustível para a segunda prova do dia, já que ele optou por fazer um reabastecimento mais curto na prova 1.

#GALERIA(5070,81404)
Stock Car, Velopark, Corrida 1:

1 28 GALID OSMAN SP RCM Chevrolet 41:40.928 39 voltas
2 0 CACÁ BUENO RJ RED BULL Chevrolet +0.420  
3 29 DANIEL SERRA SP RED BULL Chevrolet +0.821  
4 111 RUBENS BARRICHELLO SP FULL TIME Chevrolet +2.347  
5 10 RICARDO ZONTA PR RZ Chevrolet +2.575  
6 65 MAX WILSON SP RC Chevrolet +2.695  
7 18 ALLAM KHODAIR SP FULL TIME Chevrolet +4.383  
8 51 ÁTILA ABREU SP AMG Chevrolet +4.994  
9 21 THIAGO CAMILO SP RCM Chevrolet +6.460  
10 90 RICARDO MAURÍCIO SP RC Chevrolet +8.071  
11 73 SÉRGIO JIMENEZ SP VOXX Peugeot +8.504  
12 110 FELIPE LAPENNA SP HOT CAR Chevrolet +8.979  
13 1 ANTONIO PIZZONIA AM MICO'S Peugeot +8.999  
14 5 DENIS NAVARRO SP VOXX Peugeot +9.293  
15 70 DIEGO NUNES SP C2 Chevrolet +9.559  
16 83 GABRIEL CASAGRANDE PR C2 Chevrolet +10.929  
17 46 VITOR GENZ RS BOETTGER Peugeot +11.793  
18 100 BIA FIGUEIREDO SP PRO GP Chevrolet +12.379  
19 8 RAFAEL SUZUKI SP PRO GP Chevrolet +14.038  
20 74 POPÓ BUENO RJ WA MATTHEIS Chevrolet +1 volta  
21 12 LUCAS FORESTI DF BASSANI Peugeot +1 volta  
22 43 VICENTE ORIGE SC BOETTGER Peugeot +1 volta  
23 82 ALCEU FELDMANN PR HANIER Peugeot +1 volta  
24 7 BETO CAVALEIRO SP HANIER Peugeot +2 voltas  
25 77 VALDENO BRITO PB WA MATTHEIS Chevrolet +8 voltas  
26 80 MARCOS GOMES SP CARLOS ALVES Peugeot +8 voltas  
27 25 TUKA ROCHA SP RZ Chevrolet +16 voltas NC
28 14 LUCIANO BURTI SP VOGEL Chevrolet +17 voltas  NC 
29 4 JÚLIO CAMPOS PR MICO'S Peugeot +19 voltas  NC 
30 88 FELIPE FRAGA TO VOGEL Chevrolet +22 voltas  NC 
31 72 FÁBIO FOGAÇA SP CARLOS ALVES Peugeot +24 voltas  NC 
32 11 NONÔ FIGUEIREDO SP AMG Chevrolet +26 voltas NC
33 2 RAPHAEL MATOS MG HOT CAR Chevrolet +30 voltas NC

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