Salas domina e vence de ponta a ponta corrida 1 do Brasileiro de Turismo em Goiânia. Coelho faz grande prova e é sexto

Guilherme Salas, mais uma vez, venceu de forma dominante no Brasileiro de Turismo, aproveitando-se da pole-position. Marco Cozzi ficou em segundo, enquanto Edson Coelho, líder do campeonato, fechou em sexto, após cair para último

Guilherme Salas venceu de ponta a ponta a corrida 1 do Brasileiro de Turismo, neste sábado (2), em Goiânia. O paulista largou bem, escapou dos incidentes e voltou firme para a briga pelo título do campeonato de 2014. 
 
A segunda posição ficou com o veterano Marco Cozzi, que também escapou da briga acirrada no pelotão do fundo. 
Raphael Abbate foi o terceiro, após grande batalha com Marcio Campos e Flavio Matheus, quarto e quinto, respectivamente. A sexta colocação foi de Edson Coelho, que realizou grande prova de recuperação.
Guilherme Salas não deu chances aos rivais na corrida 1 do Brasileiro de Turismo (Foto: Divulgação)
Tito Morestoni, Christian Castro, Rodrigo Pimenta e Mauri Zacarelli fecharam o top-10 da primeira prova. Pedro Boesel, postulante ao título, fechou em 12º.

Apesar do triunfo aparentemente tranquilo, Salas destacou ao GRANDE PRÊMIO a pressão inicial que sofreu dos concorrentes.

“Foi uma corrida difícil, mesmo largando em primeiro, fui bem pressionado no começo. Mas aí brigaram entre eles e eu consegui abrir e vencer a prova. Amanhã tem mais”, disse.


A temporada 2014 do Brasileiro de Turismo agora tem a liderança dividida. Com 90 pontos, Salas e Coelho estão empatados. Campos é o terceiro com 87, Abbate tem 86, Boesel 83 e Cozzi, em franca recuperação, tem 74. 

A corrida 2 vai ser disputada neste domingo, a partir das 8h30 (em Brasília).
 

Confira como foi a corrida 1 do Brasileiro de Turismo:
Guilherme Salas pulou bem, sustentando a liderança na largada da corrida 1 do Brasileiro de Turismo. Atrás, João Pretto buscava escalar o pelotão, colocando o carro entre o de Salas e o de Márcio Campos.
 
Tamanha era a agressividade de Pretto, que o mato-grossense se envolveu em um entrevero já nas primeiras curvas, rodando junto com os dois líderes do campeonato, Pedro Boesel e Edson Coelho. Como resultado, os três foram parar nas últimas colocações.
 
Campos demonstrava que não conseguia seguir o ritmo de Salas e, na segunda volta, foi superado pelo experiente Cozzi. No pelotão traseiro, Mauri Zacarelli realizou dois ótimos giros iniciais e galgou sete posições, indo para o 11º posto.
 
Na volta 4, o estreante Gabriel Robe, que havia largado no terceiro lugar,  rodou, com um esquisito princípio de incêndio embaixo de seu carro. Na mesma volta, Coelho começava a mostrar os motivos pelos quais é o líder do campeonato, já aparecendo em 12º.
 
E as duas coisas continuaram acontecendo nas voltas seguintes: Robe lutava com o carro, enquanto Coelho seguia escalando o grupo, já aparecendo no top-10 na sexta volta.
 
Logo depois, o calouro Pedro Saderi rodou e foi acertado, por ele, Pretto. As provas dos dois, que já eram complicadas, ficaram ainda mais comprometidas.
 
E seguia a tônica de muitas ultrapassagens e escapadas. Adibe Marques, da Voxx, perdeu o carro e foi parar na grama, juntando-se a Saderi, Pretto e Robe no grupo dos retardatários.  Entre as ultrapassagens, mais uma vez estava Coelho, que já aparecia em sétimo depois de 11 voltas.
 
Na frente, como em Interlagos, na abertura do campeonato, Salas caminhava tranquilo, enquanto Cozzi, Betinho Gresse, Flavio Matheus, Campos e Abbate lutavam pelo segundo lugar.
 
Foi aí que Matheus e Abbate se complicaram no miolo e viram Campos assumir o quarto lugar. Porém, na volta seguinte, Abbate recuperou sua colocação.
 
Já nos metros finais, Gresse foi parar na grama, abandonando a corrida. Melhor para Abbate, que herdou assim o pódio. 
 
Coelho, que vinha muito rápido, ainda passou Matheus, mas voltou ao sexto lugar, após escapar na última curva da corrida, na ânsia de superar Campos.
 
No fim, vitória muito tranquila de Salas e lugares no pódio muito importantes para Cozzi e Abbate, que buscam reagir na temporada.

Brasileiro de Turismo, Goiânia, corrida 1, classificação final:
1 GUILHERME SALAS SP W2 27:36.411 18 voltas
2 MARCO COZZI SP CARLOS ALVES +6.956  
3 RAPHAEL ABBATE SP W2 +13.761  
4 MÁRCIO CAMPOS RS MOTORTECH +14.105  
5 FLAVIO MATHEUS RJ CARLOS ALVES +17.076  
6 EDSON COELHO MG R SPORTS +20.076  
7 TITO MORESTONI SC R SPORTS +25.626  
8 CHRISTIAN CASTRO RS MOTORTECH +26.232  
9 RODRIGO PIMENTA SP J. STAR +30.743  
10 MAURI ZACARELLI SP HITECH +46.976  
11 ROGÉRIO CASTRO GO HPN +47.341  
12 PEDRO BOESEL PR NASCAR +25.626  
13 NORBERTO GRESSE SP NASCAR +1 volta NC
14 JOÃO PRETTO MT MOTTIN +1 volta  
15 GABRIEL ROBE RS MOTTIN +1 volta  
16 RENATO BRAGA GO RKL +1 volta  
17 FERNANDO FORTES SP J. STAR +4 voltas NC
18 ADIBE MARQUES SP VOXX +10 voltas NC
19 PEDRO SADERI PR HITECH +12 voltas NC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.