Maurício aproveita pane seca de Barrichello na última curva e vence corrida 2 da Stock Car em Curvelo

O fim da primeira rodada dupla da Stock Car em Minas Gerais foi emocionante. Ricardo Maurício aproveitou a pane seca de Rubens Barrichello na última volta e faturou sua primeira vitória no ano, com Tuka Rocha surpreendendo em segundo lugar. Daniel Serra completou o pódio

A corrida 2 da rodada dupla da Stock Car em Curvelo foi modorrenta durante quase toda sua duração. Mas nas últimas voltas, quando muitos pilotos decidiram entrar nos boxes para fazer o reabastecimento e outros ousaram em seguir na pista mesmo sem colocar combustível para ir até o fim, tudo mudou. Rubens Barrichello abriu a última volta da prova na frente, seguido por Ricardo Maurício e Tuka Rocha. Depois de um embate entre Ricardinho e Tuka, Barrichello parecia ter a vitória sob controle.

Mas, com requintes de crueldade e na última curva, acabou a gasolina de Barrichello, que ficou parado pouco antes da linha de chegada. Assim, Maurício venceu a prova, chegando ao seu primeiro triunfo na temporada neste domingo (20), com Tuka em segundo e Daniel Serra fechando o pódio.

Com requintes de crueldade, carro de Barrichello parou sem combustível a poucos metros da bandeirada (Foto: Reprodução)
Valdeno Brito, depois de levar azar na corrida 1 e ficar definitivamente de fora da luta pelo título, conseguiu um bom quarto lugar, com Denis Navarro em quinto. Vitor Genz, outro que enfrentou problemas na primeira prova, garantiu a sexta posição, logo à frente de Max Wilson. Julio Campos andou entre os primeiros durante boas voltas, mas acabou perdendo rendimento no fim. Ainda assim, fez outra corrida heróica e fechou em oitavo, com Néstor Girolami em nono e Marcos Gomes completando o top-10.

Na classificação do campeonato, Felipe Fraga — 16º na corrida 2 deste domingo — manteve a vantagem de 37 pontos para Barrichello e vai para Interlagos, para a última prova da temporada, com amplas condições de chegar ao título. A corrida final, que vai acontecer em 11 de dezembro em Interlagos, vai valer pontuação dobrada, ou seja, 60 pontos ao vencedor.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Maurício passou Barrichello na última curva e venceu a corrida 2 em Curvelo (Foto: Reprodução)

Saiba como foi a corrida 2 da Stock Car em Curvelo

Por conta da regra do grid invertido em relação aos dez primeiros da corrida 1, Diego Nunes garantiu a pole, tendo ao seu lado Galid Osman na primeira fila. Gabriel Casagrande partiu em terceiro, ao lado de Julio Campos. Fraga, vencedor da primeira disputa, partiu em décimo, fechando a primeira fila ao lado de Marcos Gomes. Só que, do primeiro do grid até o 16º, nenhum deles chegou a realizar o pit-stop na corrida 1. O primeiro da ordem de largada já com o reabastecimento feito era Denis Navarro, 17º no alinhamento inicial.

Assim, a torcida de metade do grid era pela entrada do safety-car, que daria mais chances a quem não tinha feito a parada. Para outros tantos, o ideal seria uma corrida sem bandeira amarela no desfecho do fim de semana em Curvelo, que tinha 60ºC de temperatura da pista e 28ºC de temperatura ambiente.

Largada da corrida 2 no Circuito dos Cristais (Foto: Reprodução)

Galid não conseguiu sair para a volta de apresentação antes da largada em razão de uma falha no seu carro, tendo de ser rebocado para a área de escape. Nunes, então, não teve ninguém ao seu lado na primeira fila do grid em Curvelo, que teve uma largada bem mais tranquila, sem maiores incidentes. Campos ganhou a segunda posição e ficou logo atrás de Diego, com Átila vindo em terceiro, Casagrande em quarto e Barrichello apontando em quinto lugar.

Mesmo sofrendo de virose, Julio se mostrava um grande guerreiro. Com uma performance marcante, o curitibano pressionava Diego na luta pela vitória. Nunes acabou se desequilibrando na saída da curva 18 e chegou a tocar no carro #4 da Ce. Átila vinha em terceiro, com Casagrande logo atrás e Barrichello na sequência. Felipe Fraga buscava ganhar o maior número possível de posições depois de sexto. Mais atrás, Max Wilson e Lucas Foresti se enroscavam e ficavam para trás.

Átila, com bela ultrapassagem no fim da reta dos boxes, passou Campos e subiu para o segundo lugar. O piloto da C2 também acabou perdendo a posição para Barrichello, que partia para cima de Átila e tentava se manter à frente Fraga para tentar reduzir um pouco a diferença para o piloto da Cimed.

