No fim do grid, Átila se apoia nas “boas experiências para reverter o jogo” e marcar pontos importantes em Interlagos

Enquanto o carro de Ricardo Zonta e Laurens Vanthoor avançou ao Q3 e obteve o quinto lugar no grid da Corrida de Duplas, o #51 de Átila Abreu e Mark Winterbottom apresentou uma falha que impediu o funcionamento da bomba do combustível e sequer partiu para a classificação na última sexta-feira. Mas o sorocabano aposta na experiência de dois anos atrás, quando também largou no fim do grid e terminou em sexto com o convidado à época, Nelsinho Piquet

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A Shell Racing viveu momentos bem distintos com suas duas duplas na classificação da prova que abre a temporada 2018 da Stock Car, em Interlagos. Na última sexta-feira (9), Ricardo Zonta e Laurens Vanthoor confirmaram o sólido desempenho exibido nos treinos livres e na pré-temporada e avançaram ao Q3, obtendo o quinto lugar no grid de largada. Mas Átila Abreu e o australiano Mark Winterbottom, que também andaram bem nas sessões prévias, não tiveram sorte, uma vez que o carro #51 apresentou problemas elétricos que impediram o funcionamento da bomba de combustível. Assim, a dupla sequer marcou tempo e vai largar no fim do grid neste sábado, às 13h30 (horário de Brasília).

 
Ao GRANDE PRÊMIO, Átila explicou o sentimento de frustração depois do bom trabalho feito na pré-temporada e nos treinos livres em São Paulo. Por outro lado, há uma expectativa maior para a corrida por conta das várias variáveis distintas em relação a uma prova normal da Stock Car.
 
“A gente veio fazendo um fim de semana muito bom, veio evoluindo. O Mark estava muito rápido, já estava acostumado [ao carro]. A pista, por estar mais quente, se ajusta melhor ao nosso carro, o equilíbrio era melhor, então a gente estava confiante que na tomada de tempos a gente estaria entre os três, cinco, seis primeiros, ali brigando. A gente estava muito otimista”, disse o sorocabano de 30 anos.
Átila Abreu e Mark Winterbottom vão buscar uma prova de recuperação em Interlagos (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
“E aí, você nem poder sair na classificação por um problema no chicote do carro, que não fazia funcionar a bomba de combustível, o carro não pegou. Nem dá pra falar ‘pô, errei’, a gente nem teve essa chance. Então é muito frustrante. Mas são corridas, é um carro de corrida. Mas é focar na estratégia. É uma prova é longa, onde você tem convidados, muita coisa diferente, então tudo pode acontecer”, comentou.
 
Átila se apoia nas experiências do passado, mais precisamente na Corrida de Duplas que abriu a temporada de 2016 da Stock Car. Naquele ano, na sua primeira corrida pela Shell Racing, Abreu compartilhou o volante do carro #51 com o convidado Nelsinho Piquet, hoje piloto titular da Full Time. Depois de um sufoco na classificação, a dupla reagiu e alcançou a zona de pontuação. A esperança agora é repetir a boa performance em Interlagos.
 
“Assim como aconteceu em Curitiba há dois anos, quando errei na tomada de tempos, a gente largou em último e terminou em sexto, eu e o Nelsinho, isso mostra que a gente pode sair daqui com um bom resultado. Então vamos nos apoiar nas boas experiências para reverter o jogo amanhã”, afirmou o piloto.
 
Questionado se o fato de a prova ser mais longa, com 60 minutos de duração e mais uma volta, é um fator a mais a beneficiá-lo, Átila brincou. “Por mim, amanhã poderia ser 120 minutos [risos], iria ajudar um pouco. Mas é uma corrida um pouco mais longa, e o fato de ter troca de pilotos, troca dos quatro pneus, reabastecimento, os convidados — e os convidados particularmente acham a visibilidade desse carro muito ruim —, acaba sendo uma corrida diferente. Então é reverter o jogo para tentar sair daqui com bons pontos para o campeonato, e como a gente quer brigar pelo título, então tem de estar atento a todos os pontos possíveis”.
Ricardo Zonta e Laurens Vanthoor tiveram uma boa classificação e vão partir em quinto (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Vanthoor e Zonta entendem que tinham carro para brigar pela pole. Mas um pequeno erro na volta do europeu no Q3, destinado apenas aos pilotos convidados, determinou a colocação um pouco mais atrás.
 
“Trabalhamos bastante o carro na classificação. Tínhamos um carro para deixar mais rápido no fim. O Laurens fez um ótimo trabalho, classificou em primeiro no Q2 e é uma pena que teve um errinho no fim. O carro está bem balanceado para amanhã”, afirmou o experiente Zonta, que foi endossado pelo convidado. 
 

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“As condições estavam muito difíceis porque fez muito mais calor que nos outros dias. Você tem de guiar o carro de uma forma muito diferente e limpa. No Q2, tudo funcionou perfeitamente, mas o Q3 é uma volta só, e em umas curvas forcei demais, mas não é uma posição ruim de largar. O carro está bom e amanhã vai depender de uma série de fatores”, concluiu.

 
A Corrida de Duplas da Stock Car acontece neste sábado, às 13h30 (horário de Brasília), e terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV. O GRANDE PRÊMIO acompanha a Corrida de Duplas da Stock Car ‘in loco’ com os repórteres Fernando Silva, Felipe Noronha e Nathália de Vivo e o fotógrafo Rodrigo Berton.
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