TMG/Shell Racing encara etapa de Curvelo com Zonta de olho em ‘Hero Push’ e Átila em busca do top-3 da Stock Car

O Circuito dos Cristais vai abrigar neste fim de semana a etapa que marca o fim da primeira metade da temporada da Stock Car 2017. Em Curvelo, Ricardo Zonta e Átila Abreu, admiradores do traçado mineiro, buscam colocar novamente a TMG/Shell Racing nas primeiras colocações. No Brasileiro de Turismo, os pilotos da Academia Shell Racing enfrentam o desafio de conhecer uma nova pista

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Stock Car está de volta a Curvelo. Neste fim de semana, entre sexta-feira e domingo (21 a 23 de julho), acontece a sexta etapa da temporada 2017, exatamente a primeira metade de um campeonato marcado por muito equilíbrio e por um bom trabalho da TMG/Shell Racing. O time americanense, chefiado pelo engenheiro Thiago Meneghel, chega motivado para a etapa mineira e disposto a retomar novamente o lugar no rol dos primeiros colocados na cidade localizada a cerca de 170 km da capital, Belo Horizonte.

 
Em 2017, a TMG/Shell Racing já teve a chance de vencer corrida, ir ao pódio e figura no momento no top-5 entre as equipes. Átila Abreu e Ricardo Zonta chegam a Curvelo com a expectativa de ter um fim de semana positivo. O sorocabano, dono do carro #51, planeja retomar um lugar entre os três primeiros do campeonato, enquanto Zonta torce para ser um dos três mais bem votados pelos fãs para receber o ‘Hero Push’, o botão de ultrapassagem extra, que pode fazer grande diferença na corrida 2 do fim de semana.
 
Para receber em melhores condições de segurança a Stock Car, a administração do Circuito dos Cristais promoveu mudanças no primeiro setor do traçado. A extensão, que era a maior dentre os circuitos da categoria no ano passado, caiu de 4.420 m para 3.330 m neste ano. No fim da reta dos boxes, foi construída uma variante com três curvas de raio curto para dar acesso diretamente à reta oposta. 
Átila Abreu encara a etapa de Curvelo confiante em voltar ao top-3 da Stock Car (Foto: Victor Eleutério)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

No entanto, boa parte das características originais da pista foram mantidas. E isso é motivo de otimismo para a TMG/Shell Racing, que costuma andar bem em circuitos mais seletivos, como é o caso de Curvelo.

 
Dono de pódio e cinco top-5 em nove corridas disputadas na temporada, Átila soma 111 pontos e está em quinto lugar no campeonato. Como foi um dos seis eleitos na primeira votação do ‘Hero Push’ para a Corrida do Milhão, o piloto está inelegível para a etapa de Curvelo. Ainda assim, o sorocabano chega com bastante otimismo para voltar a figurar entre os primeiros depois de um fim de semana difícil na Corrida do Milhão.
 
“Será um fim de semana muito bacana, estou muito animado. A energia do público é muito boa. Curvelo é uma cidade pequena e bem acolhedora, tem tudo para ser um grande evento”, destacou o piloto, bastante requisitado pelos fãs durante sua passagem em Minas Gerais na estreia da Stock Car por lá, em novembro do ano passado.
 
“A pista é muito bacana, gostei bastante. Houve algumas alterações no começo do traçado, então isso será um aprendizado para todos os pilotos, mas pelo que vi as mudanças ficaram muito boas. A equipe andou bem lá no ano passado, e na Corrida do Milhão aprendemos bastante e identificamos qual foi o problema para voltarmos a ser competitivos. A meta é sair de Curvelo entre os três primeiros da tabela. Não depende só de nós, mas estou bem confiante”, comentou Abreu.
Ricardo Zonta torce para receber o apoio dos fãs com o 'Hero Push' para a etapa de Curvelo (Foto: Victor Eleutério)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Dono de uma vitória no campeonato, na rodada dupla de Goiânia, Zonta figura em 14º na tabela de pontos e confia em retomar as primeiras posições em Curvelo. Para isso, conta com o apoio do fã para ter o ‘Hero Push’ em Minas Gerais. Zonta foi o sétimo colocado na primeira eleição promovida pela Stock Car, ou seja, o primeiro dentre os que não receberam o botão de ultrapassagem extra. Assim, o paranaense está confiante em ser um dos três contemplados e ter um elemento a mais para voltar a brigar por um bom resultado na temporada. 

