Serra confirma melhor fase da carreira, vence Corrida do Milhão em Curitiba e retoma liderança da Stock Car
Exatamente duas semanas depois de ter vencido as 24 Horas de Le Mans, Daniel Serra alcançou sua maior glória no automobilismo brasileiro. Na melhor fase da carreira, o paulista da RC/Eurofarma faturou a vitória na prova mais importante da temporada, a Corrida do Milhão, desbancando o 'tri milionário' Thiago Camilo, que abandonou na última volta
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
Duas semanas depois de ter conquistado a vitória nas 24 Horas de Le Mans com a Aston Martin na classe LMGTE-Pro, Daniel Serra deu mais uma prova de que atravessa mesmo a melhor fase da sua carreira. Neste domingo (2), depois de largar na pole-position, o piloto da RC/Eurofarma conquistou a prova mais importante da temporada da Stock Car, a Corrida do Milhão. O paulista controlou toda a prova, e mesmo quando chegou a ficar atrás de Thiago Camilo após o pit-stop, mostrou que teve o carro mais equilibrado na pista, fez grande manobra e partiu rumo ao seu primeiro Milhão. Um trunfo que, além de garantir uma grande premiação a Daniel e à equipe, coloca o piloto definitivamente na briga pelo título em 2017.
A fase é tão iluminada para Serra que seu maior adversário na luta pela taça, Camilo, ficou pelo caminho e abandonou na última volta. Assim, Daniel não somente venceu a cobiçada Corrida do Milhão, mas também retomou a liderança do campeonato, agora com 142 pontos, contra 126 de Camilo. No fim das contas, vários pilotos abandonaram no fim, como Ricardo Zonta, Felipe Fraga e Ricardo Maurício. Assim, Marcos Gomes terminou em segundo, 2s696 atrás do vencedor, enquanto Cacá Bueno foi o terceiro. Gabriel Casagrande fechou em quarto, enquanto Rubens Barrichello cruzou a linha de chegada em quinto lugar.
A próxima etapa da Stock Car, em rodada dupla, vai ser disputada no Circuito dos Cristais, em Curvelo, no próximo dia 23 de julho.
Saiba como foi a Corrida do Milhão da Stock Car
A largada foi muito boa para Daniel Serra, que conseguiu sustentar a liderança após partir da pole e segurou Thiago Camilo e Marcos Gomes. O início da prova só não foi bom para Antonio Pizzonia e Denis Navarro. O dono do carro #1 passou pela grama ainda na reta dos boxes, perdeu o controle na entrada do S de Baixa e acabou acertando Valdeno Brito e também o piloto da Cimed, que deixou a corrida sem ao menos completar uma curva.
Enquanto Serra tentava abrir vantagem para Camilo com seguidas voltas mais rápidas, a batalha mais atrás era ferrenha. Fraga perdeu boas posições e era superado também por Cacá Bueno. Júlio Campos vinha em quarto, à frente de Maurício, Cacá, Gabriel Casagrande, Max Wilson e só então aparecia Fraga, em nono, com Átila fechando o top-10 em que tudo poderia acontecer. Mais atrás, Lucas Foresti rodava após um contato com Rafael Suzuki no fim da reta dos boxes.
Serrinha tinha 1s6 de frente para Camilo após sete voltas, enquanto Gomes escoltava o carro #21 de Thiago, ficando apenas 0s8 atrás. Júlio, em quarto, aparecia mais atrás, de modo que a luta pelo Milhão parecia restrita entre os três. Mas ainda tinha muita corrida pela frente e muitos fatores poderiam determinar o vencedor, como a parada obrigatória nos boxes e, sobretudo, o 'Hero Push'.
Quase na metade da prova, os cinco primeiros eram os mesmos: Serra, Camilo, Gomes, Campos e Maurício, com Cacá aparecendo em sexto. A corrida se encaminhava para a abertura da janela para o pit obrigatório, um dos momentos decisivos da Corrida do Milhão.
Na saída da sua troca de pneus, Ricardo Zonta não viu que a equipe de Galid Osman, a A.Mattheis/Ipiranga, tinha deixado um pneu logo à sua frente. O paranaense acertou a roda que, por sorte, não acertou ninguém na zona do pit-lane em Curitiba. Vitor Genz também passou por cima de outro pneu, localizado no pit da equipe Full Time. Na volta seguinte, foi a vez dos líderes realizarem suas respectivas paradas, com a RC/Eurofarma optando por trocar os pneus esquerdos de Serra, o grande favorito ao Milhão.
