O que os pilotos vão fazer durante as férias da Stock Car: 24h de Le Mans, Copa do Mundo e até Ironman

A maioria dos pilotos entrevistados pelo GRANDE PRÊMIO no último fim de semana em Santa Cruz do Sul contou que vai aproveitar parte das férias da Stock Car como de costume, dentro das pistas, acelerando, seja no kart ou nos autódromos do Brasil e do mundo. Mas há quem vá curtir de outro jeito: seja correndo, nadando e pedalando ou então desfrutando do maior evento esportivo do ano, a Copa do Mundo na Rússia

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A realização da Copa do Mundo na Rússia, entre os meses de junho e julho, fez com que a Stock Car promovesse um intervalo de 70 dias entre a quinta etapa, realizada no último fim de semana em Santa Cruz do Sul, e a Corrida do Milhão, marcada para 5 de agosto em Goiânia. Durante todo esse tempo, por força do regulamento, nenhum piloto pode testar ou acelerar os carros da Stock Car, mas muitos, de uma forma ou de outra, vão acelerar nas pistas ao redor do mundo neste período de férias da principal categoria do automobilismo brasileiro. Mas há quem já esteja a planejar a ida à Rússia para acompanhar alguns jogos, ou então, correr por aqui, mas na disputa do Ironman Brasil.

 
Há muitos anos, Tuka Rocha leva a sério outro esporte além do automobilismo: o triatlo. Nos boxes da Vogel, entre uma reunião e outra, o piloto conferia detalhes da prova que vai fazer neste próximo domingo (27) em Florianópolis. O exigente percurso cansa só de imaginar: são 3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e literalmente uma maratona de 42 km de corrida. 
 
“Acho que é a prova de longa distância mais longa do mundo. Estou empolgado. Não estou pensando muito nisso agora porque o foco é na corrida, mas depois vai ser um grande desafio. Treinei bastante, estou super bem preparado. São poucas as pessoas que conseguem fazer isso, e eu vou para meu segundo. Fiz o primeiro em 2014 e estou indo agora para o segundo”, contou o ‘homem de ferro’ ao GRANDE PRÊMIO em Santa Cruz do Sul.
Tuka Rocha vai disputar seu segundo Ironman Brasil neste fim de semana (Foto: Tuka Rocha/Facebook)
Thiago Camilo, que terminou a segunda corrida do fim de semana no pódio, em segundo lugar — seu melhor resultado até agora na temporada —, já tem na mente o que fazer durante suas férias da Stock Car com atividades tanto dentro das pistas como fora, bem longe, mais precisamente na Rússia.
 
“Tô pensando em fazer o Brasileiro de Kart. Estou com isso na minha cabeça já há algum tempo. Não deixa de estar um pouco em cima para treino, para ser competitivo, mas andei semana passada, treinei e fiquei bem animado com o desempenho, então, quem sabe, a gente possa disputar até duas categorias lá: a Sênior A e a Shifter Sênior”, afirmou o piloto da Ipiranga/A.Mattheis. O Brasileiro de Kart acontece em julho no kartódromo da Granja Viana, em Cotia, região metropolitana de São Paulo.
 
“Fora isso, pensando também se vou à Copa assistir pelo menos algum jogo e viajar, também para desligar um pouco do mundo do automobilismo e voltar em agosto com força total para a Corrida do Milhão”, complementou Thiago, três vezes vencedor da prova milionária.
Thiago Camilo pretende ir à Rússia para ver pelo menos um jogo da Copa do Mundo (Foto: Duda Bairros/Vicar)
Max Wilson, por sua vez, vai tirar férias da Stock Car, porém sabe que vai ter muito trabalho com a F1 em razão do seu trabalho como comentarista no SporTV. Ao todo, vão ser nada menos que sete finais de semana de corrida do Mundial neste período de pausa com a Stock Car, e Max já se planejou para dividir seu tempo entre as transmissões e curtir mais com a família.
 
“A maratona da F1 continua no SporTV. Dois meses e meio sem corrida é muito tempo, não queria que nosso calendário tivesse um intervalo tão grande… Gosto desse sistema de ter corrida a cada 15 dias. Vou sentir um pouco de falta, mas vai passar rápido. Trabalhando lá no SporTV, fazendo as coisas do dia a dia, também vou ter corrida lá com a Porsche Cup, onde trabalho. Então vai passar rápido. Mas não vejo a hora de chegar logo ao fim das férias da Stock Car”, comentou o piloto da RC Eurofarma, campeão da Stock Car em 2010, feliz pela chance de passar mais tempo com a família. 
 
