Cerebral, Cirino mescla velocidade e inteligência para se tornar primeiro campeão da Copa Truck em 2018

Emoção não faltou no fim de semana da Copa Truck em Guaporé (RS). Boas disputas, quebra do pole-position, punição… E a definição do título da Copa Sul, que ficou nas mãos de Wellington Cirino. O piloto da Mercedes-Benz foi veloz, inteligente e fez por merecer a taça de campeão da Copa Sul

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O fim de semana em Guaporé foi melhor do que a encomenda. 20 pilotos inscritos, cinco marcas diferentes nas cinco primeiras posições no grid de largada, retorno de Adalberto Jardim ao grid com um pódio, pole-position sem sequer conseguir largar, vitórias maiúsculas de Wellington Cirino (Mercedes-Benz) e Felipe Giaffone (Volkswagen) e título merecido de Cirino. Teve treino livre no seco, treino livre no molhado, angústia na espera pela realização da classificação e definição do grid debaixo de muita chuva. Emoção não faltou nos três dias de pista.
 
Depois de um sábado agitado e três pilotos muito próximos – Felipe Giaffone, Roberval Andrade e Wellington Cirino – a expectativa era de uma briga intensa pela vitória da corrida 1 e, consequentemente, uma disputa interessante pelo primeiro título do ano, a Copa Sul. Infelizmente, a esperada briga não aconteceu de fato. Uma falha no motor do caminhão de Roberval o impediu de largar. Uma pena para um piloto que foi muito bem no fim de semana, sobretudo em pista molhada.
Pódio da corrida 2 em Guaporé (Foto: Vanderley Soares/Copa Truck)
Ainda sim, a briga entre Cirino e Giaffone pela liderança na primeira metade da prova valeu o ingresso. De novo, uma pena a punição recebida pelo piloto do truck #4 por excesso de velocidade que o tirou da disputa pelo primeiro lugar. Vale destacar também a ótima prova de Beto Monteiro, que largou em quinto (em função da ausência de Roberval) e recebeu a bandeirada em segundo com seu Iveco, assim como as corridas competentes de Adalberto Jardim e Régis Boessio, que acabou traído pelo equipamento na última volta.
 
Com o triunfo, Cirino ficou bem perto da taça da Copa Sul, já que Giuliano Losacco, seu principal concorrente da tabela de classificação, terminou apenas em sétimo.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Na segunda prova, chamou atenção a largada de Felipe Giaffone. Com o grid invertido para os oito primeiros classificados na corrida 1, Renato Martins ocupou a primeira posição, seguido de Losacco, Giaffone, Débora Rodrigues, André Marques, Adalberto Jardim, Beto Monteiro e Wellington Cirino. 

Felipe Giaffone na frente durante a corrida 2 (Foto: Vanderley Soares/Copa Truck)
Losacco foi para cima de Martins, mas não esperava a bela manobra de Giaffone por fora para ultrapassar os dois primeiros de uma só vez. Daí em diante, Giaffone só administrou a primeira posição, tranquilo, para vencer mais uma na categoria. Briga mesmo só pelas posições imediatamente atrás. O público que foi a Guaporé (ou assistiu pela televisão) viu grandes disputas no circuito de 3 080 metros.
 
Mais atrás, Cirino assistiu a tudo de camarote, sem se arriscar. O foco estava apenas no título.
 
“Hoje tivemos uma disputa muito dura, mas extremamente limpa. Vamos comemorar esse título. Tudo aconteceu como o planejado. Nós buscamos ir muito bem na primeira corrida, para na segunda focar apenas no que precisaríamos fazer para ser campeão e deu certo”, comentou Cirino.
 
“Temos que trabalhar ainda mais na próxima copa. Nosso motor precisa ser melhorado. O chassi é muito bem construído e o caminhão é muito bom. Hoje na segunda prova eu cuidei muito do equipamento e pudemos ter uma leitura completa, para que daqui pra frente o caminhão seja aperfeiçoado”, acrescentou.
Wellington Cirino emocionado no pódio (Duda Bairros/ Copa Truck)
O título acabou em boas mãos. Cirino terminou a Copa Sul com duas vitórias, um segundo e um sétimo. E dez pontos de vantagem para Losacco, o vice, que levou o troféu de prata. André Marques ficou em terceiro, com o troféu de bronze. Os três são presença garantida na grande final da Copa Truck, em Curitiba, no final do ano.
 
Agora, todos voltam os olhos para o início da Copa Sudeste, que terá início em 25 de maio, em Interlagos, São Paulo.
 
”O IMPORTANTE NÃO É SÓ LEVAR DINHEIRO”

SETTE C MARA TRAÇA F1 COMO META E MIRA CARREIRA SÓLIDA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.