Jimenez perde rendimento na última curva e Pizzonia vence prova espetacular em Santa Cruz do Sul

Antonio Pizzonia venceu de forma espetacular em Santa Cruz do Sul. O amazonense ultrapassou Sérgio Jimenez na última curva da segunda prova. Daniel Serra foi no embalo e chegou em segundo

Antonio Pizzonia venceu de forma espetacular a segunda prova neste domingo (13) em Santa Cruz do Sul. O amazonense travou grande batalha com Daniel Serra e Sérgio Jimenez e garantiu o triunfo apenas na última curva.
 
Em uma corrida cheia de alternativas e cinco líderes diferentes, a decisão não poderia ter sido mais emocionante. Pizzonia – que largou em 11º – ultrapassou Jimenez na última curva, sendo acompanhado por Serra, que cruzou a linha final em segundo.
 
A prova foi marcada também pelas panes secas de Rapha Matos e de Denis Navarro. Ambos lideravam a corrida quando os carros pararam.
 
Mesmo sem combustível, Jimenez ainda ficou em terceiro, resultado que lhe garantiu a liderança compartilhada do campeonato, ao lado de Valdeno Brito, vencedor da primeira prova.
 
Marcos Gomes foi o quarto e agora aparece em terceiro na tabela do campeonato, um ponto atrás dos líderes. Companheiros de RZ, Ricardo Zonta e Tuka Rocha foram quinto e sexto, respectivamente. 
 
Átila Abreu, Gabriel Casagrande, Alceu Feldmann e Cacá Bueno fecharam o top-10 da corrida complementar de Santa Cruz do Sul.
Antonio Pizzonia venceu uma corrida espetacular em Santa Cruz (Foto: Vanderley Soares/MF2)
Confira como foi a corrida 2 da Stock Car em Santa Cruz do Sul:
 
Assim como a largada da primeira prova, os pilotos saíram de forma conturbada para a segunda corrida. Felipe Lapenna, que largou em segundo, ultrapassou o pole Allam Khodair antes mesmo da partida, o que custou um drive-through para o carro #110.
 
Nas primeiras curvas, confusão entre os primeiros colocados, e Galid Osman e Cacá Bueno foram parar na grama. O paulista deixou a disputa. Velozes, Rapha Matos e Valdeno Brito saltaram para terceiro e quarto, respectivamente.
 
Matos superou Khodair na segunda volta e tomou a ponta da corrida, com a punição de Lapenna. Denis Navarro, Gomes, Sérgio Jimenez e Antonio Pizzonia começaram em bom ritmo e também superaram Khodair.
 
Após problemas na primeira prova, Felipe Fraga só pôde realizar seu abastecimento na segunda corrida. Lento, Khodair também foi aos boxes, assim como Valdeno, que já estava sem combustível. No pelotão intermediário, Thiago Camilo perdeu o controle do carro e teve seu final de semana encerrado.
 
Completada a primeira metade da corrida, na sétima volta, a classificação apontava Matos na frente, seguido pelos dois carros da Voxx: Navarro e Jimenez. Gomes, Tuka Rocha, Pizzonia, Júlio Campos, Vitor Genz, Daniel Serra e Átila Abreu completavam o grupo dos dez melhores.
Raphael Matos fazia grande prova até sofrer com pane seca (Foto: Vanderley Soares)
Campos foi perdendo rendimento e interrompeu sua participação em Santa Cruz do Sul na oitava volta. Ricardo Zonta, Gabriel Casagrande e Alceu Feldmann apertaram o ritmo e tomaram a posição de Genz.
 
Na abertura da décima volta, Serra superou Rocha e saltou para o sexto lugar. Após incidente na primeira curva, Cacá se recuperou e alcançou a 12ª posição, apertando o catarinense Feldmann.
 
Com o capô avariado, Gomes não resistiu aos ataques de Pizzonia e de Serra, caindo para a sexta posição. Na 13ª volta, mais dois abandonos: Popó Bueno recolheu o carro #74, enquanto Vitor Genz foi para a grama.
 
Pizzonia seguiu sua grande recuperação tomando a terceira posição de Jimenez. Poucos segundos depois, Matos ficou sem combustível e viu a vitória escorrer pelos dedos. Melhor para Navarro, novo líder.
Um dos grandes destaques do final de semana em Santa Cruz, Sérgio Jimenez foi terceiro na segunda prova (Foto: Fabio Davini)
Após grande batalha entre Pizzonia, Navarro, Jimenez e Serra, os pilotos da Voxx levaram a pior. Sem combustível, Navarro ficou pelo caminho. Jimenez liderava a corrida até a última curva. De forma espetacular, nos últimos metros, Pizzonia realizou a ultrapassagem e venceu a prova.
 
Serra também se aproveitou da queda de rendimento de Jimenez e ficou na segunda posição. Gomes segurou os ataques de Zonta e garantiu o quarto lugar. Rocha, Átila, Casagrande, Feldmann e Cacá fecharam o top-10.
 
Stock Car, Santa Cruz do Sul, corrida 2, final:
1 1 ANTONIO PIZZONIA AM MICO'S Peugeot 22:34.665 29 voltas
2 29 DANIEL SERRA SP RED BULL Chevrolet +0.368  
3 73 SÉRGIO JIMENEZ SP VOXX Peugeot +0.469  
4 80 MARCOS GOMES SP CARLOS ALVES Peugeot +1.951  
5 10 RICARDO ZONTA PR RZ Chevrolet +2.216  
6 25 TUKA ROCHA SP RZ Chevrolet +3.179  
7 51 ÁTILA ABREU SP AMG Chevrolet +3.739  
8 83 GABRIEL CASAGRANDE PR C2 Chevrolet +4.104  
9 82 ALCEU FELDMANN PR HANIER Peugeot +4.810  
10 0 CACÁ BUENO RJ RED BULL Chevrolet +5.118  
11 65 MAX WILSON SP RC Chevrolet +5.484  
12 12 LUCAS FORESTI DF BASSANI Peugeot +11.918  
13 77 VALDENO BRITO PB WA MATTHEIS Chevrolet +18.251  
14 88 FELIPE FRAGA TO VOGEL Chevrolet +26.768  
15 70 DIEGO NUNES SP C2 Chevrolet +29.035  
16 90 RICARDO MAURÍCIO SP RC Chevrolet +29.574  
17 8 RAFAEL SUZUKI SP PRO GP Chevrolet +42.905  
18 100 BIA FIGUEIREDO SP PRO GP Chevrolet +46.950  
19 7 BETO CAVALEIRO SP HANIER Peugeot +1:04.395  
20 18 ALLAM KHODAIR SP FULL TIME Chevrolet +1:11.285  
21 5 DENIS NAVARRO SP VOXX Peugeot +1 volta  
22 57 FELIPE TOZZO SC BOETTGER Peugeot +1 volta  
23 2 RAPHAEL MATOS MG HOT CAR Chevrolet +2 voltas  
24 46 VITOR GENZ RS BOETTGER Peugeot +2 voltas  
25 110 FELIPE LAPENNA SP HOT CAR Chevrolet +3 voltas  
26 74 POPÓ BUENO RJ WA MATTHEIS Chevrolet +5 voltas  
27 4 JÚLIO CAMPOS PR MICO'S Peugeot +8 voltas  
28 21 THIAGO CAMILO SP RCM Chevrolet +14 voltas  
29 28 GALID OSMAN SP RCM Chevrolet +16 voltas  
30 111 RUBENS BARRICHELLO SP FULL TIME Chevrolet   NL
31 11 NONÔ FIGUEIREDO SP AMG Chevrolet   NL
32 14 LUCIANO BURTI SP VOGEL Chevrolet   NL
33 72 FÁBIO FOGAÇA SP CARLOS ALVES Peugeot   NL
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.