Zonta se mantém no top-10 da Stock Car em meio a fim de semana difícil para Shell Racing em Curitiba

O bom ritmo exibido por Ricardo Zonta e Átila Abreu nos treinos livres em Curitiba não se confirmou na classificação e também na rodada dupla do último domino. O sorocabano chegou a brigar pelo top-10 na primeira corrida, mas abandonou com problemas no câmbio e nem foi para a segunda prova. O dono da casa teve melhor sorte e fechou a disputa em oitavo, resultado que o manteve entre os dez primeiros na temporada

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A segunda etapa da temporada 2018 da Stock Car não foi das mais fáceis para a Shell Racing. A equipe chefiada por Thiago Meneghel começou bem o fim de semana em Curitiba, com bom desempenho nos treinos livres tanto na sexta-feira como também no sábado. Contudo, a mudança brusca com a alta da temperatura da pista na classificação fez com que Ricardo Zonta obtivesse o 13º lugar do grid, quatro posições à frente de Átila Abreu. E a rodada dupla disputada no último domingo (8) não foi menos complicada. Zonta ainda conseguiu somar alguns pontos que o ajudaram a permanecer no top-10 na temporada 2018.

 
Na largada da corrida 1, na qual teve alguns carros com dificuldades e que partiram mal — caso como o de Rubens Barrichello, que despencou de pole para 24º —, Zonta acabou ficando encaixotado no pelotão e também perdeu posições, caindo para 19º, enquanto Átila passou em 21º. A dupla da Shell Racing encontrou dificuldades para escalar o pelotão muito por conta do tráfego. Aí, os pilotos adotaram táticas distintas de pit-stops. Átila parou pouco depois da abertura da janela, enquanto Zonta optou por seguir a mais tempo na pista, onde chegou a ficar entre os dez primeiros.
Átila Abreu e Ricardo Zonta nos boxes da Shell Racing neste domingo em Curitiba (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Foi a escolha para tentar se livrar do tráfego e ganhar algumas posições preciosas, convertendo-se em pontos para o campeonato. Com o fim da janela, Átila chegou a andar em 11º, mas teve um problema na caixa de direção. E Zonta perdeu quatro voltas nos boxes e teve de retornar para checar o carro visando a segunda corrida. No fim das contas, o dono da casa fechou a primeira disputa em 21º, uma posição à frente de Átila.
 
Antes da largada da prova complementar do fim de semana, Zonta foi anunciado como um dos vencedores do Hero Push, sendo escolhido pelos fãs em votação no site da Stock Car para contar com um botão de ultrapassagem adicional na corrida. Uma boa notícia para o curitibano, que correu diante dos fãs, família e amigos na cidade-natal.
Ricardo Zonta conseguiu somar pontos importantes para o campeonato em casa (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Átila não conseguiu voltar para a movimentada corrida 2. Zonta, como único piloto da equipe americanense na pista, tratou de buscar a recuperação, pulando para 15º nas primeiras voltas. Durante a janela de pit-stops, Ricardo conseguiu pular para nono e lá se manteve. Até que, já na fase final, garantiu mais uma posição para cruzar a linha de chegada em oitavo e somar cinco pontos. No total, agora Zonta tem 17 e está em décimo no campeonato.
 
Ao falar sobre a rodada dupla em si, Zonta entende que, com um pouco mais de sorte, dava até mesmo para ter beliscado um pódio no domingo.
 
“O carro estava rápido na corrida, mas é muito trânsito lá atrás, muita disputa na corrida, não deu para aproveitar os pushes direito. Na primeira corrida reabastecemos demais e perdemos algumas posições. Preferimos parar e economizar o carro para a segunda prova. Vinha numa boa disputa com o Rubinho, mas cometi um erro no pit-stop, não pisei no freio e a roda ficou girando, o que nos fez perder uns 4s. Dava para ter ficado em quarto, até terceiro”, comentou.
Átila Abreu lutou muito, mas sofreu com a quebra da caixa de direção no domingo (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Por sua vez, Átila lamentou a largada conturbada na corrida 1. E o problema na caixa de direção também não o ajudou a ter um fim de semana limpo em Curitiba.
 
“O carro se mostrou competitivo no fim de semana, mas largando lá atrás é meio bagunçado. O Rubinho perdeu posições lá na frente, daí a minha fila ficou e perdi posições. Vinha num ritmo bom, tentei fazer uma estratégia diferente de pit, voltei em 13º e era veloz, sendo o mais rápido da pista. Quando estava em 11º, tivemos um problema mecânico, quebrou a caixa de direção e não deu tempo de arrumar para a segunda corrida”, explicou.
 
“Vamos resolver esses problemas para poder dar a volta por cima, porque tivemos problemas com o #51 nas duas etapas do ano”, complementou o piloto.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Thiago Meneghel lamentou o fim de semana difícil para a equipe, mas ressaltou que há performance nos carros pelo que se viu ao longo dos trabalhos em Curitiba. “Cometemos dois erros, um no pit-stop do Ricardo na primeira corrida e um vazamento de óleo de direção com o Átila. São dois problemas, uma pena muito grande. Daria para o Ricardo brigar pelo pódio na segunda, mas tivemos outro problema no pit-stop. Foram poucos pontos pela performance que tínhamos. Vamos continuar trabalhando”.

 
A próxima etapa da Stock Car, na maratona dessas próximas semanas, acontece em 15 dias, quando a principal categoria do automobilismo brasileiro segue para o Velopark, em Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre.
CEDO DEMAIS?

ALONSO ENTRA NO ‘MODO EMPOLGOU’ ANTES DO TEMPO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.