Corrida classificatória celebra domingo de Ramos em fim de semana inaugural da temporada do Mundial de GT
César Ramos assumiu carro #1 após grande desempenho do companheiro Laurens Vanthoor e levou ao final sem maiores percalços. Cacá Bueno e Sérgio Jimenez foram quarto colocados, mas herdaram o pódio com a desclassificação da dupla que terminou em segundo
Não teve nem chance de que um panorama diferente se desenhasse. Apesar da chuva, que deu as caras pela primeira vez no final de semana, Laurens Vanthoor assumiu a ponta na largada, ao passar Jeroen Bleekemolen, e daquele momento em diante só abriu vantagem. Em determinado momento era por mais de 1s o piloto mais rápido da pista. A vantagem construída foi entregue a César Ramos, que administrou, numa tocada mais suave, e garantiu a vitória na primeira corrida da temporada.
Na segunda colocação, a Audi de René Rast e Enzo Ide duelaram com Bleekemolen e Hari Prockzyk durante quase toda a disputa em Nogaro, até que Ide e Proczyk se chocaram e a Lamborghini levou a pior. O belga Ide seguiu e longe demais para atacar Ramos, aceitou a segunda posição na classificação.
Relacionadas
Outra Audi seguiu, a de Markus Winklehock e Nikki Mayr-Melnhof, na terceira colocação. A disputa dos dois com os brasileiros Cacá Bueno e Sérgio Jimenez, da BMW, durou por toda a corrida, mas o alemão e o austríaco levaram a melhor. Mais uma Audi veio em quinto, com Stéphane Ortelli e Grégory Guilvert.
Com um pneu estourado, Nelsinho Piquet acabou tendo que parar duas vezes, o que comprometeu a corrida da dupla Piquet/Stumpf. Quando Matheus Stumpf assumiu o carro tentou entrar diferente, com pneu seco, mas não deu muito certo e o brasileiro acabou completando em 19º.
Horas depois, os comissários desclassificaram Ide/Rast, o que deu a Cacá/Jimenez o terceiro lugar.
Confira como foi a corrida classificatória do Mundial de GT em Nogaro
Depois de um fim de semana de sol, a largada aconteceu numa Nogaro bem molhada. Logo na largada, Bleekemolen não conseguiu segurar o ímpeto das maquinas de quatro argolas. Vanthoor e Rast passaram e assumiram os dois primeiros postos. Na quinta fila, Nelsinho Piquet tentou atacar por dentro e ganhou três posições. Cacá ganhou a mesma quantidade.
Voltando. Nelsinho e Stumpf trocaram na última volta da janela de dez minutos, com o gaúcho saindo de pneu para pista seca. O único de pneu diferente, diga-se, em clara estratégia de tentar o 'pulo do gato'. Na mesma volta, a Lamborghini efetuou a troca entre Hari Proczyk e Bleekemolen.
O piloto trouxe a Lamborghini de volta ao traçado, mas com a corrida comprometida. Ramos não conseguia ser tão mais rápido quanto Vanthoor era na pista francesa, talvez pelos 20s de vantagem, mas fato é que Ide também não era. Stumpf e seus pneus secos funcionaram em partes da pista, suficiente para fazer ultrapassagem, mas num espaço mais molhado o brasileiro não se sustentava na pista.
Horas depois, os comissários desclassificaram a dupla Ide/Rast, promovendo Cacá e Jimenez ao terceiro lugar. Às 9h15 desta segunda (20), o evento principal dá a partida. O grid é formado exatamente pela ordem em que a corrida do domingo findou. Logo, Vanthoor e Ramos abrem a fila, Cacá e Jimenez saem da segunda fila e Nelsinho Piquet e Matheus Stumpf partem do 18º posto.
Algumas horas após o fim da corrida, os comissários desclassificaram René Rast e Enzo Ide por irregularidades na asa traseira do carro da dupla. Assim, Cacá Bueno e Sérgio Jimenez herdaram a terceira colocação da corrida.
Mundial de GT – Sprint, Nogaro, final, corrida classificatória:
1 | 1 |
CÉSAR RAMOS LAURENS VANTHOOR |
BRA BEL |
WRT Audi R8 LMS Ultra |
36 voltas | |
2 | 6 |
MARC BASSENG ALESSANDRO LATIF |
ALE ING |
PHOENIX Audi R8 LMS Ultra |
+19.967 | |
3 | 21 |
CACÁ BUENO SÉRGIO JIMENEZ |
BRA BRA |
BMW TEAM BRASIL BMW Z4 GT3 |
+21.797 | |
4 | 3 |
GRÉGORY GUILVERT STÉPHANE ORTELLI |
FRA MCO |
G-DRIVE Audi R8 LMS Ultra |
+25.550 | |
5 | 84 |
MAXIMILIAN BUHK MAXIMILIAN GÖTZ |
ALE ALE |
HTP Mercedes-Benz SLS AMG |
+39.984 | |
6 | 85 |
SERGEI AFASANIEV STEF DUSSELDORP |
RUS HOL |
HTP Mercedes-Benz SLS AMG |
+50.851 | |
7 | 4 |
VINCENT ABRIL MATEUSZ LISOWSKI |
FRA POL |
WRT Audi R8 LMS Ultra |
+59.051 | |
8 | 90 |
ANDREA MONTERMINI FILIP SALAQUARDA |
ITA TCH |
VILLORBA CORSE Ferrari F458 Italia GT3 |
+1:01.600 | |
9 | 27 |
THOMAS ENGE SASCHA HALEK |
TCH AUT |
GRASSER Lamborghini Gallardo GT3 |
+1:01:986 | |
10 | 5 |
NIKKI MAYR-MELNHOF MARKUS WINKELHOCK |
AUT ALE |
PHOENIX Audi R8 LMS Ultra |
+1:32.250 | |
11 | 60 |
DANIEL LLOYD STEN PENTUS |
ING EST |
BHAITECH McLaren MP4-12C |
+1 volta | |
12 | 24 |
MARC HAYEK PETER KOX |
SUI HOL |
BLANCPAIN Lamborghini Gallardo GT3 |
+1 volta | |
13 | 63 |
NICO BASTIAN MIGUEL TORIL |
ALE ESP |
FORTEC Mercedes-Benz SLS AMG |
+1 volta | |
14 | 33 | ALESSANDRO ZANARDI | ITA |
ROAL BMW Z4 GT3 |
+1 volta | |
15 | 34 |
STEFANO COLOMBO DAVID FUMANELLI |
ITA ITA |
ROAL BMW Z4 GT3 |
+1 volta | |
16 | 61 |
FABIO ONIDI GIORGIO PANTANO |
ITA ITA |
BHAITECH McLaren MP4-12C |
+1 volta | |
17 | 28 |
JEROEN BLEEKEMOLEN HARI PROCZYK |
HOL AUT |
GRASSER Lamborghini Gallardo GT3 |
+1 volta | |
18 | 0 |
MATHEUS STUMPF NELSINHO PIQUET |
BRA BRA |
BMW TEAM BRASIL BMW Z4 GT3 |
+1 volta | |
19 | 62 |
ARMAAN EBRAHIM BENJAMIN HETHERINGTON |
IND ING |
FORTEC Mercedes-Benz SLS AMG |
+2 voltas | |
20 | 2 |
ENZO IDE RENÉ RAST |
BEL FRA |
WRT Audi R8 LMS Ultra |
DSC | |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.