Serrinha fez sua parada, mas enfrentou dificuldades para percorrer o S de Baixa com os pneus frios e passou reto. O erro fez com que Camilo, depois de ter feito sua parada, voltasse à frente de Daniel. Mas o piloto do carro #29 mostrou que era mesmo o grande candidato à vitória e fez uma grande ultrapassagem sobre Thiago — que ainda estava com pneus frios. A manobra definitiva rumo ao prêmio milionário.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Daí em diante, Daniel teve o trabalho de administrar a vantagem. Camilo já estava 2s6 atrás após 22 voltas, quando restavam menos de nove minutos para a bandeirada da Corrida do Milhão. Gomes aparecia em terceiro, com Maurício em quarto lugar, seguido por Max Wilson. Três carros da equipe de Rosinei Campos no top-5. Júlio Campos, que vinha em quarto antes da janela de pit-stop, despencou para 12º.
Mesmo contando com o decisivo 'Hero Push' como última cartada pelo Milhão, Camilo tinha a situação muito complicada porque Serra tinha o carro mais consistente da prova. Mas mesmo depois de fazer uso do botão de ultrapassagem extra, o piloto ficou lento na pista e abandonou, assim como outros tantos como Zonta, Ricardo Maurício e Felipe Fraga. No fim das contas, a vitória ficou com quem foi dominante em todo o fim de semana: o iluminado Daniel Serra, o mais novo milionário da Stock Car.
Stock Car, Corrida do Milhão, Curitiba, final:
1 | 29 | DANIEL SERRA | SP | RC Chevrolet | 42:02.032 |
2 | 80 | MARCOS GOMES | SP | CIMED Chevrolet | +2.696 |
3 | 0 | CACÁ BUENO | RJ | CIMED Chevrolet | +16.086 |
4 | 83 | GABRIEL CASAGRANDE | PR | VOGEL Chevrolet | +17.981 |
5 | 111 | RUBENS BARRICHELLO | SP | FULL TIME Chevrolet | +18.576 |
6 | 4 | JÚLIO CAMPOS | PR | RX MATTHEIS Chevrolet | +23.144 |
7 | 65 | MAX WILSON | SP | RCM Chevrolet | +23.545 |
8 | 30 | CÉSAR RAMOS | RS | BLAU Chevrolet | +34.041 |
9 | 46 | VITOR GENZ | RS | CARLOS ALVES Chevrolet | +36.378 |
10 | 117 | GUILHERME SALAS | SP | VOGEL Chevrolet | +39.778 |
11 | 44 | ALBERTO VALÉRIO | MG | HERO Chevrolet | +40.425 |
12 | 77 | VALDENO BRITO | PB | CARLOS ALVES Chevrolet | +43.616 |
13 | 31 | MÁRCIO CAMPOS | RS | BLAU Chevrolet | +44.106 |
14 | 70 | DIEGO NUNES | SP | HERO Chevrolet | +50.729 |
15 | 188 | BETO MONTEIRO | PE | MICO'S Chevrolet | +52.438 |
16 | 3 | BIA FIGUEIREDO | SP | FULL TIME ACADEMY Chevrolet | +1:13.217 |
17 | 1 | ANTONIO PIZZONIA | AM | RX MATTHEIS Chevrolet | +1:26.838 |
18 | 90 | RICARDO MAURÍCIO | SP | RC Chevrolet | +1 volta |
19 | 18 | ALLAM KHODAIR | SP | FULL TIME Chevrolet | +1 volta |
20 | 88 | FELIPE FRAGA | PA | CIMED RACING Chevrolet | +1 volta |
21 | 51 | ÁTILA ABREU | SP | TMG/SHELL RACING Chevrolet | +1 volta |
22 | 28 | GALID OSMAN | SP | A.MATTHEIS Chevrolet | +1 volta |
23 | 10 | RICARDO ZONTA | PR | TMG/SHELL RACING Chevrolet | +1 volta |
24 | 21 | THIAGO CAMILO | SP | A.MATTHEIS Chevrolet | +2 voltas |
25 | 8 | RAFAEL SUZUKI | SP | CAVALEIRO Chevrolet | +2 voltas |
26 | 9 | GUGA LIMA | PR | HOT CAR Chevrolet | +2 voltas |
27 | 12 | LUCAS FORESTI | DF | FULL TIME ACADEMY Chevrolet | +3 voltas |
28 | 110 | FELIPE LAPENNA | SP | CAVALEIRO Chevrolet | +28 voltas |
29 | 25 | TUKA ROCHA | SP | RCM Chevrolet | +29 voltas |
30 | 73 | SÉRGIO JIMENEZ | SP | HOT CAR Chevrolet | +29 voltas |
31 | 5 | DENIS NAVARRO | SP | CIMED RACING Chevrolet | +31 voltas |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }