Stock Car
21/12/2012 14:29

Vicar cria Campeonato Brasileiro de Turismo como categoria de acesso para Stock Car em 2013

A Vicar, empresa que organiza e promove a Stock Car, confirmou a criação de uma nova categoria de acesso para a Stock Car. Campeonato Brasileiro de Turismo vai substituir a Copa Montana a partir de 2013
Warm Up
Redação GP, de São Paulo

A Vicar, empresa que organiza e promove a Stock Car, anunciou nesta sexta-feira (21), por meio de comunicado, que a categoria que viu Cacá Bueno se sagrar pentacampeão neste ano terá uma nova série de acesso a partir de 2013. O Campeonato Brasileiro de Turismo vai substituir a Copa Montana na próxima temporada e terá como objetivo formar e preparar os pilotos para o certame principal.

O carro, projetado pela JL, a mesma empresa que constrói os atuais Stock Cars, tem estrutura tubular reforçada, é mais largo e com um nível de segurança muito elevado, segundo a nota da empresa. 

Stock Car terá nova categoria acesso a partir de 2013 (Foto: Vicar)

O motor também será V8, mas com cerca de 350 cavalos e terá caixa de câmbio sequencial de cinco marchas. A carroceria terá “design inovador, moderno e esportivo”, de acordo com o comunicado. Assim como na categoria principal, a Pirelli também vai fornecer os pneus para o novo campeonato.

A primeira temporada da categoria terá oito rodadas, sendo que a etapa de abertura acontece em 28 de abril, na pista de Tarumã, no Rio Grande Sul. A prova final está marcada para Interlagos, no dia 15 de dezembro, junto com a Corrida do Milhão da Stock. 

Ao longo de 20 anos, a Stock Car sempre teve categorias de acesso. A pioneira foi a Stock Car B, que deu lugar à Stock Light, que mais tarde foi substituída pela Montana. Praticamente sem transmissão televisiva em 2012, a Copa Montana enfraqueceu e viu o número de carros no grid cair para cerca de 15 nesta temporada. Rafael Daniel ficou com título deste ano, o terceiro de sua carreira na categoria.

Confira o calendário da temporada de 2013 do Campeonato Brasileiro de Turismo:

28 de abril - Tarumã  
2 de junho - Brasília  
16 de junho - Cascavel 
1º de setembro - Brasília 
15 de setembro - Velopark 
20 de outubro - Curitiba
10 de novembro - Goiânia*
15 de dezembro - Interlagos 

* Ainda precisa de confirmação

Últimas Notícias
quinta-feira, 2 de outubro de 2014
F1
F1
Stock Car
F1
F1
F1
F1
F1
F1
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
F1
F1
F1
Mitsubishi
F1
MotoGP
Galerias de Imagens
Facebook