“Ahhh… isso é o principal. Nessa maratona acabo não conseguindo ficar muito com meu filho, com minha família, então quero aproveitar essas férias tendo mais tempo com eles, visitando meus pais, curtindo um pouco”, pontuou.
Max Wilson vai ter uma maratona de F1 nas transmissões pelo SporTV (Foto: Instagram/Max Wilson)
No entanto, Max não vai se desligar totalmente da Stock Car nesse tempo. “A categoria para por dois meses e meio, mas não a equipe. O pessoal vai tirar uma folga, mas não de dois meses. Então, nesse meio tempo, vamos estar juntos. Nesse negócio nosso aqui não dá pra tirar muitas férias, não. Vamos estar sempre buscando alguma coisa nova, alguma melhoria, e me preparar fisicamente para quando voltar das férias”, complementou o filho da Dona Maria.
 
O período de dois meses e meio de pausa antes da Corrida do Milhão também não vai ser de folga para a caçula do grid, a Squadra G-Force. A equipe chefiada por Guilherme Ferro e que conta com Sergio Jimenez e Guga Lima como pilotos vai fazer um trabalho de transferência de sede. As atividades no começo da primeira temporada na Stock Car foram baseadas em Curitiba, mas as próximas semanas vão marcar a transferência para as novas instalações em São Paulo.
 
Nas pistas, destaque para Felipe Fraga, que vai correr de Mercedes no Blancpain GT nos 1000 km de Paul Ricard, em 2 de junho, ao lado de Adrien Tambay e Christian Vietoris, todos com experiência no DTM.
O Mercedes de Felipe Fraga para os 1000 km de Paul Ricard (Foto: Divulgação)
“Foi uma oportunidade muito boa que surgiu”, comentou Fraga, entrevistado pelo GRANDE PRÊMIO. “Já tinha conversado no começo do ano e tive a oportunidade de ir lá para a Inglaterra para treinar. Fiz bastante treino de simulador com a equipe e tive um dia no carro, mas foi muito positivo. Os mais rápidos foram eu e o Adrien Tambay”, contou o campeão de 2016 na Stock Car.
 
 
“Queria muito voltar para a Europa e fazer algumas corridas durante o ano, conciliando com a Stock Car. É muito positivo porque a maioria dos pilotos vai ficar parada em junho e julho, e eu vou estar correndo. Por enquanto estou fechado em uma corrida, mas tenho outras possibilidades em julho, mais alguma coisa em agosto. Espero que tenha mais oportunidades, porque é um sonho correr lá fora com uma equipe com uma equipe da fábrica, Mercedes. Espero que seja uma boa corrida e tenha afinidade para receber mais convites”, complementou. 
Daniel Serra se prepara para viver um sonho: correr as 24h de Le Mans com a Ferrari (Foto: Instagram/Daniel Serra)
Cacá Bueno vai se dividir entre eventos com patrocinadores e também vai atuar como coach de Sylvio de Barros na etapa de Termas de Río Hondo da Porsche Carrera Cup, em junho. Em julho, o pentacampeão da Stock Car vai voltar a acelerar num circuito europeu, correndo uma etapa do International GT Open em Hungaroring ao lado do bicampeão da Porsche Cup, Ricardo Baptista, em 8 de julho. “Vou correr uma e ainda vou fazer a prova de endurance da Porsche em 28 de julho, então a gente acaba se mantendo em atividade de alguma forma”, contou.
 
Por fim, Daniel Serra vai ter muito trabalho. Férias, só da Stock Car. O atual campeão e líder do campeonato com 43 pontos de frente para Marcos Gomes está em Spa-Francorchamps testando a Ferrari com a qual vai buscar o bicampeonato das 24 Horas de Le Mans em junho. “Se isso acontecer, seria algo sensacional. E poder vencer de Ferrari, então, seria um sonho sendo realizado”, afirmou Serrinha ao GP em Santa Cruz do Sul.
TEM LENHA PRA QUEIMAR

CASTRONEVES SENTE FALTA DA INDY E MERECE ESTAR NO GRID

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.