Insatisfeito com mudança de regulamento, Sykes reclama, mas evita subir tom: “Vou simplesmente calar a boca”

Tom Sykes criticou a mudança de regulamento que alterou o sistema de formação do grid de largada para a corrida 2 do Mundial de Superbike. Britânico disse que ainda não entendeu bem a nova regra, mas avaliou que o clima no paddock não é dos mais receptivos a criticas e sugestões e, por isso, vai ficar calado

 

A alteração no sistema que define o grid de largada para a corrida 2 do Mundial de Superbike não é uma unanimidade entre todos os pilotos. Depois de Nicky Hayden sair em defesa da modificação, chegou a vez de Tom Sykes protestar contra a ideia.

 
Campeão de 2013, o britânico está trabalhando duro para tentar quebrar a sequência de Jonathan Rea na Kawasaki e afirmou que ainda não conseguiu entender o novo sistema. Mas tampouco vai perder tempo tentando entender.
 
A partir deste ano, o grid de largada para corrida 2 será apenas parcialmente definido pela Superpole, com as três primeiras filas da grelha levando em conta o resultado da primeira prova da rodada dupla.
Tom Sykes não ficou satisfeito com o novo regulamento do Mundial de Superbike (Foto: Provec/Kawasaki)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Pelo novo código, as três primeiras filas do grid serão ocupadas pelos nove primeiros colocados na corrida de sábado, mas com a ordem embaralhada. A pole-position, por exemplo, vai ficar com aquele que receber a bandeirada na quarta colocação. Já o vencedor da corrida ficará com o nono posto.
 
Em entrevista ao site britânico ‘Crash.net’, Sykes, que já tinha criticado a mudança pelas redes sociais, afirmou que ainda precisa que alguém explique o novo regulamento.
 
“Eu estava esperando que você pudesse me explicar!”, disse Sykes. “Não sou um grande fã e ainda não entendi muito bem, mas o que posso dizer é que é uma regra, foi colocada em vigor, é o mesmo para todo mundo e temos de lidar com isso”, seguiu.
 
“Eu ainda não entendi o que é isso e também acho que não vou gastar minhas energias tentando fazer isso”, comentou. “Não era um fã do que eles estavam fazendo no BSB [Campeonato Britânico de Superbike], mas, pelo menos no BSB, você está sendo recompensado por seus esforços. No Mundial de Superbike, você está sendo penalizado por tentar fazer a corrida melhor sem considerar o aspecto de segurança”, criticou.
 
Na visão de Sykes, nenhum piloto vai abrir mão de um pódio na primeira corrida para largar na pole na disputa seguinte — já que o quarto colocado na primeira perna do fim de semana sai na pole no complemento da rodada.
 
“Parece que as regras mudam bem frequentemente agora, os formatos estão mudando”, ironizou. “Você tenta manifestar sua opinião neste paddock e é derrubado. Gosto de pensar que tenho um pouco de experiência, mas, por esta razão, vou simplesmente calar a boca”, continuou.
 
“Acho que existe muito medo de causar tumulto neste paddock e este não é o meu jogo, então vou ficar diplomaticamente em silêncio sobre este assunto”, concluiu.
PADDOCK GP #63 DEBATE CRISE NA F-TRUCK

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.