Rodada dupla do Velopark pode entrar para história como etapa com maior número de voltas na história da Stock Car

A projeção estipulada por Thiago Meneghel, chefe da TMG/Shell Racing para a rodada dupla a ser realizada no circuito mais curto do calendário da Stock Car é de até 86 voltas, com 43 giros em cada corrida, caso não aconteça nenhuma bandeira amarela. Até então, o recorde da Stock Car é de 73 voltas, obtido em rodada dupla também no Velopark, em 2015

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

De tão peculiar que é, o circuito do Velopark pode representar um novo recorde à Stock Car neste domingo (23). O traçado gaúcho, localizado em Nova Santa Rita — região metropolitana de Porto Alegre — é o mais curto de todo o calendário, com 2.278 m de extensão. Por conta da nova regra para as rodadas duplas da Stock Car, que compreende duração igual de 40 minutos mais uma volta para as duas corridas do domingo, há a expectativa de que a principal categoria do automobilismo nacional veja a etapa com mais voltas de toda sua história. A projeção foi feita por Thiago Meneghel, chefe de equipe da TMG/Shell Racing.

 
O engenheiro e responsável pela equipe com base em Americana acredita que a rodada dupla pode se tornar um grande desafio para os piloto em razão da exigência física, ainda mais se a prova não contar com bandeiras amarelas. As características do traçado, com retas curtas e curvas lentas não deixam o piloto ‘descansar’, de modo que as voltas são muito intensas.
 
“Sabemos que nas últimas seis corridas do Velopark o safety-car trabalhou. Mas temos de nos preparar para as duas provas inteiras sob bandeira verde e, neste caso, nossas projeções indicam 43 voltas em cada bateria. Será um teste para a resistência dos carros e também dos pilotos, que são muito exigidos do ponto de vista físico aqui”, destacou Meneghel.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

A etapa deste domingo no Velopark pode ser a com maior número de voltas na história da Stock Car (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Desde quando a Stock Car implementou o formato de rodadas duplas, o recorde de voltas em uma etapa da categoria é do Velopark. Em 2015, a soma das duas corridas resultou em uma etapa de nada menos que 73 voltas percorridas. No ano passado, o número foi um pouco menor, 66.
 
O recorde absoluto de voltas completadas em uma só corrida na Stock Car foi obtido em um circuito com extensão até maior que a do Velopark, mas também com velocidade média bem maior: o anel externo do circuito de Curitiba. Ingo Hoffmann e Ângelo Giombelli triunfaram com um total de 64 voltas em 10 de novembro de 1991.
 
No treino classificatório deste sábado no Velopark, Ricardo Zonta e Átila Abreu conseguiram passar para o Q2, mas ficaram a poucos décimos de avançarem para a fase final da sessão. Zonta, vencedor da corrida 2 em Goiânia, parte da nona posição na primeira prova deste domingo no Velopark, ficando duas posições à frente de Átila, que pela primeira vez não conseguiu se colocar no top-10 de uma atividade de pista no ano.
 
O ‘tempo de corte’ do Q2 para o Q3 foi o de Ricardo Maurício, que cravou 53s910. Zonta ficou muito perto, exatos 0s076. Átila também não ficou muito distante e anotou sua melhor marca no Q2 em 54s020.
 
Zonta alertou para a largada, sempre complicada em um circuito tão apertado como é o Velopark. “Foi um treino difícil, muito competitivo. Todos estavam muito próximos, tivemos um problema de desgaste do pneu traseiro e isso acabou prejudicando a performance na classificação. Mas para nós, pegando experiência, foi bom ter acontecido isso para aprendermos. A largada promete ser complicada. Será muito importante passarmos bem pela primeira volta. Esperamos fazer uma boa corrida para pontuar bem”, disse o curitibano.
 
Átila tinha uma expectativa de estar no rol dos seis primeiros. Contudo, mesmo largando no pelotão intermediário, o sorocabano confia no ritmo de corrida do seu carro para conseguir somar bons pontos nas duas provas do fim de semana no Velopark.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“Sabia que seria difícil brigar pela pole-position, mas estava confiante em entrar para o Q3. Mas os tempos estavam muito próximos e ficamos perto de entrar. Conseguimos melhorar na última volta, mas não foi o suficiente. A corrida te dá muitas oportunidades, então vamos procurar entender como vai funcionar a estratégia de corrida para conseguir bons pontos e brigar no grupo da frente”, comentou.

 
A rodada dupla da Stock Car neste domingo no Velopark tem início previsto para 13h (hora de Brasília) com a primeira corrida da etapa. Já a segunda prova acontece às 14h10, com transmissão ao vivo do canal por assinatura SporTV 2.
 

PADDOCK GP #74 DEBATE: QUAIS OS PILOTOS COM POTENCIAL DE FUTURO CAMPEÃO MUNDIAL DE F1?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.