 
Ao comentar sobre o traçado do Circuito dos Cristais, Zonta demonstrou apreço. “É uma pista que eu gostei bastante. Com essas alterações, vai ficar um pouco mais fácil do que no ano passado. Mas é uma pista que cobra bastante do piloto e também do acerto do carro. No ano passado, tive alguns problemas, mas neste ano espero ter um bom resultado e, com o apoio dos internautas, ser um dos três eleitos do Fan Push”, afirmou.
 
A programação do fim de semana em Curvelo começa nesta sexta-feira com a realização do primeiro treino livre, às 13h (horário de Brasília). No sábado, o segundo treino acontece às 9h, enquanto a definição do grid de largada está marcada para 12h. A primeira etapa da rodada dupla está marcada para 13h de domingo, enquanto a prova complementar tem largada prevista para 14h10. O treino classificatório, assim como as corridas, vão contar com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV 3.
 
 
Experiência inédita para pilotos da Academia Shell Racing em Curvelo
 
Além da Stock Car, o Brasileiro de Turismo também vai acelerar em Curvelo neste fim de semana. A quinta etapa da temporada traz desafios distintos para Gaetano di Mauro e Vitor Baptista, membros da Academia Shell Racing neste fim de semana no Circuito dos Cristais.
 
Líder do campeonato, Di Mauro chega embalado pela incrível conquista do tetracampeonato do Brasileiro de Kart, na semana passada, no Parque Beto Carrero. O piloto de 20 anos venceu todas as provas classificatórias e dominou a finalíssima para faturar mais um título na carreira. 
Em grande fase, Di Mauro chega embalado a Curvelo pelo tetra do Brasileiro de Kart (Foto: Fábio Davini/Vicar)
Agora de volta ao foco no Brasileiro de Turismo, Gaetano defende a liderança, mas terá dois desafios pela frente: lidar com o lastro de performance mais pesado do fim de semana, 80 kg, e também aprender um novo traçado.
 
“Vou muito animado para Curvelo. Venho de uma competição na qual estava disputando com pilotos de altíssimo nível, o Brasileiro de Kart. Acho que cada corrida é uma corrida, mas sempre levo aquela emoção que ficou para trás na corrida anterior como motivação para a próxima corrida, e isso faz a diferença. A expectativa para Curvelo é manter a liderança do campeonato e brigar até o final”, afirmou Di Mauro.
Vitor Baptista quer aproveitar a experiência para se adaptar rapidamente a Curvelo (Foto: Victor Eleutério)
Baptista vai para sua terceira etapa na categoria depois de ter faturado o sétimo lugar na segunda prova em Curitiba. O piloto, dono de experiência na F3 Euroformula e também na World Series no ano passado, planeja dar sequência à sua adaptação nos carros de turismo e conhecer uma nova pista.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“O fato de ter conhecido várias pistas na Europa com pouco tempo de intervalo para me adaptar me dá um diferencial. O fato de eu ter experiência em outras categorias é positivo, já que a maior parte do grid também não andou em Curvelo. Ou seja, espero aproveitar essa experiência para atingir mais rapidamente o limite do carro”, disse Vitor. “Vou ter uma vantagem quanto a isso, embora ainda esteja tomando mais contato com o carro, não o conheço 100%. Já andei no simulador e farei novos testes nessa semana, além de ver vídeos de câmera onboard”, completou.

 
A corrida de sábado acontece às 15h40, com transmissão ao vivo pelo canal SporTV 2. A etapa complementar da rodada dupla de Curvelo pelo Brasileiro de Turismo está marcada para 9h de domingo e vai ser transmitida, também ao vivo, pelo SporTV 3.
GRANDE FORMA DE BOTTAS NA F1 MOSTRA QUE PREVISÕES ESTAVAM ERRADAS: "NEM A PRÓPRIA MERCEDES ACREDITAVA"

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.