Barrichello e Fraga voltaram a disputar posições em Curvelo na corrida 2 (Foto: Reprodução)

Com oito voltas, os líderes da prova não indicavam a menor intenção de ir para os boxes. Diego vinha pouco à frente de Átila, enquanto Campos conseguia retomar a terceira posição de Barrichello e Fraga aparecia em sexto. Mas com a chance cada vez menor de safety-car em Curvelo, era certo que os ponteiros precisariam realizar suas paradas.

Dentre os primeiros, Casagrande e Camilo entraram nos boxes para o reabastecimento. Campos seguia na pista e vinha em quarto depois de ter sido ultrapassado por Barrichello, ficando na alça de mira de Fraga. Com sete minutos para o fim da corrida, Átila aumentava a pressão e lutava com Diego Nunes pela vitória em Curvelo. Só que os dois entraram juntos nos boxes, assim como Fraga.

Barrichello assumiu a liderança da prova, com Campos logo atrás, em segundo, e Ricardo Maurício aparecendo em terceiro, só que o piloto da RC também não tinha feito sua parada na corrida 1. Tuka Rocha, que já realizara o reabastecimento, vinha em quarto, com Cacá Bueno fechando o top-5 com menos de quatro minutos para o fim da prova. Na penúltima volta, Campos ficou para trás e acabou sendo superado por Maurício. Barrichello tinha sólida vantagem e parecia ter a corrida sob controle. 

Quando a corrida entrou na última volta, Barrichello estava na frente, enquanto Tuka ficou lado a lado com Maurício e acabou se chocando com o carro #90, entrando na área de escape e perdendo uma grande chance de vencer. Ricardinho chegou em Barrichello, que tentava economizar combustível e ir até o fim, mas a pane seca veio no fim da volta, na entrada da reta dos boxes. Maurício conseguiu fazer uma ultrapassagem fundamental e foi para a sua primeira vitória na temporada. Tuka terminou em segundo, enquanto Serra completou o pódio da corrida 2 em Curvelo.

Barrichello não contava ficar sem combustível poucos metros da linha de chegada (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

Stock Car 2016, Curvelo, corrida 2:

1 90 RICARDO MAURÍCIO SP RC Chevrolet 16 voltas
2 25 TUKA ROCHA SP RZ Chevrolet +2.028
3 29 DANIEL SERRA SP RED BULL Chevrolet +2.775
4 77 VALDENO BRITO PB TMG Chevrolet +3.413
5 5 DENIS NAVARRO SP VOGEL Chevrolet +3.929
6 46 VITOR GENZ RS CARLOS ALVES Peugeot +5.243
7 65 MAX WILSON SP RC Chevrolet +7.606
8 4 JÚLIO CAMPOS PR C2 Chevrolet +8.805
9 63 NESTOR GIROLAMI ARG CARLOS ALVES Peugeot +9.210
10 80 MARCOS GOMES SP CIMED Peugeot +9.984
11 3 BIA FIGUEIREDO SP BASSANI Peugeot +10.252
12 26 RAPHAEL ABBATE SP HOT CAR Chevrolet +12.018
13 51 ÁTILA ABREU SP A.MATTHEIS Chevrolet +14.012
14 70 DIEGO NUNES SP BASSANI Chevrolet +15.643
15 21 THIAGO CAMILO SP RCM Chevrolet +16.603
16 88 FELIPE FRAGA PA CIMED Peugeot +16.993
17 83 GABRIEL CASAGRANDE PR C2 Chevrolet +29.251
18 9 GUGA LIMA PR TMG Chevrolet +29.976
19 117 GUILHERME SALAS SP RZ Chevrolet +44.047
20 8 RAFAEL SUZUKI SP VOGEL Chevrolet +47.469
21 73 SÉRGIO JIMENEZ SP CAVALEIRO Peugeot +1:00.938
22 111 RUBENS BARRICHELLO SP FULL TIME Chevrolet NC
23 18 ALLAM KHODAIR SP FULL TIME Chevrolet NC
24 0 CACÁ BUENO RJ RED BULL Chevrolet NC
25 99 XANDINHO NEGRÃO SP CAVALEIRO Peugeot NC
26 12 LUCAS FORESTI DF FULL TIME PRO GP Chevrolet NC
27 28 GALID OSMAN SP RCM Chevrolet NC
28 110 FELIPE LAPENNA SP HOT CAR Chevrolet NC
29 10 RICARDO ZONTA PR A.MATTHEIS Chevrolet NC
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.