Na luta pelo título, Átila domina treino 1 da Stock Car em Interlagos. Barrichello fecha em oitavo

Átila Abreu foi o mais rápido no primeiro treino da Corrida do Milhão ao superar Galid Osman por 0s5. Rubens Barrichello chegou a ocupar a segunda colocação, mas acabou ficando com o oitavo melhor tempo

É verdade que sete pilotos disputam o título da temporada 2012 da Stock Car, mas Átila Abreu não encontrou adversários para terminar na frente no primeiro treino livre, desta sexta-feira (7), em Interlagos. O piloto da AMG se aproveitou para simular a tomada de tempo nos instantes finais da atividade para cravar o tempo de 1min41s961.

Quem também colocou pneus novos na parte final foi Galid Osman. O estreante cravou 1min42s429, finalizando 0s5 atrás do líder. Nonô Figueirdo, também da AMG, foi o terceiro, sendo o mais rápido entre os pilotos do segundo grupo de atividades.

Na sequência apareceram os dois últimos vencedores da Corrida do Milhão. Atual ganhador da prova, Thiago Camillo completou em quarto, seguido por Ricardo Maurício, em quinto. Diego Nunes foi o sexto, enquanto Tuka Rocha completou em sétimo.

Na luta pelo título da Stock Car, Átila Abreu foi o mais rápido do primeiro treino em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Com apenas duas corridas na Stock Car, Rubens Barrichello mostrou que a experiência em Interlagos faz a diferença. O piloto completou na oitava colocação, depois de ocupar a vice-liderança durante boa parte da atividade. Ricardo Sperafico, Luciano Burti e Cacá Bueno completaram o grupo dos dez primeiros.

Entre os pilotos convidados, Raphael Matos foi o 20º, Helio Castroneves ficou duas posições atrás e Tony Kanaan ficou na 24ª colocação.

Confira como foi o primeiro treino livre da Stock Car em Interlagos:

Debaixo de muito calor e 17 minutos após o relógio apontar 11h da manhã em São Paulo, os pilotos do grupo 1 entraram na pista de Interlagos para o primeiro treino livre antes da Corrida do Milhão. Dentre os integrantes desta primeira parte da sessão estavam três dos postulantes ao título: Ricardo Maurício, Cacá Bueno e Átila Abreu, além dos convidados Helio Castroneves, Rubens Barrichello e Tony Kanaan.

E quem tomou a dianteira nos minutos iniciais foi Ricardo Maurício, com um tempo de volta de 1min42s884. Cacá vinha na segunda posição, à frente de Átila e Barrichello. Essa ordem seguiu até metade do tempo regulamentar, quando o ex-F1 se tornou o segundo piloto a andar abaixo de 1min42s e subiu para segundo, atrás apenas do piloto da equipe RC. Luciano Burti completava o top-5.

A sessão seguiu bem pouco movimentada até os minutos finais, quando os tempos começaram a abaixar e novos nomes apareceram nas primeiras linhas da folha de tempos. Lico Kaesemodel subiu para a quinta posição. Depois foi a vez de Diego Nunes. O piloto da Hot Car marcou o terceiro tempo e, na passagem seguinte, pulou para a liderança com uma volta de 1min42s789. Átila Abreu, então, pulverizou a concorrência ao cravar 1min41s961.

Líder do campeonato, Cacá Bueno terminou a primeira atividade na 12ª colocação (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Quando a bandeira quadriculada tremulou, ainda houve tempo para mais mudanças na ordem dos pilotos. Galid Osman subiu para a segunda colocação, à frente de Maurício, que conseguiu superar Nunes. Barrichello fechou em quinto, Cacá em sétimo, Castroneves em 11º e Kanaan em 12º.

O segundo grupo entrou na pista cerca de dez minutos após o fim das atividades do primeiro, mas, a princípio, como normalmente acontece, os tempos não foram páreo. Andando na casa de 1min43s, Thiago Camilo ficava apenas em nono. Nonô Figueiredo veio depois, só que mais rápido, e marcou o sexto tempo. Camilo deu o troco em Nonô antes da metade do treino, mas os dois eram os únicos que figuravam no top-10.

Companheiro de Átila, Nonô apenas confirmou a boa fase da equipe AMG ao alcançar a terceira posição. Sempre próximo, Camilo ficou na sua cola, em quarto. E assim como aconteceu no primeiro grupo, somente nos minutos finais que os tempos começaram a baixar. Tuka Rocha e Ricardo Sperafico também se colocaram entre os dez melhores, em oitavo e nono, respectivamente. Único convidado que participou do segundo grupo, Raphael Matos terminou em 20º no geral. Barrichello caiu para oitavo, Castroneves para 22º e Kanaan, 24º.

Stock Car, Corrida do Milhão, Interlagos, Treino Livre 1:

 
O Grande Prêmio cobre ‘in loco’ a Corrida do Milhão, etapa decisiva da Stock Car, com os repórteres Fagner Morais, Felipe Giacomelli e Renan do Couto e o fotógrafo Rodrigo Berton.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.