Stock Car
02/07/2017 11:17

Serra confirma melhor fase da carreira, vence Corrida do Milhão em Curitiba e retoma liderança da Stock Car

Exatamente duas semanas depois de ter vencido as 24 Horas de Le Mans, Daniel Serra alcançou sua maior glória no automobilismo brasileiro. Na melhor fase da carreira, o paulista da RC/Eurofarma faturou a vitória na prova mais importante da temporada, a Corrida do Milhão, desbancando o 'tri milionário' Thiago Camilo, que abandonou na última volta
Warm Up, de Curitiba
FERNANDO SILVA, de Sumaré

Duas semanas depois de ter conquistado a vitória nas 24 Horas de Le Mans com a Aston Martin na classe LMGTE-Pro, Daniel Serra deu mais uma prova de que atravessa mesmo a melhor fase da sua carreira. Neste domingo (2), depois de largar na pole-position, o piloto da RC/Eurofarma conquistou a prova mais importante da temporada da Stock Car, a Corrida do Milhão. O paulista controlou toda a prova, e mesmo quando chegou a ficar atrás de Thiago Camilo após o pit-stop, mostrou que teve o carro mais equilibrado na pista, fez grande manobra e partiu rumo ao seu primeiro Milhão. Um trunfo que, além de garantir uma grande premiação a Daniel e à equipe, coloca o piloto definitivamente na briga pelo título em 2017.

A fase é tão iluminada para Serra que seu maior adversário na luta pela taça, Camilo, ficou pelo caminho e abandonou na última volta. Assim, Daniel não somente venceu a cobiçada Corrida do Milhão, mas também retomou a liderança do campeonato, agora com 142 pontos, contra 126 de Camilo. No fim das contas, vários pilotos abandonaram no fim, como Ricardo Zonta, Felipe Fraga e Ricardo Maurício. Assim, Marcos Gomes terminou em segundo, 2s696 atrás do vencedor, enquanto Cacá Bueno foi o terceiro. Gabriel Casagrande fechou em quarto, enquanto Rubens Barrichello cruzou a linha de chegada em quinto lugar.

A próxima etapa da Stock Car, em rodada dupla, vai ser disputada no Circuito dos Cristais, em Curvelo, no próximo dia 23 de julho.
A festa do novo milionário: Daniel Serra ao lado do filho e de Claudia Leitte (Foto: Fabio Davini/Vicar)
Saiba como foi a Corrida do Milhão da Stock Car

A largada foi muito boa para Daniel Serra, que conseguiu sustentar a liderança após partir da pole e segurou Thiago Camilo e Marcos Gomes. O início da prova só não foi bom para Antonio Pizzonia e Denis Navarro. O dono do carro #1 passou pela grama ainda na reta dos boxes, perdeu o controle na entrada do S de Baixa e acabou acertando Valdeno Brito e também o piloto da Cimed, que deixou a corrida sem ao menos completar uma curva.

Enquanto Serra tentava abrir vantagem para Camilo com seguidas voltas mais rápidas, a batalha mais atrás era ferrenha. Fraga perdeu boas posições e era superado também por Cacá Bueno. Júlio Campos vinha em quarto, à frente de Maurício, Cacá, Gabriel Casagrande, Max Wilson e só então aparecia Fraga, em nono, com Átila fechando o top-10 em que tudo poderia acontecer. Mais atrás, Lucas Foresti rodava após um contato com Rafael Suzuki no fim da reta dos boxes.

Serrinha tinha 1s6 de frente para Camilo após sete voltas, enquanto Gomes escoltava o carro #21 de Thiago, ficando apenas 0s8 atrás. Júlio, em quarto, aparecia mais atrás, de modo que a luta pelo Milhão parecia restrita entre os três. Mas ainda tinha muita corrida pela frente e muitos fatores poderiam determinar o vencedor, como a parada obrigatória nos boxes e, sobretudo, o 'Hero Push'.
Largada tranquila para Daniel Serra na Corrida do Milhão (Foto: Reprodução)
Quase na metade da prova, os cinco primeiros eram os mesmos: Serra, Camilo, Gomes, Campos e Maurício, com Cacá aparecendo em sexto. A corrida se encaminhava para a abertura da janela para o pit obrigatório, um dos momentos decisivos da Corrida do Milhão.

Na saída da sua troca de pneus, Ricardo Zonta não viu que a equipe de Galid Osman, a A.Mattheis/Ipiranga, tinha deixado um pneu logo à sua frente. O paranaense acertou a roda que, por sorte, não acertou ninguém na zona do pit-lane em Curitiba. Vitor Genz também passou por cima de outro pneu, localizado no pit da equipe Full Time. Na volta seguinte, foi a vez dos líderes realizarem suas respectivas paradas, com a RC/Eurofarma optando por trocar os pneus esquerdos de Serra, o grande favorito ao Milhão.

