Principal mudança da Stock em 2014, formato de rodadas duplas passa por 1º teste em Santa Cruz do Sul

Equipes e pilotos da Stock Car se preparam para encarar pela primeira vez o novo formato de rodadas duplas da categoria. Sistema deve mudar completamente a disputa pelo título e introduzir inúmeras variáveis em cada fim de semana

De volta ao calendário da Stock Car, o circuito de Santa Cruz do Sul abrigará o primeiro teste da principal novidade introduzida pela categoria nesta temporada: o formato de rodadas duplas. Neste domingo (13), equipes e pilotos vão encarar duas baterias no interior do Rio Grande do Sul.

Forma encontrada pela organização para aumentar o tempo de exposição na TV, essas dobradinhas serão uma constante em 2014, acontecendo em nove das 12 etapas do calendário.

Desportivamente, o sistema deve mudar completamente o modo de disputa do campeonato. Às 11h (de Brasília), será dada a largada para a primeira disputa da segunda etapa, a prova mais longa, com duração de 40 minutos mais uma volta. Até aqui, nada muito diferente do que acontecia até o ano passado. A zona de pontuação continua abrangendo os 20 melhores, sendo que o vencedor fatura 24 pontos. Deverá ser efetuado um pit-stop com a troca de pelo menos um pneu.

Stock Car usa em 2014 formato de rodadas duplas (Foto: Rodrigo Berton | Grande Prêmio)

Terminada essa bateria, os carros serão estacionados já no grid de largada para a prova complementar, cujo início está marcado para as 12h20. Detalhe para a regra do grid invertido: o décimo colocado na prova inicial começa na pole-position, ao passo que o vencedor larga em décimo. Nesse intervalo, será proibido reabastecer ou trocar pneus, exceto em caso de furos ou variações climáticas.

A bateria complementar terá duração de 20 minutos mais uma volta e premiará com pontos os 14 primeiros colocados, sendo 15 tentos para quem cruzar a linha de chegada na frente.

Maior campeão em atividade, Cacá Bueno disse que o grande fator positivo da introdução das rodadas duplas é o aumento no número de corridas, algo que deve diminuir os prejuízos de eventuais contratempos. "Eu gosto do sistema de rodada dupla. Já vinha há muito tempo falando que a Stock Car tinha que ter mais corridas ao longo do ano, até para um furo de pneu ou uma quebra de motor não te punirem tanto ao longo da temporada", falou ao GRANDE PRÊMIO.

O carioca só gostaria de ver um intervalo mais longo entre as disputas, mas pondera que também é preciso "entender o lado comercial e as dificuldades da televisão".

Não fosse pela inversão do grid, o formato consistiria, de certa forma, em uma corrida mais longa: ao realizar o pit-stop obrigatório da primeira corrida, o piloto terá de pensar não só em chegar ao final do 40º minuto, mas também do 60º. Arriscar mais na primeira bateria – trocando menos pneus que os adversários ou colocando quantidade menor de etanol no tanque, por exemplo – pode causar um resultado não tão satisfatório na bateria final.

Para o atual campeão, Ricardo Maurício, será preciso aprender a pensar o campeonato de forma diferente. "A média de pontuação no ano passado foi altíssima, e nesse ano tem ainda mais pontos, 39 em jogo num fim de semana. Qual vai ser o ideal para sair de cada fim de semana com o máximo de pontos? Qual vai ser a melhor equação? É complexo. A gente tem de priorizar bastante a primeira corrida, pensando na maior pontuação e, talvez, se estiver de quinto ou sexto para trás, aí pensar na segunda", afirmou ao GP.

Maurício citou variáveis que o sistema pode apresentar nas corridas do próximo domingo. "Você abastece menos e talvez não termine na segunda corrida. Se tiver sorte, tem um safety-car e você consegue. É muita coisa que vai acontecer, muita gente arriscando. Vai ser um campeonato totalmente diferente, em que existem 'n' estratégias, e a gente talvez nem descubra todas elas", analisou.

As atividades de pista da Stock Car em Santa Cruz do Sul começam às 16h desta sexta-feira, com o primeiro treino livre. A segunda sessão livre está marcada para as 8h50 do sábado, e a luz verde autorizará o início da classificação às 14h.

A liderança da Stock está nas mãos do novato Felipe Fraga, vencedor da corrida de duplas disputada no último dia 23 de março, em Interlagos. Valdeno Brito está em segundo e Marcos Gomes é o terceiro colocado. Também acompanham a categoria principal neste fim de semana as equipes do Brasileiro de Turismo e da F3 Brasil.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.