Mudanças no regulamento e no formato das provas colocam Stock Car em temporada “equilibrada” e “das mais competitivas”

A temporada 2014 da Stock Car, repleta de novidades no regulamento, vai sendo uma das mais disputadas da história. Partindo para a sexta etapa, o campeonato tem dez pilotos separados por apenas 19 pontos

A temporada 2014 da Stock Car está especialmente equilibrada. Após cinco etapas, 19 pontos separam o primeiro colocado, Átila Abreu, do décimo, Felipe Fraga, diferença que pode ser tirada em apenas uma prova.
 
Com um regulamento diferente, cheio de etapas com rodadas duplas e uma abertura de campeonato tendo sido feita com uma corrida em duplas, com convidados de nome no cenário do automobilismo mundial, como Lucas Di Grassi, Bruno Senna e Nelsinho Piquet, a Stock Car proporciona uma temporada das mais atraentes para o público, com a acirrada briga pelo título marcando o bom momento da categoria.
 
Líder, com 76 pontos conquistados e uma vitória, Átila destacou ao GRANDE PRÊMIO o equilíbrio não só na pontuação, mas também no nível dos principais pilotos.
 
“Dos seis anos que eu estou na Stock Car, sem dúvida, se a gente olhar por pontuação, é o campeonato mais equilibrado. E eu vou um pouco além: muito equilibrado entre os pilotos. A gente está vendo pilotos que não eram habituados a entrar entre os dez estarem com freqüência. Pilotos muito bons que estão sabendo se aproveitar do regulamento”, disse.
 
O piloto seguiu sua linha de raciocínio apontando para a forte disputa entre as equipes. Ao contrário do que vinha acontecendo nos últimos anos, a Red Bull, a RC e a RCM não controlam o campeonato.
 
“A gente vê campeonato de equipes com o Mico’s líder e depois o Maurício da Full Time, tem uma hegemonia do Meinha e do Mattheis há um longo tempo. E da nossa equipe que é sétima para o Mico’s, que é primeiro, são 30 pontos de diferença, muito pouco quando você fala que tem dois carros”, declarou.
 
O sorocabano da AMG explicou a diferença que faz ser constante com o novo formato das provas e da distribuição de pontos, usando como exemplos Marcos Gomes e Valdeno Brito, que chegaram na Corrida do Milhão como ponteiros do campeonato.
 
“O Marquinhos e o Valdeno deixaram de pontuar nessa corrida e caíram bastante. É a constância que vai fazer a diferença. Você vê o próprio Thiago, que não esteve bem em duas corridas, não fez boa classificação, conseguiu chegar em décimo, ganhou e pontuou muito bem nas corridas”, completou.
Átila Abreu é o atual líder da temporada 2014 da Stock Car (Foto: Duda Bairros/Vicar)
Atual campeão da Stock, Ricardo Maurício é apenas o 11º em 2014. Contudo, o paulista da RC não entrega aos pontos e pretende tirar a diferença para os líderes, passo a passo.
 
“Chegamos na metade do ano, mas ainda temos sete provas pela frente. Tem muita corrida por aí. Acho que não é zebra se outro piloto for campeão, é mérito de trabalho de um ano inteiro, tem muita gente rápida na categoria, mas claro que nós vamos buscar a recuperação, devagar, corrida a corrida, para recuperar os pontos que perdemos no início da temporada”, falou ao GP.
 
Vice-campeão em 2013 e vice-líder da atual temporada, Thiago Camilo não soube dizer se esta é a mais complicada que já disputou, mas ressaltou a grande quantidade de pilotos lutando em condições quase iguais.
 
“O ano passado foi bem competitivo também, mas por uma quantidade menor de pilotos. A gente via um cenário com Cacá Bueno, Ricardo Maurício e Daniel Serra, no começo, e eu um pouco mais atrás, como os destaques da tabela. Hoje a gente vê um maior número de pilotos próximos na classificação e esses pilotos que brigaram pelo campeonato no ano passado não estão tão bem colocados”, explicou.
 
Camilo completou, avaliando que o regulamento era um dos importantes fatores para a boa disputa que se vê, com pilotos que antes eram pouco conhecidos e cotados para a conquista do título.
 
“Acho que dá para considerar o sistema de regulamento deste ano, não é possível que, se não tivesse esse sistema, os caras que sempre estão na frente não estivessem também hoje. O que tem acontecido é que, com este regulamento, existe a chance para novos pilotos e equipes aparecerem bem e jogarem com estratégias, para, aí sim,darem uma mexida no campeonato”, afirmou.
Thiago Camilo é quem mais manteve a regularidade entre 2013 e 2014, até o momento (Foto: Duda Bairros / Vicar)
Júlio Campos, uma das principais surpresas do campeonato e piloto da Mico´s, equipe que lidera o campeonato, opinou que a Corrida do Milhão foi determinante para provar o potencial dos que aparecem na frente e falou em aproveitar o momento para tentar abrir vantagem para as demais equipes na tabela.
 
“Foi a prova que realmente os pilotos que estão na frente, realmente são os que estão sendo mais rápidos este ano. Estamos chegando quase na metade do campeonato e, vamos ver se todo mundo vai se manter assim, porque a gente sabe que muitos pilotos que estão atrás são bem rápidos e têm constância, onde sempre acabam disputando títulos. Vamos tentar aproveitar esse ‘gap’ que estamos abrindo agora, porque aí fica difícil pra recuperarem depois. Então é manter o ritmo, o campeonato está bem legal para a gente”, disse ao GP.
 
O paranaense completou, explicando que a atual temporada é a que mais vem tendo condições para ser competitivo.
 
“Com certeza é a minha temporada mais competitiva. A equipe me entregando um carro em que eu consigo devolver para eles o resultado. A Stock Car é sempre muito acirrada, muito difícil, mas graças a Deus a gente está conseguindo manter o nosso carro lá na frente”, concluiu.
 
A próxima corrida acontece no próximo 17, na cidade paranaense de Cascavel. Átila, Camilo, Campos, Rubens Barrichello, Sérgio Jimenez, Cacá Bueno, Gomes, Valdeno, Antonio Pizzonia e Fraga formam até aqui o top-10 do campeonato. 
 
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