Serrinha fez sua parada, mas enfrentou dificuldades para percorrer o S de Baixa com os pneus frios e passou reto. O erro fez com que Camilo, depois de ter feito sua parada, voltasse à frente de Daniel. Mas o piloto do carro #29 mostrou que era mesmo o grande candidato à vitória e fez uma grande ultrapassagem sobre Thiago — que ainda estava com pneus frios. A manobra definitiva rumo ao prêmio milionário.
A manobra decisiva: Serra passa Camilo e parte para a vitória na Corrida do Milhão (Foto: Reprodução)

Daí em diante, Daniel teve o trabalho de administrar a vantagem. Camilo já estava 2s6 atrás após 22 voltas, quando restavam menos de nove minutos para a bandeirada da Corrida do Milhão. Gomes aparecia em terceiro, com Maurício em quarto lugar, seguido por Max Wilson. Três carros da equipe de Rosinei Campos no top-5. Júlio Campos, que vinha em quarto antes da janela de pit-stop, despencou para 12º.

Mesmo contando com o decisivo 'Hero Push' como última cartada pelo Milhão, Camilo tinha a situação muito complicada porque Serra tinha o carro mais consistente da prova. Mas mesmo depois de fazer uso do botão de ultrapassagem extra, o piloto ficou lento na pista e abandonou, assim como outros tantos como Zonta, Ricardo Maurício e Felipe Fraga. No fim das contas, a vitória ficou com quem foi dominante em todo o fim de semana: o iluminado Daniel Serra, o mais novo milionário da Stock Car.

Stock Car, Corrida do Milhão, Curitiba, final: 

1 29 DANIEL SERRA SP RC Chevrolet 42:02.032
2 80 MARCOS GOMES SP CIMED Chevrolet +2.696
3 0 CACÁ BUENO RJ CIMED Chevrolet +16.086
4 83 GABRIEL CASAGRANDE PR VOGEL Chevrolet +17.981
5 111 RUBENS BARRICHELLO SP FULL TIME Chevrolet +18.576
6 4 JÚLIO CAMPOS PR RX MATTHEIS Chevrolet +23.144
7 65 MAX WILSON SP RCM Chevrolet +23.545
8 30 CÉSAR RAMOS RS BLAU Chevrolet +34.041
9 46 VITOR GENZ RS CARLOS ALVES Chevrolet +36.378
10 117 GUILHERME SALAS SP VOGEL Chevrolet +39.778
11 44 ALBERTO VALÉRIO MG HERO Chevrolet +40.425
12 77 VALDENO BRITO PB CARLOS ALVES Chevrolet +43.616
13 31 MÁRCIO CAMPOS RS BLAU Chevrolet +44.106
14 70 DIEGO NUNES SP HERO Chevrolet +50.729
15 188 BETO MONTEIRO PE MICO'S Chevrolet +52.438
16 3 BIA FIGUEIREDO SP FULL TIME ACADEMY Chevrolet +1:13.217
17 1 ANTONIO PIZZONIA AM RX MATTHEIS Chevrolet +1:26.838
18 90 RICARDO MAURÍCIO SP RC Chevrolet +1 volta
19 18 ALLAM KHODAIR SP FULL TIME Chevrolet +1 volta
20 88 FELIPE FRAGA PA CIMED RACING Chevrolet +1 volta
21 51 ÁTILA ABREU SP TMG/SHELL RACING Chevrolet +1 volta
22 28 GALID OSMAN SP A.MATTHEIS Chevrolet +1 volta
23 10 RICARDO ZONTA PR TMG/SHELL RACING Chevrolet +1 volta
24 21 THIAGO CAMILO SP A.MATTHEIS Chevrolet +2 voltas
25 8 RAFAEL SUZUKI SP CAVALEIRO Chevrolet +2 voltas
26 9 GUGA LIMA PR HOT CAR Chevrolet +2 voltas
27 12 LUCAS FORESTI DF FULL TIME ACADEMY Chevrolet +3 voltas
28 110 FELIPE LAPENNA SP CAVALEIRO Chevrolet +28 voltas
29 25 TUKA ROCHA SP RCM Chevrolet +29 voltas
30 73 SÉRGIO JIMENEZ SP HOT CAR Chevrolet +29 voltas
31 5 DENIS NAVARRO SP CIMED RACING Chevrolet +31 voltas
 
POLÊMICA MOSTRA QUE VETTEL PISOU NA BOLA E HAMILTON FOI MALANDRO EM BAKU


Últimas Notícias
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018
F1
F1
F1
F1
F1
Stock Car
F1
F1
MotoGP
F1
F1
F1
domingo, 18 de fevereiro de 2018
Nascar
F1
MotoGP
Galerias de Imagens
Facebook